Siga-nos nas redes

País

Festas dos Santos Populares podem resultar em 350 mil novos casos de covid-19. Nova vaga chega em Setembro

Publicado

em

As festas populares poderão resultar em 350 mil contágios diretos no país, prevê um relatório que reforça a recomendação para o uso de máscara. Para o início de setembro prevê-se uma nova vaga.

“Todas as festas populares no país poderão traduzir-se num total de contágios diretos num mínimo de 350 mil, podendo atingir valores mais elevados se novas variantes entrarem em Portugal”, estima a análise de risco elaborada pelo grupo de trabalho do Instituto Superior Técnico (IST) que acompanha a evolução da covid-19 em Portugal.

O documento antecipa também que o número de contágios pelo coronavírus SARS-CoV-2 “produzidos sem máscara, com os níveis atuais de suscetíveis de infeção, em eventos como o Rock in Rio seja de 40 mil no total” [18, 19, 25 e 26 de junho].

A propagação do vírus será maior nas festas dos santos populares das duas maiores cidades do país, “onde poderemos ter um mínimo de 60 mil contágios nos dias mais movimentados em Lisboa e 45 mil no Porto”, adianta o relatório produzido por Henrique Oliveira, Pedro Amaral, José Rui Figueira e Ana Serro, que compõem o grupo de trabalho coordenado pelo presidente do IST, Rogério Colaço.

“Reforçamos a recomendação do uso de máscara em grandes eventos de massas ao ar livre, em festas populares, em concertos e eventos em ambiente fechado, nos transportes públicos e em contexto laboral quando há proximidade entre trabalhadores inferior a dois metros”, alertam os especialistas no relatório.

Segundo a avaliação do IST, com os dados de domingo, a mortalidade acumulada a 14 dias por um milhão de habitantes “é agora de cerca de 56”, valor que é 2,75 vezes mais do que o preconizado pelo Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) para a redução das medidas de controlo da pandemia.

“Este número, superior a 40 óbitos por dia em média a sete dias, é elevado e é superior à média diária anual de óbitos por doenças respiratórias pré-pandemia, que ronda os 33”, salienta ainda o documento, ao sublinhar que só a covid-19 “é responsável por mais óbitos do que todas as outras doenças respiratórias reunidas em média anual”.

O relatório do IST refere que a mortalidade apresenta uma “tendência ainda de subida, prevendo-se o pico para depois do dia 15 de junho e até final do mês”, uma projeção que “pode falhar, por defeito, se os contágios devido às festas populares forem descontrolados ou se surgirem novas variantes”.

Os peritos do Técnico adiantam também que os dados indicam uma descida nominal dos casos testados, mas sublinham ter “dúvidas” sobre essa efetiva descida, tendo em conta que uma positividade dos testes acima dos 60% pode indiciar que existam “mais casos assintomáticos ocultos que contribuem para novos contágios”.

“Atualmente, com o défice de informação oficial, apenas a análise da mortalidade diária permitirá confirmar, nos próximos dias, a efetiva monitorização atual dos novos casos”, sublinha o documento.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Regiãohá 24 minutos

Vento forte de ontem à noite intensifica incêndio junto à A3

Um incêndio, na berma da A3, na zona de Palmeira, Santo Tirso e Cabeçudos, Famalicão chegou a assustar ontem à...

Guimarãeshá 5 horas

Fogo destrói máquinas e viatura numa lavandaria industrial em Guimarães

Esta madrugada, um incêndio causou danos avultados numa lavandaria industrial, em Guimarães. A lavandaria funcionava numa garagem, na rua da Cruz...

Paíshá 6 horas

Avião obrigado a aterrar de emergência no Porto

Um avião da companhia EasyJet teve que fazer uma aterragem de emergência, ontem à tarde, no Aeroporto Francisco Sá Carneiro. A...

Desportohá 6 horas

FC Famalicão joga em casa do Casa Pia que não quer quebrar ritmo de vitórias

O Futebol Clube de Famalicão defronta, este domingo, em Rio Maior, o Casa Pia, na 17ª jornada do campeonato. O...

Famalicãohá 6 horas

Famalicão: Encontro de Reis em Joane adiado para o próximo domingo

Por causa do mau tempo a programação de “Joane – Vila de Natal” vai encerrar, afinal, no próximo domingo, dia...

Paíshá 7 horas

Atenção ao tempo. Hoje será um “domingo de inverno”

Todos os distritos de Portugal Continental estão este domingo sob aviso amarelo este domingo devido a precipitação forte, segundo o Instituto...

Famalicãohá 1 dia

Encerramento da Aldeia Natal de Vila Nova de Famalicão, para o próximo Natal há mais novidades

A Aldeia Natal de Vila Nova de Famalicão encerra amanha , domingo, após várias semanas de atividades que trouxeram espírito...

Famalicãohá 1 dia

Primeiro fim de semana do ano com chuva e vento forte, alerta IPMA

O primeiro fim de semana de 2025 será marcado por chuva fraca, mais provável a partir da tarde de sábado,...

Famalicãohá 1 dia

Operação de segurança rodoviária fiscalizou mais de 12 milhões de veículos no Natal e Ano Novo

Entre 18 de dezembro de 2024 e 02 de janeiro de 2025, foram fiscalizados 12,1 milhões de veículos pela GNR,...

Famalicãohá 1 dia

Rastreio do cancro da mama alargado a mulheres entre os 45 e 74 anos

A Direção-Geral da Saúde (DGS) atualizou, no início de dezembro de 2024, a norma para o rastreio do cancro da...

Arquivo

Mais Vistos