Siga-nos nas redes

Sociedade

Laboratórios de análises Germano de Sousa só voltam a funcionar para a próxima semana após ataque informático

Publicado

em

Os laboratórios de análises clínicas Germano de Sousa estão fechados ao público e só voltam a funcionar “em pleno” na segunda-feira, na sequência do ataque informático de que foram alvo na quinta-feira, disse o administrador do grupo.

De acordo com o médico, hoje, os laboratórios não estão a receber doentes, nem a fazer testes ao SARS-CoV-2.

“É uma falha [impossibilidade de fazer os testes]. Vai fazer falta ao panorama nacional, mas não podemos fazer mais do que isto”, adiantou o fundador do grupo e médico patologista Germano de Sousa.

Germano de Sousa adiantou que no domingo, “na pior das hipóteses”, já estarão a funcionar os serviços de urgência do laboratório, mas o funcionamento em pleno, só na segunda-feira.

“Já estará tudo a funcionar em pleno no domingo, mas como no domingo só fazemos urgências, na segunda-feira estamos de portas abertas e a funcionar normalmente”, avançou.

Apesar dos “piratas” informáticos não terem acedido à base de doentes, Germano de Sousa disse que para “evitar qualquer possibilidade” que isso aconteça a equipa de cibersegurança do grupo e os especialistas estão a “limpar tudo” e “quase a renovar” as suas ligações e os programas, que permitem as ligações ao exterior, “e isso vai demorar mais tempo do que se supunha”.

Segundo o responsável, as ligações com os hospitais parceiros laboratoriais ainda estão neste momento cortadas.

“Nós temos os nossos laboratórios nos hospitais e aí não há perigo absolutamente nenhum, mas as ligações com o laboratório central estão cortadas para evitar a mínima hipótese de contaminação”, sublinhou.

Adiantou ainda que os rastreios ao vírus SARS-CoV-2 que tinham realizado “vão sair todos e vão ser todos comunicados” à plataforma do Ministério da Saúde SINAVE.

“Estamos a fazer as análises como sempre, isso não foi alterado em nada e estamos a despachar todos os rastreios covid que tínhamos”, disse o patologista.

Questionado se o Grupo Germano de Sousa já recebeu algum pedido de resgate, afirmou que não.

“Teoricamente isto seria um ataque ‘ransomware’ [em que é pedido um resgate]”, mas por enquanto ainda não foi recebida nenhuma mensagem nesse sentido.

O Grupo Germano de Sousa adiantou na quinta-feira em comunicado grupo Germano de Sousa que a sua equipa de cibersegurança está em estreita articulação com todas as autoridades competentes, nomeadamente, a Polícia Judiciária, a Comissão Nacional de Proteção de Dados] e o Centro Nacional de Cibersegurança.

Segundo o grupo Germano de Sousa, o ciberataque, ocorrido na madrugada de quinta-feira, foi “deliberado e criminoso com o objetivo de causar danos e perturbações à sua atividade e aos seus doentes”, mas “não existe qualquer evidência” de que os dados dos seus doentes tenham sido comprometidos.

Afirma ainda no mesmo comunicado que “monitoriza continuamente a segurança da sua infraestrutura e dos seus sistemas de informação”, tendo detetado de imediato o ataque informático e tomadas medidas técnicas de contenção de forma a garantir a proteção de todos os sistemas.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Desportohá 6 horas

Benfica x Famalicão: Zaydou está de regresso / Di Maria não deverá ser convocado

Em contagem decrescente para o duelo entre Benfica e FC Famalicão, agendado para esta sexta-feira (20:15) no Estádio da Luz,...

Desportohá 8 horas

FC Famalicão: Gustavo Sá e equipa com motivação em alta para receber SL Benfica

Em contagem decrescente para o duelo entre Benfica e FC Famalicão, agendado para esta sexta-feira (20:15) no Estádio da Luz,...

Paíshá 9 horas

Região Norte: Homem com mandado internacional por homicídio detido pela Polícia Judiciária

Um homem, de 29 anos, foi detido na zona Norte do país, no cumprimento de um mandado de detenção europeu,...

Famalicãohá 9 horas

Radar de velocidade da PSP regressa a Famalicão esta quinta-feira a partir das 14:00

A Polícia de Segurança Pública agendou, para o início da tarde desta quinta-feira, uma presença do seu radar de controlo...

Famalicãohá 9 horas

Famalicão: “Mínimas” de zero graus vão manter-se esta quinta-feira

Famalicão espera, esta quinta-feira, um dia de sol e céus limpos, embora com temperauras baixas, de acordo com as previsões...

Regiãohá 9 horas

Duas pessoas resgatadas de embarcação de recreio encalhada em Vila do Conde

Duas pessoas foram resgatadas de uma embarcação de recreio, ao final da manhã desta quarta-feira, depois de esta ter encalhado...

Paíshá 10 horas

PSP: 16 adeptos proibidos de entrar em recintos desportivos detidos após tentativas de “regresso”

A Polícia de Segurança Pública (PSP) intercetou esta época 16 adeptos “por incumprimento de medidas de interdição de acesso a...

Famalicãohá 11 horas

Famalicão: Região Norte une-se para celebrar 200 anos da vida e obra de Camilo Castelo Branco

A Câmara Municipal de Famalicão e diversas entidades da região Norte unem-se para celebrar os 200 anos do nascimento do...

Desportohá 11 horas

Portugal tem a melhor guarda redes de futsal do mundo: Ana Catarina renova título mais uma vez

Ana Catarina, guarda redes da Seleção Nacional de futsal e do Benfica, foi mais uma vez considerada como a melhor...

Desportohá 12 horas

Paulo Marques: Novas tecnologias e mais “profissionalismo” são as grandes diferenças do “novo” Dakar

O português Paulo Marques regressou este ano como navegador na 47.ª edição do Rali Dakar de todo-o-terreno, 18 anos depois...

Arquivo

Mais Vistos