País
Emigrantes portugueses ganham 3 vezes mais no estrangeiro
Os novos emigrantes portugueses têm qualificações mais elevadas e recebem salários três vezes superiores nos países que os acolhem do que em Portugal, de acordo com um estudo, citado pelo Diário de Notícias.
Uma das razões apresentadas para emigrar é precisamente o nível salarial. “Estamos a falar de pessoas que ganharam mil euros [em Portugal] e nos países de destino ganharão três mil ou mais euros”, aponta um dos autores do estudo, João Teixeira Lopes.
“É feito um investimento na formação dos jovens, que depois não têm o devido reconhecimento na sociedade portuguesa e acabam por emigrar”. Não há retorno suficiente para o desenvolvimento do país”, lamentou, considerando que “estamos a perder a geração mais qualificada”.
A investigação envolveu jovens qualificados que emigraram para a Europa e que representam um quarto dos portugueses que deixaram o país na última década, segundo o sociólogo, professor e investigador do Instituto de Sociologia da Universidade do Porto. Embora a maioria dos jovens que deixam o país não tenha um diploma universitário, o número de emigrantes qualificados aumentou 87,5%, atingindo 11% do número total de emigrantes em 2015.
-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão: Tempo perdido no trânsito segue média do restante quadrilátero urbano do Minho
-
Famalicãohá 6 dias
Ministério da Defesa: Nuno Melo integra reunião de grupo de apoio militar à Ucrânia na Alemanha
-
Famalicãohá 4 dias
Associação de Pais de Pedome oferece mesa de ping pong ao 1º ciclo
-
Bragahá 17 horas
Espetáculo de Mariza e Dino d’Santiago assinala início da Braga Capital da Cultura 2025