Siga-nos nas redes

Sociedade

Guerra: Eurogrupo admite “impactos elevados” e estuda como apoiar os mais vulneráveis

Publicado

em

O presidente do Eurogrupo, Paschal Donohoe, admitiu hoje “impactos elevados” da guerra da Ucrânia provocada pela invasão russa para a zona euro, indicando que os ministros das Finanças estão a “estudar formas de proteger os grupos vulneráveis”.

“Tanto nas avaliações das instituições como nas nossas discussões no Eurogrupo, é evidente que esta crise está a prejudicar a dinâmica do crescimento e a exacerbar as pressões inflacionistas”, admite Paschal Donohoe, numa carta hoje enviada ao presidente do Conselho Europeu, Charles Michel.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



Na missiva, que antecede a cimeira do euro da próxima sexta-feira, no segundo dia do Conselho Europeu em Bruxelas, o líder do Eurogrupo elenca que “estes impactos negativos passam por vários canais: o fornecimento de energia e os preços da energia são um fator chave, mas os efeitos de confiança, os fluxos financeiros e as ruturas de abastecimento estão entre os muitos outros fatores também em jogo”.

“Haverá também impactos relacionados com a deslocação do povo ucraniano em busca de segurança na União Europeia [UE] e o custo destes impactos deverá ser elevado, pelo que os ministros das Finanças estão a estudar formas de proteger os grupos vulneráveis”, afirma Paschal Donohoe.

Em altura de aceso confronto armado na Ucrânia devido à ofensiva russa, o presidente do Eurogrupo aponta que, antes da guerra, “a economia da zona euro tinha registado uma forte recuperação”.

“Estima-se que a produção e os rendimentos tenham voltado aos níveis anteriores à crise no final de 2021 e o mercado de trabalho registou um nível recorde de desemprego de 6,8% em janeiro, métricas que mostram como as nossas políticas económicas estão a funcionar e que tanto a política orçamental como a monetária proporcionaram níveis excecionais de apoio rápido e considerável, sustentadas por coordenação e consenso”, defende.

Paschal Donohoe adianta que, por isso, “é também evidente que a economia da zona euro é resistente, o que ficou demonstrado durante a crise covid-19”.

“Temos de assegurar aos nossos cidadãos que a nossa resposta política continuará a ser forte e unida e que a recuperação económica é sustentada por sólidos fundamentos e por uma clara melhoria da situação epidemiológica no futuro”, conclui.

Numa tomada de posição divulgada há uma semana, os ministros das Finanças da zona euro admitiram o “momento crítico” na economia da moeda única causado pela guerra da Ucrânia devido à invasão russa, apoiando mais sanções e ajustes à “postura política” face ao impacto económico.

“Depois de dois anos sob o domínio da pandemia de covid-19, a UE vê-se confrontada com um momento crítico causado pela agressão militar russa não provocada e injustificada contra a Ucrânia”, disseram.

Por isso, “o Eurogrupo apoia plenamente todas as ações e sanções que estão a ser adotadas pela UE e pelos seus aliados contra o agressor e reconhece também que podem ser necessárias medidas económicas adicionais para apoiar a Ucrânia e para proteger os nossos valores fundamentais”, vincaram os ministros da tutela na altura.

O Eurogrupo admitiu ainda que “a incerteza aumentou significativamente” devido às tensões geopolíticas.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 9 horas

ACAFADO leva Gala de homenagem a Carlos Macedo ao Centro Pastoral de Famalicão

A ACAFADO – Associação Cultural e Artistica de Famalicão realiza, esta sexta-feira, um Gala de Fado em Homenagem ao músico...

Famalicãohá 10 horas

Famalicão: Chuva vai manter-se ao longo de toda a terça-feira

Famalicão espera, esta terça-feira, mais um dia de chuva, que se deverá manter durante a totalidade da noite e maior...

Barceloshá 11 horas

Suspeito de violência doméstica sobre a mulher e filho detido em Barcelos

O Tribunal de Esposende aplicou prisão preventiva a um homem de 61 anos detido pela GNR por alegada violência doméstica...

Desportohá 12 horas

Famalicão: Sub-16 da EARO sobe ao pódio dos Campeonatos Regionais de Sub 16 e Torneio de Preparação em Braga

Os atletas do escalão sub-16 da Escola de Atletismo Rosa Oliveira de Famalicão, assinalaram o último sábado e domingo com...

Desportohá 13 horas

Famalicão apresenta projeto desportivo para crianças com deficiência visual

Em parceria com a Universidade de Atenas (Grécia), a associação Euphoria Net (Itália) e a Real Eyes Sport (Itália), o...

Famalicãohá 13 horas

Famalicão: Dar as Mãos arranca com nova casa de acolhimento a pessoas  sem-abrigo 

A Associação Dar as Mãos  assinalou esta segunda-feira, 13 de maio, o seu 30.º aniversário com o lançamento da primeira...

Paíshá 14 horas

Mulher de 70 anos perde a vida atropelada por camião em Matosinhos

Uma mulher de 70 anos perdeu a vida, na manhã desta segunda-feira, na sequência de um atropelamento envolvendo um camião,...

Desportohá 15 horas

Famalicão: Atletas do Liberdade FC em destaque no Torneio Olímpico Jovem Regional

Este último sábado e domingo marcou mais um fim de semana de competição para os atletas do clube Liberdade FC,...

Famalicãohá 15 horas

Famalicão: Dois detidos por condução sob excesso de álcool este fim de semana

Duas pessoas foram detidas, este fim de semana, pela Polícia de Segurança Pública, por condução de veículo automóvel sob influência...

Bragahá 17 horas

Explosão de botija de gás danifica 11 habitações em Vila Verde

A explosão de uma botija de gás que se encontrava numa garagem causou, na madrugada de hoje, danos em 11...

Arquivo

Mais Vistos