Siga-nos nas redes

Guimarães

Hospital de Guimarães vai tratar de doentes com cancro em suas casas

Publicado

em

O Hospital de Guimarães lançou hoje o OncoConsigo, um projeto “inovador” que visa a prestação de cuidados a doentes oncológicos no domicílio, promovendo a qualidade de vida do paciente e a “humanização” dos serviços prestados.

“Este projeto pretende levar a atividade que desenvolvemos no hospital de dia de oncologia, em ambulatório, à casa do doente. No fundo é: não vamos aumentar aquilo que já fazemos, mas vamos melhorar o tipo de prestação de cuidados ao doente. Acreditamos que podemos fazê-lo de uma forma mais confortável, na casa do doente, caso esteja interessado e veja isso como benéfico para si e para a sua realidade”, explicou à agência Lusa a diretora do Serviço de Oncologia (SO) do Hospital de Guimarães, Camila Coutinho.

O OncoConsigo consiste na domiciliação da prestação de cuidados a doentes oncológicos, nomeadamente a realização de tratamentos de imunoterapia, de hormonoterapia e de terapêuticas de suporte.

“Como serviço, temos uma identidade que vamos desenvolvendo em função das necessidades dos doentes e focando nas necessidades dos doentes. Portanto é: vamos ter consigo, vamos mais perto dos doentes, é muito na linha da humanização dos cuidados. E também OncoConsigo porque, profissionais, doentes e cuidadores juntos conseguem ultrapassar os desafios que esta doença oncológica impõe”, sublinha a diretora do SO do Hospital de Guimarães, no distrito de Braga.

A próxima etapa do projeto passa por ir “para o terreno” com o objetivo de se fazer um levantamento e uma avaliação por parte dos profissionais de saúde.

“Estivemos a delinear o projeto. Agora vamos, numa primeira fase, para o terreno e temos uma prova de conceito para avaliarmos de que recursos necessitamos para tratar quantos doentes. Vamos para o terreno em fevereiro, março, até junho. Em junho vamos avaliar os resultados e, aí sim, mais concretamente, vamos ter a noção de: para tratar este volume de doentes, precisamos deste tipo de recursos”, acrescentou a responsável clínica.

A diretora do SO do Hospital de Guimarães diz que “ainda é cedo” para quantificar os doentes que vão conseguir tratar no domicílio, mas espera que o projeto OncoConsigo possa vir a ser replicado noutras unidades de saúde do país.

“Nesta fase, vamos ter duas manhãs e duas tardes da nossa normal atividade, vamos alocar profissionais a este projeto, mas estamos ainda numa fase de avaliar e de criar evidências na nossa população de que conseguimos efetivamente acrescentar valor, para depois implementar no terreno, e até, quem sabe, outras unidades, poderem também implementar este tipo de prestação de cuidados”, frisou Camila Coutinho.

Em comunicado, o Hospital de Guimarães refere que a equipa OncoConsigo é composta por enfermeiros e médicos do Serviço de Oncologia e por farmacêuticos dedicados a esta área, contando também com o apoio de vários profissionais envolvidos no tratamento dos doentes oncológicos.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Economiahá 10 horas

Famílias podem contar com aumento no preço da eletricidade a partir de 2026

As famílias em Portugal podem contar com um aumento do valor da conta de eletricidade entre este ano e 2030,...

Paíshá 11 horas

Páscoa: Hotéis com taxa de ocupação superior a 70%. Preço médio por estadia supera os 160 euros

 O setor da hotelaria tem boas expectativas para o fim de semana da Páscoa, antecipando uma ocupação de 73% e...

Desportohá 12 horas

FC Famalicão em boa forma e com “ambição” suficiente para vencer o FC Porto, garante Simon Elisor

O futebolista francês Simon Elisor assumiu hoje a ambição do Famalicão de vencer no Estádio do Dragão, onde a equipa...

Famalicãohá 13 horas

Famalicão: “Máximas” sobem esta quinta-feira mas previsões de chuva mantêm-se

Famalicão espera, esta quinta-feira, mais um dia com previsão de chuvas leves, que se devem manter ao longo da maior...

Barceloshá 14 horas

Barcelos investe 11,4 milhões na requalificação das estradas do concelho

A Câmara de Barcelos vai investir 11,4 milhões de euros num programa de requalificação de estradas municipais, que abrangerá uma...

Paíshá 14 horas

Investigadores portugueses cada vez mais próximos de nova “chave” para imunoterapia contra o cancro colorretal

Investigadores portugueses descobriram que um tipo de glóbulos brancos que conseguem identificar e matar células tumorais pode ser a chave...

Paíshá 15 horas

Partido Socialista de luto após falecimento de João Cravinho

Morreu, esta quarta-feira, João Cravinho, histórico militante do Partido Socialista português. Tinha 88 anos. De acordo com declarações da família,...

Paíshá 16 horas

Mais de 400 pessoas perderam a vida nas estradas portuguesas em apenas 10 meses

Nos primeiros dez meses de 2024, morreram nas estradas portuguesas 405 pessoas no local do acidente ou a caminho do...

Famalicãohá 17 horas

Famalicão: Caminhada do Dia da Mãe de Vermoim realiza-se a 03 de maio

Realiza-se, no dia 03 de maio (sábado), a Caminhada do Dia da Mãe de Vermoim. Aqui, os participantes terão pela...

Barceloshá 18 horas

Feira da Isabelinha de Viatodos regressa para mais uma edição a partir desta sexta-feira

Arrancam, esta sexta-feira, as celebrações da Feira da Isabelinha, na freguesia de Viatodos, em Barcelos. Assim, para os dias entre...

Arquivo

Mais Vistos