Siga-nos nas redes

País

Portugal vai contribuir com 2,1 milhões de euros em ajuda humanitária para a Ucrânia

Publicado

em

O primeiro-ministro anunciou hoje que Portugal vai contribuir com 2,1 milhões de euros em ajuda humanitária à Ucrânia, dos quais um milhão de euros para as respostas das Nações Unidas e 1,1 milhões adicionais

Este valor foi transmitido por António Costa na Conferência de Alto Nível de Doares para a Ucrânia, que decorre em Varsóvia, numa intervenção que fez por vídeo.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



A Conferência de Alto Nível de Doares para a Ucrânia é uma iniciativa dos primeiros-ministros da Polónia e da Suécia, em parceria com os presidentes da Comissão Europeia e do Conselho Europeu, e teve na sessão de abertura uma breve intervenção, do Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, também por videoconferência.

“Portugal está preparado para se comprometer com um contributo financeiro de um milhão de euros para a reposta humanitária das Nações Unidas e 1,1 milhões de euros adicionais em ajuda humanitária para a Ucrânia, num pacote total de 2,1 milhões de euros. Portugal está com a Ucrânia”, declarou o líder do executivo português na sua intervenção.

No seu discurso, o primeiro-ministro elogiou os seus homólogos polaco, Mateusz Morawieckie, e sueca, Magdalena Andersson, pela iniciativa e, nas suas palavras iniciais, condenou “a invasão brutal da Ucrânia pela Federação Russa”.

“É um ato de guerra inaceitável no século XXI. As consequências desta agressão estendem-se muito para além do território ucraniano, com milhões de refugiados à procura de segurança por todo o nosso continente”, sustentou.

António Costa observou depois que Portugal, “apesar de ser o país mais ocidental da Europa e o mais afastado da Ucrânia, já recebeu 35 mil refugiados ucranianos”.

“A estas pessoas reafirmamos o nosso mais forte compromisso de assegurarmos a sua segurança e bem-estar. No entanto, estamos todos conscientes de que a situação mais difícil é a que enfrentam aqueles que continuam na Ucrânia onde a situação humanitária é em muitos casos muito, mesmo muito crítica”, acrescentou.

Na quarta-feira, em conferência de imprensa, o primeiro-ministro anunciou que aceitara o convite do seu homólogo ucraniano, Denys Shmygal, para visitar a Ucrânia em data ainda a divulgar, ocasião em que será assinado um acordo financeiro bilateral no âmbito do Fundo Monetário Internacional (FMI).

“O primeiro-ministro da Ucrânia teve a oportunidade de me convidar para visitar Kiev, convite que naturalmente aceitei. Ficou apontada uma data que oportunamente será divulgada para a concretização dessa visita. Incluirá um encontro com o Presidente da República da Ucrânia, Volodymyr Zelensky”, declarou António Costa.

Já sobre o processo de reabertura da embaixada de Portugal na Ucrânia, o primeiro-ministro afirmou que já há uma data acertada, mas que não a divulga publicamente, alegando que esse passo só deve ser comunicado “no momento próprio”.

 “Quero aqui frisar que a embaixada portuguesa em Kiev nunca encerrou. O embaixador português recuou para a Polónia e regressará a Kiev”, sustentou o líder do executivo, antes de fazer um elogio aos funcionários ucranianos da embaixada portuguesa.

“Mantiveram-se em funções a assegurar o funcionamento da embaixada nas condições possíveis. O Governo vai propor ao Presidente da República a condecoração por atuação de excecional bravura e coragem de um dos funcionários que se destacou muito especialmente no apoio ao resgate de cidadãos portugueses ou ucranianos com relações com Portugal”, acrescentou o primeiro-ministro.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Paíshá 1 hora

Dia do Trabalhador comemorado em todo o país

O Dia do Trabalhador é comemorado em todo o país, esta quarta-feira, com as centrais sindicais CGTP e UGT a...

Economiahá 2 horas

Auchan passa de 100 para 583 lojas em Portugal e 30 gasolineiras

As contas são feitas após a conclusão da aquisição do Mini Preço e surge após o aval dado pela Autoridade...

Famalicãohá 2 horas

Famalicão: ação “Conhecer o 112” chega a Gondifelos e Delães

As freguesias de Gondifelos e Delães recebem nos próximos dias as ações de sensibilização “Conhecer o 112” promovidas pelo Município...

Famalicãohá 3 horas

Famalicão: Mercado do Emprego e Formação abre amanhã com quase 400 ofertas de emprego

São 388 as ofertas de emprego disponibilizadas pelas cerca de 20 empresas e mais de uma dezena de entidades de...

Paíshá 3 horas

Prazo para o pagamento do IMI começa esta quarta-feira

O prazo para o pagamento do Imposto Municipal sobre os Imóveis (IMI) sobre os prédios rústicos e urbanos começa esta...

Famalicãohá 4 horas

Câmara de Famalicão apoia associações juvenis com 70 mil euros

O presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Mário Passos, assinou, esta  terça-feira, na Casa da Juventude, um conjunto de protocolos...

Desportohá 5 horas

Famalicão: Grupo Desportivo União de Louredo inaugura requalificação do polidesportivo

O presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Mário Passos, inaugura esta quarta-feira, dia 1 de maio, pelas 18h00, as obras de...

Famalicãohá 17 horas

Famalicão: Conheça os locais dos radares da PSP em maio

O dispositivo de controlo de velocidade da PSP estará nos dias 16 e 22 de maio na Estrada Nacional 14...

Paíshá 18 horas

Norte de Portugal tem o maior número de praias com Bandeira Azul. Conheça aqui a lista completa

Portugal conta este ano com 440 praias, marinas e embarcações com Bandeira Azul, mais oito que em 2023, tornando-se o...

Desportohá 19 horas

Sporting vai “avançar” por Gustavo Sá no final da época

O Sporting Clube de Portugal terá reforçado a sua apreciação das qualidades do médio ofensivo do FC Famalicão Gustavo Sá,...

Arquivo

Mais Vistos