Siga-nos nas redes

País

Covid-19: Indústria dos fogos de artifício diz-se “excluida” dos apoios do Governo

Publicado

em

Ao deixá-lo de fora dos novos apoios aos setores mais afetados pela pandemia, a Associação Nacional de Empresas de Produtos Explosivos (ANEPE) acusou hoje o Governo de “ignorar” o setor da pirotecnia, a admitindo partir para novas formas de luta.

“Inexplicavelmente, o setor da pirotecnia nacional foi mais uma vez esquecido, tal como o tem sido inúmeras vezes por este Governo”, refere a ANEPE em comunicado, numa referência à portaria n.º 271-A/2020, publicada na terça-feira para regulamentar o programa Apoiar.pt, e que não contempla o setor da fabricação de explosivos e artigos de pirotecnia na lista de CAE (Código de Atividade Económica) abrangidos pelos apoios.

Segundo sustenta, “o menosprezo, incompreensão e negligência ao setor da pirotecnia por parte do Governo, corroborado por esta incompreensível preterição, causou uma onda de indignação, descontentamento e desmoralização das empresas pirotécnicas, que se sentem completamente esquecidas, equacionando agora partir para outro tipo de atos reivindicativos”.

Conforme explica a ANEPE, a grande maioria das empresas do setor tem como CAE o código 20510 – Fabricação de explosivos e artigos de pirotecnia, sendo que “esta inclusão na secção C, referente às indústrias transformadoras, leva a que muitas vezes fique esquecida a inegável classificação artística e cultural do setor”.

“Ciente deste facto, a ANEPE atempadamente alertou o Ministério da Economia quando o programa de apoio foi anunciado, no sentido de precaver um eventual ‘esquecimento’”, refere, lamentando a “incompreensível preterição” a que foi, mesmo assim, sujeito.

De acordo com a associação, “as empresas do setor, muitas delas centenárias, atravessam o período mais difícil da sua história”: “Já fragilizadas pela constante e injusta correlação com os incêndios florestais, soma-se agora um ano de 2020 de estagnação completa de atividade”, refere.

“O setor da pirotecnia quer recuperar e continuar a iluminar as celebrações nacionais, mas para tal não pode ficar de fora de apoios destinados aos setores culturais, quando é um inegável e indiscutível elemento do património cultural português”, sustenta.

Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) citados pela ANEPE, o CAE 20510- Fabricação de explosivos e artigos de pirotecnia representa um volume de negócios superior a 40 milhões de euros, sendo “uma parte muito significativa do mesmo relacionada com o fornecimento de serviços para eventos”.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.397.322 mortos resultantes de mais de 59,2 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 4.056 pessoas dos 268.721 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicãohá 10 horas

Famalicão: Homem encontrado morto à porta de um prédio. Queda terá sido a causa da morte

Um homem, com cerca de 40 anos, morreu, na madrugada deste domingo, sendo que as causas da morte ainda estão...

Desportohá 10 horas

Euro2024: Marco Guida vai arbitrar a estreia de Portugal diante da República Checa

O árbitro italiano Marco Guida vai arbitrar a estreia de Portugal no Euro2024 frente à República Checa, em partida agendada...

Desportohá 11 horas

Atletismo: EARO, de Famalicão, no top ten dos Campeonatos Nacionais Sub16. Sporting sagrou-se campeão

A Escola de Atletismo Rosa Oliveira (EARO) participou este sábado, dia 15 de junho, com três atletas da sua formação...

Desportohá 12 horas

Famatv transmite “super tarde” de motocross a partir de Vieira do Minho em mais uma jornada do Nacional da modalidade sob a égide da Federação de Motociclismo de Portugal.

Em direto, este domingo, a partir das 13:15 Passou em direto na Famatv

Famalicãohá 13 horas

Famalicão: Aviso Amarelo devido à previsão de chuva persistente para esta segunda-feira

O concelho de Famalicão espera, esta segunda-feira, mais um dia com previsões de chuva, à semelhança deste domingo, de acordo...

Famalicãohá 14 horas

Famalicão: Santo António em Castelões termina com Vítor Rodrigues

As festas de Santo António na freguesia de Castelões, Famalicão, já começaram na sexta-feira e terminam este domingo, com diversas...

Famalicãohá 15 horas

Famalicense, autor do atropelamento mortal de jovem em Braga, é conhecido no mundo das corridas ilegais

O condutor do BMW branco, automóvel conhecido pela participação em corridas ilegais de drift, é residente em Famalicão e tentou...

Famalicãohá 15 horas

Famalicão: José Moreira, de Esmeriz, completou um século de vida

Este sábado, dia 15 de junho, José Moreira, de Esmeriz, completou a bela idade de 100 anos. Assim, a família...

Desportohá 16 horas

Famalicão: Move-te regressa amanhã com quase 200 aulas de desporto ao ar livre

A partir desta segunda-feira, 17 de junho, está de regresso o programa “Move-te” em Vila Nova de Famalicão. Até ao...

Bragahá 16 horas

Braga: Jovem de 18 anos morre atropelado durante corrida ilegal. Condutor é de Famalicão

Um jovem de 18 anos morreu atropelado na madrugada de sexta para sábado, depois de ter sido colhido por um...

Arquivo

Mais Vistos