Siga-nos nas redes

País

Covid-19: Número médio de infeções desceu 40% em duas semanas

Publicado

em

Passando de 45 mil para cerca de 27 mil, o número de novos casos semanais de covid-19 desceu 40% em duas semanas, revela o relatório do INE divulgado esta sexta-feira.

Segundo o relatório do Instituto Nacional de Estatística, na semana entre 11 e 18 de novembro registaram-se 44.998 novos infetados.PUB

Desde então, os casos têm vindo a diminuir gradualmente: nos sete dias antes de 2 de dezembro foram identificados 27.224 novos casos de covid-19, ou seja, menos 40%.

A maioria dos casos confirmados desde meados de novembro diz respeito a pessoas do Norte do país, segundo o relatório sobre “Indicadores de contexto para a pandemia covid-19 em Portugal”, que reafirma os dados que têm sido divulgados pela Direção-Geral da Saúde.

Desde o início de novembro que passaram a existir medidas diferentes para os municípios, consoante o número médio de casos por mil habitantes registados nas duas últimas semanas.

Em 9 de novembro foi declarado o estado de emergência para todo território nacional e em 16 de novembro entrou em vigor a nova lista de municípios em situação de elevado risco.

O Estado de Emergência já foi renovado e a lista de municípios atualizada.

Segundo o INE, a taxa de incidência da doença a 14 dias desceu: a média nacional apresentada em 25 de novembro apontava para 800 novos casos por cem mil habitantes, que passaram para 628 novos casos (segundo um balanço feito em 2 de dezembro).

Quando se olha para o fenómeno por regiões, o Norte volta a destacar-se, com uma taxa de incidência de 1.313 novos casos por 100 mil habitantes.

As quatro sub-regiões mais atingidas eram o Ave (com 2.092 novos casos por 100 mil habitantes), o Tâmega e Sousa (1.620), o Cávado (1.336) e a Área Metropolitana do Porto (1.227)

A Área Metropolitana de Lisboa e a região Centro também apresentaram valores altos, com respetivamente 543 novos casos por 100 mil habitantes e 502 novos casos.

No resto do país, o número de novos casos por 100 mil habitantes situou-se entre os 400 novos casos por 100 mil habitantes no Alentejo e 272 no Algarve.

Nas regiões autónomas, os valores estiveram abaixo dos 240 novos casos por 100 mil habitantes (limiar corresponde a um nível de risco moderado): 143 na Região Autónoma dos Açores e 85 na Região Autónoma da Madeira.

Em 25 de novembro de 2020, havia 50 municípios identificados como zonas de risco extremamente elevado. Segundo avançou esta semana a DGS, nestas regiões havia mais de 960 novos casos confirmados por 100 mil habitantes.

O INE acrescenta hoje que 41 dos 86 municípios do Norte registaram números superiores àquele limiar, representando 78% da população residente nesta região.

Este conjunto compreendia, maioritariamente, municípios localizados na Área Metropolitana do Porto (15 dos 17 municípios, constituindo Arouca e Matosinhos as duas exceções) e em sub-regiões contíguas a este território metropolitano.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicãohá 33 minutos

Meteorologia: Famalicão espera sol, céus limpos e máximas de 13 graus esta sexta-feira

Famalicão espera uma sexta-feira de sol e céus limpos, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e...

Famalicãohá 2 horas

Famalicão: novos parques verdes do Pelhe e de Sinçães Norte arrancam no próximo ano

A Câmara de Famalicão vai arrancar no próximo ano com a construção do Parque de Pelhe e do Parque Urbano...

Famalicãohá 2 horas

GNR deteve homem de Famalicão suspeito traficar cocaína e heroína na zona do Porto

Uma operação da GNR de Santo Tirso levou militares desta força a Famalicão e ao Bairro do Lagarteiro, no Porto,...

Famalicãohá 3 horas

Mau tempo: deslizamento de terras provoca estragos em Joane

Um deslizamento de terras na noite desta quarta-feira, em Joane, inundou ruas de lama e de detritos, que chegaram também...

Paíshá 3 horas

Iniciativa “Ligue Antes, Salve Vidas” já retirou mais de 300 mil doentes não prioritários das urgências dos hospitais

Cerca de 350 mil doentes foram retirados das urgências hospitalares desde que o projeto ‘Ligue Antes, Salve Vidas’, que obriga...

Famalicãohá 3 horas

Famalicão: O Grupo Motard Vale Sobre Rodas quer “Fazer as Crianças Sorrir” neste Natal

O Natal é tempo de partilha, de união e de pequenos gestos que fazem uma grande diferença. Inspirados por este...

Famalicãohá 4 horas

Famalicão: Município promove campanha de separação dos biorresíduos

A Câmara Municipal renova a promoção da sua campanha de separação de biorresíduos “Vamos Tratar do Resto”. Visando sensibilizar a...

Paíshá 6 horas

Região Norte tem o maior número de freguesias para desagregar. Conheça aqui a lista completa

O grupo de trabalho parlamentar sobre a desagregação de freguesias validou 124 propostas de desagregação de uniões de freguesia, o...

Famalicãohá 7 horas

Famalicão: Homem detido por conduzir com carta de condução apreendida

Elementos da Polícia de Segurança Pública de Famalicão procederam à detenção de um homem de 54 anos de idade, pelo...

Paíshá 7 horas

Homem de 56 anos que furtava em residências detido pela GNR na Maia

A Guarda Nacional Republicana da Maia procedeu à detenção de um um homem de 56 anos por furto numa residência...

Arquivo

Mais Vistos