Siga-nos nas redes

Famalicão

Famalicão: Chef executivo José Barroso e José Avillez ganham Estrela Michelin

Publicado

em

O restaurante Tasca by José Avillez, no Dubai, conquistou hoje uma estrela Michelin, na primeira edição do Guia Michelin naquela cidade, uma distinção que o chef vê como “muito boa para a cozinha portuguesa”.

Inaugurado há cerca de três anos e meio no hotel Mandarin Oriental Jumeira, aquele que é o primeiro restaurante internacional do português José Avillez é um dos nove distinguidos com uma estrela (‘cozinha de grande nível, compensa parar’) na primeira edição do Guia Michelin no Dubai.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



“Foi uma grande notícia hoje logo de manhã”, disse Avillez, que reconheceu que, apesar de os responsáveis do restaurante terem sido convidados para a gala de apresentação do guia, realizada hoje de manhã no Dubai, não esperava ganhar a estrela.

“Confio muito no trabalho que fazemos e estou muito orgulhoso. Nunca se sabe muito bem quais são os critérios da Michelin, principalmente quando entra num país novo com um novo guia. Mas ficámos muito felizes, principalmente porque acabou por haver poucos restaurantes com estrela. Sentimo-nos especiais”, comentou.

Para José Avillez, cujo restaurante Belcanto, em Lisboa, tem duas estrelas Michelin (‘cozinha excelente, vale a pena o desvio’), este reconhecimento naquela cidade dos Emirados Árabes Unidos é “muito bom para a cozinha portuguesa e para o nome de Portugal”.

O chef destacou que a estrela significa também “mais responsabilidade”, uma mensagem que transmitiu à equipa do Tasca.

“A minha mensagem para a equipa foi logo que temos de trabalhar mais e melhor, e é assim que continuamos e que vemos o nosso trabalho”, referiu.

Durante a gala, subiu ao palco para vestir a jaleca com uma estrela o chef José Barroso, que agradeceu a distinção.

O Guia Michelin Dubai, o primeiro a ser lançado naquela cidade dos Emirados Árabes Unidos, distinguiu, no total, nove restaurantes com uma estrela e dois com duas estrelas, além de 14 estabelecimentos com a distinção “Bib Gourmand” (boa relação qualidade/preço). No total, o ‘guia vermelho’ do Dubai conta com uma seleção de 69 restaurantes de 21 tipos de cozinha.

Na cerimónia, o diretor internacional do Guia Michelin, Gwendal Poullennec, afirmou que os inspetores “exploraram em profundidade o Dubai, para descobrir a cidade em todas as suas dimensões”, visitando do “restaurante mais elegante e luxuoso de chefs reconhecidos a nível global até ao ‘bistro’ gerido por famílias locais”, e “ficaram maravilhados com o quão esta cidade é cosmopolita”.

“O que torna o panorama culinário do Dubai tão distintivo é o reflexo das mais de 200 nacionalidades que chamam de casa a esta cidade. Algo que todos os restaurantes nesta cidade de ritmo acelerado, dinâmica e elegante têm em comum é que estão a borbulhar com paixão e entusiasmo. Hoje, o Dubai coloca-se como um destino gastronómico inspirador e não temos dúvidas de que ‘gourmets’ de todo o mundo serão seduzidos pela sua energia única”, considerou ainda Poullennec, citado num comunicado do Guia Michelin.

O responsável reiterou que os inspetores do Guia Michelin trabalham de forma anónima e visitam os restaurantes “como qualquer cliente normal” para os avaliar de acordo com “critérios universais”: qualidade do produto, domínio das técnicas de cozinha, harmonia e equilíbrio do sabor, personalidade expressa no prato e consistência ao longo do tempo e no menu.

Durante a gala, o diretor executivo da Corporação do Dubai para o Turismo e Comércio, Issam Kazim, enalteceu o empenho das autoridades em garantir altos padrões de saúde e segurança, o que permitiu “elevar a cena gastronómica” da cidade e torná-la “uma das principais ofertas do destino” Dubai.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Desportohá 6 horas

Hóquei: FAC recebe esta tarde o Benfica para cumprir calendário

Com a descida à segunda divisão de Hóquei em Patins, depois da derrota por 4-0, na quarta-feira passada, em Braga,...

Famalicãohá 7 horas

Famalicão: Colisão provoca ferimentos a cinco pessoas, entre elas duas crianças

Cinco pessoas, entre elas duas crianças de 14 e 7 anos, ficaram feridas, na sequência de uma colisão entre duas...

Famalicãohá 8 horas

Junta de Lousado, Famalicão, entrega mais de cinco mil euros em bolsas a estudantes universitários

A Junta de Freguesia de Lousado entregou, este sábado, 45 bolsas de estudo a estudantes universitários da freguesia. Foram entregues...

Famalicãohá 8 horas

Famalicão: Nine inaugurou Memorial de Homenagem aos ex-Combatentes

Esta manhã foi inaugurado, na freguesia de Nine, Famalicão, um Memorial de Homenagem aos Ex-Combatentes. O Memorial nasceu no largo...

Famalicãohá 11 horas

IX Expedição Solidária do CAF a Marrocos está a chegar ao fim

Está quase a chegar ao fim a expedição do CAF a Marrocos. A caravana já está de regresso a Famalicão,...

Famalicãohá 11 horas

Famalicão: Colisão em Joane provoca um ferido

Uma colisão entre um veículo ligeiro e um motociclo provocou, esta manhã, em Joane, ferimentos ligeiros a um homem. A...

Famalicãohá 12 horas

Famalicão: Homem apanhado com 188 doses de cocaína fica em prisão preventiva

A PSP deteve, em Famalicão, um homem, de 33 anos, por estar na posse de cocaína suficiente para 188 doses,...

Famalicãohá 13 horas

Raias Poéticas terminam hoje na Casa das Artes de Famalicão

Termina este sábado, na Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão, mais uma edição do encontro literário “Raias Poéticas:...

Paíshá 13 horas

GNR alerta peregrinos de Fátima. “Usem colete refletor. Evitem falar ao telemóvel”.

Já está na estrada a Operação da GNR direcionada para os peregrinos de Fátima. A Guarda Nacional República intensifica, a partir...

Desportohá 13 horas

Após três épocas no escalão principal, Vizela desce de divisão

O Vizela desceu, esta sexta-feira, à Segunda Liga, ao perder por 1-0 no reduto do vizinho Moreirense, em partida da...

Arquivo

Mais Vistos