Siga-nos nas redes

País

Gripe das aves detetada em Portugal. Medidas de controlo já foram ativadas

Publicado

em

A DGAV anunciou que foi detetado um caso de gripe das aves em Palmela, estando já em vigor medidas de controlo, lembrando que não existe evidência de que esta gripe pode ser transmitida a humanos pelo consumo de alimentos.

“O Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária confirmou que um evento de mortalidade ocorrido numa capoeira doméstica no concelho de Palmela [distrito de Setúbal] ocorreu devido a infeção por um vírus da gripe aviária do subtipo H5N1 de alta patogenicidade”, anunciou, em comunicado, a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).

Segundo a mesma nota, o plano de contingência para a gripe das aves já foi ativado.

Entre as medidas previstas neste plano, está a inspeção do local onde foi detetada a doença – “uma exploração caseira destinada ao autoconsumo” -, bem como das explorações pecuárias na zona de proteção em redor do foco.

Até ao momento, não foram identificados, nesta área, estabelecimentos industriais de criação de aves.

A DGAV lembrou que não existem evidências de que a gripe aviária seja transmitida para os humanos através do consumo de alimentos, como carne de aves de capoeira ou ovos.

“Na origem da doença estará a regular migração de aves selvagens na Europa, provenientes da Ásia e do leste da Rússia, que têm permitido a circulação viral e a sua transmissão a longas distâncias”, adiantou.

Esta direção-geral referiu também que, ocasionalmente, algumas estripes do vírus podem infetar outros animais, “nomeadamente mamíferos e também o ser humano, no entanto, para que tal aconteça, é necessário que haja um contacto muito estreito entre as aves infetadas e as pessoas ou entre aves e outros animais”.

Face à “situação epidemiológica atual”, a DGAV defendeu ser importante cumprir as regras de biossegurança, assim como as boas práticas de produção avícola, evitando contactos entre aves domésticas e selvagens.

Devem ser cumpridos os procedimentos de higiene das instalações, equipamentos e materiais e mantida uma observação “diária e atenta” das aves de capoeira, incluindo os consumos de água, alimentos e os índices produtivos.

“Recorde-se que os operadores que detêm aves de capoeira ou aves em cativeiro são os primeiros responsáveis pelo estado sanitário dos animais por si detidos e, perante uma qualquer suspeita de doença, a mesma deverá ser imediatamente comunicada à DGAV. A deteção precoce de focos de infeção por vírus gripe aviária de alta patogenicidade (GAAP) é absolutamente essencial para a rápida e eficaz implementação no terreno das medidas de controlo da doença destinadas a evitar a sua disseminação”, concluiu.

A DGAV é um serviço central da administração direta do Estado, com autonomia administrativa.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicãohá 13 horas

Dois homens detidos em Famalicão por suspeita de tráfico de armas

Dois homens foram detidos em flagrante delito,  este domingo, em Famalicão, pela Polícia Judiciária (PJ) por estarem “fortemente indiciados” da...

Famalicãohá 14 horas

Famalicão: Feira de Jogos Intercultural leva mais de 300 jovens a refletir sobre o planeta 

Com mais de 300 de participantes,  PASEC, de Famalicão, promoveu, no passado sábado, a Signum Games 2024 – Feira de...

Bragahá 15 horas

Comando distrital de Braga da PSP detém 15 pessoas em operações contra o crime

Entre os dias 01 e 03 de novembro, o Comando Distrital da PSP de Braga efetuou um total de 15...

Famalicãohá 19 horas

Concurso “Presépios de Natal 2024” em Vermoim

Depois do sucesso das iniciativas anteriores, como as “Árvores de Natal” e os “Pais Natal”, a Junta de Freguesia de...

Desportohá 19 horas

Campeonato de Portugal: GD de Joane perde em Paredes 

Este domingo disputou-se a 8ª jornada da série A do Campeonato de Portugal. O GD de Joane não foi feliz...

Desportohá 20 horas

FAC sofre primeira derrota no campeonato, mas mantém liderança

No passado fim de semana, realizou-se a quinta jornada do Campeonato Nacional da segunda divisão de hóquei em patins, com...

Desportohá 20 horas

Pró Nacional: Só a AD Oliveirense venceu. Ribeirão continua sem pontuar

Na 11ª jornada do Pró Nacional da AF Braga, que se disputou no passado fim de semana, só a formação...

Desportohá 20 horas

Famalicão: Quatro atletas veteranos da EARO na Meia Maratona do Porto

Quatro atletas da Escola de Atletismo Rosa Oliveira (EARO), de Joane, Vila Nova de Famalicão, participaram na 20ª Maratona do...

Desportohá 20 horas

Adelino Fernandes do AC Vale S. Martinho no pódio no Campeonato Nacional de Maratona

Adelino Fernandes, um dos mais recentes reforços do Atlético Clube de Vale S. Martinho, teve uma excelente prestação no escalão...

Famalicãohá 21 horas

Famalicão: dádiva de sangue em Arnoso Santa Maria no próximo domingo

No próximo domingo, dia 10 de novembro, a Associação de Dadores de Sangue de Famalicão promove uma “colheita de sangue”...

Arquivo

Mais Vistos