Economia
Portugal poderia “fechar amanhã torneira do gás ou petróleo russo”, diz João Mendes Cravinho

O ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, garantiu este domingo, que Portugal poderia “fechar amanhã a torneira do gás ou do petróleo russo”, quando a União Europeia (UE) tenta negociar um embargo energético à Rússia, acreditando num acordo nas próximas semanas.
“Portugal não teria nenhuma dificuldade em fechar amanhã a torneira do gás ou do petróleo russo” embora outros países tenham uma dependência, “muito em particular a Hungria, mas também a Eslováquia e a Bulgária têm dificuldades”, declarou Gomes Cravinho.
Falando no final da reunião informal dos ministros dos Negócios Estrangeiros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), em Berlim, o chefe da diplomacia portuguesa declarou que ao nível dos Estados-membros, “as discussões continuam, mas o objetivo é partilhado por todos, que é o de cortar a dependência europeia dos combustíveis fósseis vindos da Rússia”.
Já quando questionado sobre prazos para os 27 chegarem a acordo sobre aquele que é o sexto pacote de sanções à Rússia, apresentado pela Comissão Europeia no início de maio, o governante estimou que, “durante o próximo par de semanas, em princípio, haja soluções que satisfaçam a todos”.

-
Desportohá 1 semana
Árbitro João Pinheiro vai dirigir o clássico entre Porto e Benfica
-
Paíshá 1 semana
Porto: Família recusa acolher prisão domiciliária de suspeito de tráfico e este fica em liberdade enquanto aguarda julgamento
-
Bragahá 4 dias
Braga: Cinco detidos com idades entre os 19 e 30 anos por posse de armas proibidas
-
Paíshá 2 dias
Movimento que visa classificar violação como crime público já reúne mais de 125 mil assinaturas