Site icon Fama Rádio e Televisão

Famalicão: Borboleta “come bolos” descoberta pela primeira vez em Portugal nas Pateiras do Ave

A organização de conservação do ambiente “Pateiras do Ave – Paisagem Protegida Local” divulgou esta terça-feira o registo da aparição de uma espécie de borboleta nunca antes encontrada em Portugal.

Conhecida como a borboleta que come bolos por se alimentar de um fungo específico “em forma de broa” chamado Bolo-do-rei-Alfredo.

A borboleta em questão é uma “Apomyelois bistriatella, uma borboleta pequena da família Pyralidae com apenas 20 milímetros de envergadura. É uma borboleta com uma ampla distribuição pelo norte da Europa e já tinha sido registada para a península ibérica em 2016 num artigo publicado por um grupo de investigadores espanhóis que a identificaram durante uma revisão à coleção pessoal de um dos autores. Segundo os investigadores seria previsível a sua distribuição pelo norte da península mas até julho deste ano nunca tinha sido vista em Portugal”, explicam.

“Ao contrário da maior parte das borboletas que se alimentam de tecidos vegetais, a Apomyelois bistriatella alimenta-se de um fungo muito particular chamado Bolo-do-rei-Alfredo (Daldinia sp.). Este fungo tem a forma de uma broa, o aspeto de carvão”.

Este estudo das espécies que populam as Pateiras do Ave está a cargo de João Nunes, “um jovem que o município de Vila Nova de Famalicão contratou que com apenas 21 anos tem já várias publicações sobre este tema”, anunciaram no Facebook.

“Os resultados do primeiro ano de trabalho revelaram-se surpreendentes. Foram identificadas 250 espécies com vários registos importantes não só para a interpretação do local em estudo mas também para o conhecimento da biodiversidade do nosso país”, sublinham.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Exit mobile version