País
Consumo em Portugal é cada vez maior. Seriam precisos 2 planetas e meio se todo o mundo tivesse o mesmo ritmo
De acordo com dados sobre a pegada ecológica nacional calculados pela organização internacional Global Footprint Network, se cada pessoa na Terra vivesse como os portugueses, seriam necessários 2,5 planetas para satisfazer as necessidades de recursos.
A associação ambientalista Zero, um parceiro da Global Footprint Network, afirma numa declaração divulgada que “Portugal activa o seu cartão de crédito ambiental cada vez mais cedo”.
“Portugal tem sido deficiente durante muitos anos na sua capacidade de fornecer os recursos naturais necessários para as actividades levadas a cabo (produção e consumo). O mais preocupante é que a ‘dívida ambiental’ portuguesa tem vindo a aumentar”, diz a associação portuguesa.
Segundo a Global Footprint Network, que calcula a pegada ecológica de quase todos os países do mundo, há países que são ainda piores do que Portugal, que começou a gastar recursos futuros já em Fevereiro, mas há outros que praticamente só os tocam no final do ano.
A pegada ecológica avalia as necessidades humanas de recursos renováveis e serviços essenciais e compara-os com a capacidade da Terra de fornecer esses recursos e serviços.
Se todos os habitantes do planeta tivessem uma pegada ecológica como os habitantes do Qatar, os recursos para este ano estariam esgotados desde 10 de Fevereiro (14 de Fevereiro para o Luxemburgo), mas por outro lado, se fôssemos todos jamaicanos, os recursos esgotar-se-iam apenas a 20 de Dezembro.
No mapa do país, Portugal parece esgotar os recursos no dia 7 de Maio, apenas um dia depois do Japão, e antes de países como Espanha, Suíça ou Reino Unido.
-
Desportohá 1 semana
Famalicão: Rui Oliveira e Raquel Sampaio vencem S. Silvestre de Vermoim
-
Famalicãohá 5 dias
Famalicão: Mulher ferida após despiste de veículo ligeiro na Avenida Santiago de Gavião
-
Paíshá 4 dias
Homem de 56 anos que furtava em residências detido pela GNR na Maia
-
Desportohá 1 semana
Baixas médicas dos PSP que faltaram no jogo entre Famalicão e Sporting investigadas pela IGAS