O ano de 2023 vai terminar em grande, com dois feriados à sexta-feira e um à segunda. É uma espécie de recompensa pelo dia de Natal e Ano Novo, que calharam, este ano, a um domingo o que anulou a possibilidade de um descanso extra no rescaldo das festas.
Será preciso esperar mais de um mês e meio para haver um feriado: a terça-feira de Carnaval, a 21 de fevereiro. Segue-se depois o fim-de-semana de três dias que inclui a Sexta-feira Santa e o domingo de Páscoa.
Ainda em abril, surge a primeira ponte: no dia 25 de Abril, que é a uma terça-feira. A segunda é em junho: o dia do Corpo de Deus é a uma quinta-feira. Para os munícipes de Lisboa e de outros concelhos que puderem combinar o feriado de dia 8 com o de dia 13, a ponte pode chegar aos seis dias. Em maio, o Dia do Trabalhador é numa segunda-feira.
Este ano, o 15 de agosto calha numa terça-feira, o que permitirá alargar o fim-de-semana para quatro dias de folga, gastando apenas um dia de férias. E em outubro, a mesma coisa: o 5 de Outubro é numa quinta.
Ao todo, o ano terá 13 feriados obrigatórios, civis e religiosos, e um facultativo (Carnaval). Ao todo, há apenas três feriados que coincidem com sábados ou domingos: 1 de Janeiro (Ano Novo), 9 de Abril (Páscoa) e 10 de Junho (Dia de Portugal).
Eis a lista completa dos feriados:
21 de fevereiro é dia de Carnaval e, como sempre, é a uma terça-feira, o que permite uma ponte na segunda-feira. Como não é feriado obrigatório, tem de ser decretado pelo Governo, pelos municípios e pelas empresas.
A 7 e a 9 de abril celebram-se a Sexta-Feira Santa e a Páscoa (ambos feriados obrigatórios).
25 de Abril, Dia da Liberdade e 49.º aniversário da Revolução dos Cravos, é terça-feira, o que pode originar um fim-de-semana de quatro dias, gastando apenas um dia de férias.
1 de maio calha, em 2023, numa segunda-feira e é Dia do Trabalhador.
10 de junho, Dia de Portugal, é num sábado e é precedido do feriado de 8 de Junho (Corpo de Deus), quinta-feira. Quem vive em certos concelhos, como Vila Nova de Famalicão, Lisboa ou Vila Real, pode tentar alargar o descanso fazendo outra ponte na segunda-feira que antecede o feriado municipal a 13, terça-feira.
24 de junho, Dia de S. João, é um feriado municipal em concelhos como Porto, Braga e Almada e calha a um sábado.
29 de junho também é feriado de S. Pedro em Sintra, por exemplo.
15 de agosto, terça-feira, é o feriado religioso que assinala a Assunção de Nossa Senhora. Pode originar uma ponte.
5 de outubro, Dia da Implantação da República, é a uma quinta-feira e também pode servir para fazer fim-de-semana de quatro dias.
1 de novembro, Dia de Todos-os-Santos, calha a uma quarta, mesmo a meio da semana.
1 de dezembro, feriado nacional pela Restauração da Independência, é numa sexta-feira.
8 de dezembro, sexta-feira, celebra-se o dia da Imaculada Conceição.
25 de dezembro é Natal e é segunda-feira.