Siga-nos nas redes

País

Apagão: Sindicato alerta para “oportunismo” de algumas empresas que pedem compensação pelas horas de paragem

Publicado

em

O Sindicato Nacional dos Trabalhadores das Telecomunicações e Audiovisual (Sinttav) denunciou, esta quarta-feira, “o oportunismo” de “algumas empresas” que estão a obrigar os funcionários a compensar com trabalho extraordinário o tempo em que não puderam laborar devido ao apagão.

“Segundo denúncias dos trabalhadores que vão entrando nos serviços do Sinttav, estão a ser notificados para a ‘obrigação’ de compensarem com trabalho extraordinário todo o tempo que, por motivo de falha de energia, estiveram impedidos de laborar”, refere o sindicato em comunicado.

Rejeitando a legitimidade legal desta pretensão, o Sinttav argumenta que “em nenhuma circunstância” o “apagão” deve “servir de pretexto” para as empresas penalizarem os trabalhadores e garante que “tomará as devidas diligências” junto das entidades competentes.

“Naturalmente que, naquelas empresas não equipadas com soluções alternativas, o ‘apagão’ dificultou nalguns casos o pleno funcionamento da sua atividade, mas em nenhuma circunstância deve de servir de pretexto para as empresas ‘castigarem’ os trabalhadores com a obrigação de adicionarem tempo extra e gratuito ao período normal de trabalho”, sustenta.

De acordo com o sindicato, para justificar esta imposição as empresas em causa estão a citar “de forma destorcida” a legislação, “recorrendo erradamente a algumas figuras jurídicas no Código do Trabalho que não se enquadram no contexto do ‘apagão'”.

Contudo, argumenta, o facto é que “não se tratou de uma catástrofe”, nem as empresas entraram “em situação de crise” ou em “situação económica difícil”, pelo que não estão cumpridos os requisitos para aplicação da medida de “encerramento e diminuição temporária de atividade” ou ‘lay-off’, como tem vindo a ser argumentado junto dos trabalhadores.

“É, de facto, um oportunismo”, acusa o Sinttav.

Segundo o sindicato, o artigo 197.º do Código do Trabalho “considera tempo de trabalho a interrupção de trabalho por motivos técnicos […] ou falha de energia”, estabelecendo que a violação deste princípio “constitui contraordenação grave, sujeita a punição”.

“Não é admissível que as empresas procurem distorcer o disposto na lei, para tomarem uma atitude de imposição aos trabalhadores em obrigá-los a assumir uma interrupção no trabalho sobre a qual não tiveram nenhuma responsabilidade”, remata.

Em 28 de abril, um corte generalizado no abastecimento elétrico deixou Portugal continental, Espanha e Andorra praticamente sem eletricidade, bem como uma parte do território de França.

Aeroportos fechados, congestionamento nos transportes e no trânsito nas grandes cidades e falta de combustíveis foram algumas das consequências do apagão.

A Rede Europeia de Gestores de Redes de Transporte de Eletricidade anunciou a criação de um comité para investigar as causas deste apagão, que classificou como “excecional e grave” e que deixou Portugal e Espanha às escuras.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicãohá 4 horas

EM DIRETO: Batalha das Flores transforma centro da cidade

Famalicão transformou-se hoje num jardim, com milhares de flores a colorir o centro da cidade. O desfile contou com a...

Famalicãohá 11 horas

Peregrinos de Famalicão chegam hoje ao Santuário de Fátima

Depois de vários dias de caminhada, mais de 100 peregrinos de Vila Nova de Famalicão chegam esta segunda-feira ao Santuário...

Desportohá 12 horas

Corrida Famalicão -Joane celebra hoje 25.ª edição

Realiza-se hoje, domingo, 11 de maio, a 25.ª edição do Famalicão Joane, uma prova desportiva que se tornou uma referência...

Paíshá 12 horas

Mais de 333 mil eleitores votam hoje antecipadamente

Este domingo, 333.347 eleitores recenseados em Portugal dirigem-se às urnas para votar antecipadamente em mobilidade, um número recorde desde que...

Sociedadehá 1 dia

Famalicão: Sócios e amigos GR de Gavião cumprem tradição e realizam passeio a Chaves

Tal como acontece todos os anos há 22 anos, os sócios e amigos do GR Gavião, Vila Nova de Famalicão,...

Sociedadehá 1 dia

Famalicão: Dois homens feridos em incêndio em vacaria

Um incêndio numa vacaria, esta manhã, em Outiz, Vila Nova de Famalicão, provocou ferimentos num militar da GNR de Famalicão...

Regiãohá 1 dia

Famalicão: Festa da Flor continua com concerto de Carolina Deslandes

O coração de Vila Nova de Famalicão está a viver mais uma Festa da Flor, que termina amanhã com a já icónica...

Famalicãohá 1 dia

Coligação Mais Ação, Mais Famalicão apresenta hoje candidatos às freguesias

A Coligação Mais Ação, Mais Famalicão (PSD, CDS-PP) vai apresentar, esta tarde, os candidatos às juntas de freguesia. A apresentação...

Desportohá 1 dia

FC Famalicão disputa penúltima jornada nos Açores

O O FC Famalicão joga esta tarde no terreno do Santa Clara.Na penúltima jornada do campeonato, a 33ª da I...

Desportohá 1 dia

Enea Mihaj está de saída do FC Famalicão. Capitão deixou mensagem emocionada

Enea Mihaj está em final de contrato com o FC Famalicão e já anunciou que vai deixar o clube no final da temporada....

Arquivo

Mais Vistos