Siga-nos nas redes

País

Covid-19: Indústria dos fogos de artifício diz-se “excluida” dos apoios do Governo

Publicado

em

Ao deixá-lo de fora dos novos apoios aos setores mais afetados pela pandemia, a Associação Nacional de Empresas de Produtos Explosivos (ANEPE) acusou hoje o Governo de “ignorar” o setor da pirotecnia, a admitindo partir para novas formas de luta.

“Inexplicavelmente, o setor da pirotecnia nacional foi mais uma vez esquecido, tal como o tem sido inúmeras vezes por este Governo”, refere a ANEPE em comunicado, numa referência à portaria n.º 271-A/2020, publicada na terça-feira para regulamentar o programa Apoiar.pt, e que não contempla o setor da fabricação de explosivos e artigos de pirotecnia na lista de CAE (Código de Atividade Económica) abrangidos pelos apoios.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



Segundo sustenta, “o menosprezo, incompreensão e negligência ao setor da pirotecnia por parte do Governo, corroborado por esta incompreensível preterição, causou uma onda de indignação, descontentamento e desmoralização das empresas pirotécnicas, que se sentem completamente esquecidas, equacionando agora partir para outro tipo de atos reivindicativos”.

Conforme explica a ANEPE, a grande maioria das empresas do setor tem como CAE o código 20510 – Fabricação de explosivos e artigos de pirotecnia, sendo que “esta inclusão na secção C, referente às indústrias transformadoras, leva a que muitas vezes fique esquecida a inegável classificação artística e cultural do setor”.

“Ciente deste facto, a ANEPE atempadamente alertou o Ministério da Economia quando o programa de apoio foi anunciado, no sentido de precaver um eventual ‘esquecimento’”, refere, lamentando a “incompreensível preterição” a que foi, mesmo assim, sujeito.

De acordo com a associação, “as empresas do setor, muitas delas centenárias, atravessam o período mais difícil da sua história”: “Já fragilizadas pela constante e injusta correlação com os incêndios florestais, soma-se agora um ano de 2020 de estagnação completa de atividade”, refere.

“O setor da pirotecnia quer recuperar e continuar a iluminar as celebrações nacionais, mas para tal não pode ficar de fora de apoios destinados aos setores culturais, quando é um inegável e indiscutível elemento do património cultural português”, sustenta.

Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) citados pela ANEPE, o CAE 20510- Fabricação de explosivos e artigos de pirotecnia representa um volume de negócios superior a 40 milhões de euros, sendo “uma parte muito significativa do mesmo relacionada com o fornecimento de serviços para eventos”.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.397.322 mortos resultantes de mais de 59,2 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 4.056 pessoas dos 268.721 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 7 horas

Famalicão: Alunos do Agrupamento de Escolas D. Sancho I em destaque no “Open Day” da Lusíada

Um grupo de alunos das turmas do 2.º ano do Curso Profissional de Técnico de Contabilidade e 12.º ano de...

Famalicãohá 8 horas

Famalicão: Chuva regressa na próxima segunda-feira

A chuva deverá regressar a Famalicão, já na próxima segunda-feira, assim indicam as previsões do Instituto Português do Mar e...

Famalicãohá 9 horas

Famalicão: Fundação Cupertino de Miranda apresenta o Dia da Revolução pelos olhos de Mário Cesariny

A exposição “Mário Cesariny: em todas as ruas te encontro”, patente na Fundação Cupertino de Miranda, em Famalicão, tem agora...

Bragahá 10 horas

Professor na Póvoa de Lanhoso detido por suspeita de 2 mil crimes de abuso de crianças

Um professor do 1.º Ciclo na Póvoa de Lanhoso, distrito de Braga, foi detido pela alegada prática de pelo menos...

Paíshá 10 horas

Autoridades apelam ao bom comportamento do público durante o Rali de Portugal

O Automóvel Club de Portugal (ACP) e a Guarda Nacional Republicana (GNR) apelaram hoje ao bom comportamento dos adeptos ao...

Famalicãohá 11 horas

Famalicão espera “máximas” de 29.º graus esta sexta-feira

Famalicão espera, nesta quinta-feira um dia de sol embora com céus nublados e “máximas” próximas dos 30.º graus, de acordo...

Desportohá 12 horas

WRC Rally de Portugal 2024: Imagens do segundo dia de reconhecimentos em Fafe

Último dia de reconhecimentos no WRC Rally de Portugal. A Fama Rádio leva-o até à Catedral dos Desportos Motorizados onde...

Bragahá 12 horas

Sacos forrados com alumínio para roubar em lojas: “Gang” do Norte recusa falar em Tribunal

Sete dos oito suspeitos de dezenas de furtos em lojas comerciais do Norte e Centro do país, entre 2019 e...

Famalicãohá 13 horas

Peregrinos de Fátima garantem vitalidade: “Há grupos com muita gente nova”

A quatro dias do início da peregrinação de 12 e 13 de maio, são muitos os peregrinos que, principalmente do...

Famalicãohá 13 horas

GD Natação de Famalicão conquista múltiplas medalhas de ouro e prata no Torneio Masters ANNP

Os atletas que integram o escalão Masters da equipa do GN Natação de Famalicão estiveram em evidência, neste que foi...

Arquivo

Mais Vistos