Siga-nos nas redes

País

PS quer aumentar segurança dos motociclistas nas estradas com proposta de alteração do Código da Estrada

Publicado

em

O PS apresentou, esta segunda-feira, um projeto de lei para alterar o Código da Estrada com vista a uma maior segurança dos motociclistas e propôs uma alteração no Imposto Único de Circulação (IUC) para motociclos para criar uma “tributação proporcional”.

Estes dois projetos de lei deram entrada hoje na Assembleia da República e o Grupo Parlamentar do PS, segundo informação adiantada à Lusa por fonte oficial, recebe na terça-feira a Federação Nacional de Motociclismo.

No diploma que pretende alterar o Código da Estrada, os socialistas referem que “a crescente utilização de motociclos em Portugal reflete uma transformação nos padrões de mobilidade, especialmente nas áreas urbanas, que deve ser abordada adequadamente”, propondo o PS medidas “promovem a integração segura e eficiente dos motociclos no trânsito urbano”.

“Propõe-se regulamentar a circulação de motociclistas entre filas de veículos, em situações de grande intensidade de trânsito, sob condições rigorosas de segurança, como limites de velocidade, manutenção de distâncias laterais adequadas e proibição de ultrapassagens pela direita, salvo em situações específicas”, explica o partido.

Esta medida, segundo o PS, pretende diminuir os tempos de viagem e descongestionar as vias, assegurando a segurança de todos os utilizadores.

Nesta iniciativa legislativa é ainda prevista a “criação de espaços exclusivos para motociclistas junto aos semáforos, garantindo maior visibilidade e segurança”.

O outro projeto de lei pretende fazer uma alteração ao IUC referente à categoria dos motociclos, referindo que o sistema de cálculo atualmente em vigor, que é baseado em escalões, tem “limitações que podem gerar perceções de desigualdade e dificultar a compreensão por parte dos cidadãos”.

“O Partido Socialista propõe a eliminação dos escalões aplicáveis aos veículos da Categoria E, substituindo-os por uma fórmula que estabelece um valor por cada cm3 de cilindrada, garantindo uma tributação proporcional e ajustada à realidade dos veículos em circulação”, explica.

Segundo os socialistas, com esta mudança, caminha-se para um “sistema fiscal mais justo e equitativo” e é criado um “modelo simples e previsível, reforçando a confiança dos cidadãos no sistema tributário”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Paíshá 12 horas

Arcos de Valdevez de luto após falecimento inesperado de criança de 4 anos

Realizam-se, esta quarta-feira, as cerimónias fúnebres de Santiago de Jesus Pereira, o menino de 4 anos que perdeu a vida,...

Paíshá 13 horas

Atropelamento por comboio fez uma vítima mortal esta tarde em Ermesinde

Uma pessoa perdeu a vida, na tarde desta terça-feira, na sequência de um atropelamento ferroviário nas imediações da estação de...

Paíshá 13 horas

Arte Equestre Portuguesa classificada como Património Cultural da Humanidade pela UNESCO

A Arte Equestre Portuguesa foi hoje classificada Património Imaterial Cultural da Humanidade, na reunião do comité responsável da Organização das...

Famalicãohá 14 horas

Meteorologia: Famalicão espera mais um dia sem previsão de chuva. Temperaturas sobem

Famalicão espera, esta quarta-feira, um dia sem previsões de chuva, embora com indicação de céus nublados ao longo da maior...

Famalicãohá 15 horas

Famalicão: Cabana do Pai Natal apela à solidariedade dos famalicenses nesta quadra festiva

Com a chegada de mais um Natal, regressa o apelo à solidariedade dos famalicense, para que possam apoiar as famílias...

Paíshá 16 horas

PS quer aumentar segurança dos motociclistas nas estradas com proposta de alteração do Código da Estrada

O PS apresentou, esta segunda-feira, um projeto de lei para alterar o Código da Estrada com vista a uma maior...

Famalicãohá 16 horas

Coindu garante cumprimento dos direitos dos 350 trabalhadores e rejeita ideia de relocação para a Tunísia

O grupo Coindu garantiu hoje estar a cumprir com os direitos legais dos 350 trabalhadores da fábrica de Arcos de...

Paíshá 17 horas

Portugal: Operadoras instalaram mais de 220 estações 5G em Portugal no último ano

O número de estações 5G aumentou 2% para 10.592 no 3.º trimestre, face ao trimestre anterior, chegando a 72% das...

Paíshá 18 horas

“Fortes perturbações” esperadas na circulação dos comboios devido à greve geral marcada para esta sexta-feira

A CP – Comboios de Portugal antevê “fortes perturbações” na circulação na sequência da greve geral agendada para a próxima...

Desportohá 19 horas

Famalicense Tiago Conde foi o 4.º melhor português no Desafio Europeu de Drift de Madrid

O piloto de automóveis famalicense Tiago Conde participou, neste último fim de semana, no Desafio Europeu de Drift, disputado no...

Arquivo

Mais Vistos