Siga-nos nas redes

País

Covid-19: Zona Norte tem o maior risco de contágio de Portugal

Publicado

em

A zona Norte, o Centro e na Área Metropolitana de Lisboa (AML) são as regiões consideradas com maior risco de contágio de covid-19 na nova lista que o Governo apresentou este sábado.

Dos 213 municípios que vão estar sujeitos a mais restrições a partir das 00:00 de terça-feira, 82 são da região Norte, 63 do Centro, 41 de Lisboa e Vale do Tejo, 21 do Alentejo e seis do Algarve.

Dos 47 municípios em risco “extremamente elevado”, o nível mais alto da lista, por terem mais de 960 casos por 100 mil habitantes nos últimos 15 dias, 39 estão localizados na região Norte.

Entre eles estão o Porto, Braga, Barcelos, Felgueiras, Gondomar, Guimarães, Paços de Ferreira, São João da Madeira e Vila Nova de Gaia.

Estão também considerados como em “risco extremamente elevado” seis municípios do Centro, entre os quais Ovar, Belmonte e Manteigas, e dois do Alentejo: Crato e Portalegre.

A região Centro é a que tem mais municípios entre os 80 concelhos em nível de risco “muito elevado” (por terem entre 480 e 960 casos de covid-19 por 100 mil habitantes).

São 34 concelhos do Centro, 26 do Norte, 16 de Lisboa e Vale do Tejo (LVT) e quatro do Alentejo neste nível de classificação.

Dos 16 concelhos em risco “muito elevado” em Lisboa e Vale do Tejo, 11 são da Área Metropolitana de Lisboa (AML): Almada, Amadora, Cascais, Lisboa, Loures, Oeiras, Odivelas, Seixal, Setúbal, Sintra e Vila Franca de Xira.

No Centro estão em risco “muito elevado” Aveiro e a Guarda, no Norte Bragança e Vila Real e no Alentejo Mora, Nisa, Reguengos de Monsaraz e Sines.

Em risco “elevado” estão 86 concelhos, dos quais 25 são de Lisboa e Vale do Tejo, 23 do Centro, 17 do Norte, 15 do Alentejo e os únicos seis municípios algarvios com um nível de risco (Albufeira, Faro, Lagoa, Lagos, Portimão e Vila do Bispo).

É em risco “elevado” (por registarem mais de 240 e até 480 casos por 100 mil habitantes) que estão os outros sete municípios da AML (Alcochete, Barreiro, Mafra, Moita, Montijo, Palmela e Sesimbra).

Também estão neste grupo as capitais de distrito Santarém (LVT), Viana do Castelo (Norte), Évora (Alentejo) e Castelo Branco, Coimbra, Leiria e Viseu, no Centro.

Beja, que saiu da lista dos concelhos com risco elevado, é a única capital de distrito em risco “moderado” de contágio de covid-19, o grau mais baixo da lista apresentada pelo Governo, e que inclui 65 municípios.

Portugal continental tem 278 municípios.

O Governo anunciou no sábado as medidas de contenção da pandemia da covid-19 para o novo período de estado de emergência, que vigorará entre as 00:00 de terça-feira, 24 de novembro, e as 23:59 de 8 de dezembro.

O recolher obrigatório continuará a vigorar nos concelhos com maior risco de transmissão do novo coronavírus entre as 23:00 e as 05:00 nos dias úteis e entre as 13:00 e as 5:00 nos fins de semana e nos feriados de 01 e 08 de dezembro.

A medida abrangerá agora 127 concelhos do continente classificados como de risco “extremamente elevado” e “muito elevado”.

Nas vésperas dos feriados, os estabelecimentos comerciais vão estar encerrados a partir das 15:00 nestes 127 concelhos.

Mantêm-se igualmente os horários de encerramento dos estabelecimentos comerciais às 22:00 e dos restaurantes e equipamentos culturais às 22:30 nestes concelhos e em mais outros 86 considerados de “risco elevado”.

Em todo o território continental será proibido circular entre concelhos entre as 23:00 de 27 de novembro e as 05:00 de 02 de dezembro e entre as 23:00 de 04 de dezembro e as 05:00 de 09 de dezembro. Nas vésperas dos feriados não haverá aulas e a função pública terá tolerância de ponto. O Governo apelou ao setor privado para dispensar também os trabalhadores nestes dois dias.

A partir de terça-feira, as máscaras passam a ser obrigatórias nos locais de trabalho.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Desportohá 6 minutos

FC Famalicão: Jhonder Cádiz convocado pela seleção venezuelana para disputar a Copa América

A presença do Futebol Clube de Famalicão na Copa América vai além de Puma Rodríguez. Juntamente com o panamiano, Jhonder...

Paíshá 1 hora

Acidentes do fim de semana fizeram 7 mortos nas estradas portuguesas

Sete pessoas morreram e 11 ficaram feridas com gravidade em acidentes rodoviários no sábado e no domingo, segundo dados provisórios...

Desportohá 3 horas

FC Famalicão: Aston Villa quer Luiz Júnior e vai apresentar proposta

Depois de uma época notável ao serviço do FC Famalicão, as qualidades do guarda redes brasileiro Luiz Júnior têm gerado...

Desportohá 4 horas

Conheça os vencedores da prova de motocross CNMX realizada em Vieira do Minho

A Fama Rádio e Televisão esteve em Vieira do Minho, este domingo, para acompanhar a prova CNMX da Federação de...

Desportohá 5 horas

Famalicense Sérgio Silva sagra-se novamente Campeão Nacional no salto em comprimento, salto em altura e triplo salto

O atleta famalicense Sérgio Silva esteve em competição, nesta última sexta-feira e sábado, nos Campeonatos de Portugal Master, que se...

Famalicãohá 5 horas

Famalicão: Ribeirão em Festa com mais de 15 dias de animação e eventos

A vila de Ribeirão prepara para o próximo fim de semana o evento “Ribeirão em Festa”, um evento dedicado à...

Desportohá 6 horas

Famalicão: Atletas da PatinAVE no Ribatejo para disputar o Campeonato Nacional de Solo Dance

As atletas da Academia de Patinagem do Ave – PatinAVE Mariana Araújo, Daniela Silva e Inês Ferreira deslocaram-se a Alverca...

Famalicãohá 6 horas

Famalicão: Colisão na A3 faz dois feridos junto às portagens de Cruz

Duas pessoas ficaram feridas, na manhã desta segunda-feira, na sequência de uma colisão rodoviária entre dois veículos ligeiros, na A3...

Desportohá 7 horas

FC Famalicão contrata Rodrigo Pinheiro ao FC Porto

Estará prestes a chegar ao FC Famalicão Rodrigo Pinheiro, defesa do FC Porto de 21 anos que agora termina o...

Famalicãohá 1 dia

Famalicão: Homem encontrado morto à porta de um prédio. Queda terá sido a causa da morte

Um homem, com cerca de 40 anos, morreu, na madrugada deste domingo, sendo que as causas da morte ainda estão...

Arquivo

Mais Vistos