Siga-nos nas redes

Braga

20 detidos por falsificação de análises de água para consumo humano

Publicado

em

A Polícia Judiciária (PJ) de Vila Real anunciou hoje a detenção de 20 pessoas e a realização de 60 buscas a entidades públicas e privadas, no âmbito de uma investigação por falsificação de análises de água destinada ao consumo humano.

“A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Vila Real com o apoio de outras unidades da PJ, no âmbito de um inquérito titulado pelo Ministério Público – DIAP Regional do Porto, procedeu à realização de 60 buscas domiciliárias e não domiciliárias, que visaram diversos particulares, empresas e entidades públicas sitas em diferentes concelhos do território nacional, designadamente em Aveiro, Braga, Bragança, Coimbra, Guarda, Lisboa, Porto, Vila Real e Viseu”, refere a PJ, em comunicado.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



Segundo a PJ, a Operação Gota D’água “tem por objeto a atividade fraudulenta de um laboratório responsável pela colheita e análise de águas” destinadas a consumo humano, águas residuais, águas balneares, piscinas, captações, ribeiras, furos e poços, estando em causa crimes de abuso de poder, falsidade informática, falsificação de documento agravado, associação criminosa, prevaricação, propagação de doença e falsificação de receituário.

Os 20 detidos, com idades entre os 25 e 61 anos, são funcionários e dirigentes do laboratório, assim como dirigentes e eleitos locais das entidades gestores e ou empresas (câmaras municipais e empresas concessionárias), sendo ainda constituídos “vários outros arguidos”.

“O laboratório visado, que está devidamente acreditado, procedia à falsificação de todos os procedimentos de amostragem e análises relativas ao controlo de águas de consumo humano contratadas pelas entidades gestoras (Câmaras Municipais, Entidades Intermunicipais ou outras entidades em que foi concessionado aquele serviço público), em conluio com alguns dos funcionários, dirigentes e eleitos locais destas entidades”, explica a PJ.

De acordo com a investigação, a atividade fraudulenta do laboratório em causa também se manifestava ao nível do controlo de águas residuais, nas análises realizadas para avaliação do cumprimento das licenças de descarga das Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de diversos concelhos.

A falsificação, sustenta a PJ, “visava reduzir os custos do laboratório, colocando em causa a confiança e fiabilidade dos resultados das análises e, consequentemente, a qualidade da água ingerida diariamente pelas comunidades”.

“O laboratório, cuja atividade fraudulenta foi visada na presente investigação, está constituído no regime de sociedade por quotas, com capitais distribuídos em 50% por uma empresa multinacional (com atividade similar à entidade visada) e os restantes 50% com capital público, no caso pela participação equitativa de 6 municípios e uma Associação de Municípios”, lê-se ainda no comunicado da PJ.

A operação contou com a colaboração da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), da Autoridade de Saúde e da Inspeção-Geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território (IGAMAOT).

Os detidos vão ser presentes a interrogatório judicial para aplicação de medidas de coação.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Desportohá 20 minutos

Atleta famalicense Rafael Sampaio convocado pela Seleção Nacional de Natação

O atleta famalicense Rafael Sampaio da freguesia de Vale São Martinho foi convocado para integrar a Seleção Nacional de Natação....

Regiãohá 1 hora

Homem de 23 anos detido por violência doméstica sobre pai e avó e tráfico de droga em Santo Tirso

O homem de 23 anos, suspeito de violência doméstica, ameaças agravadas e tráfico de estupefacientes, foi detido em flagrante pelo...

Desportohá 2 horas

Antigo treinador Artur Jorge faleceu aos 78 anos

Artur Jorge, antigo selecionador português e treinador campeão europeu pelo FC Porto, morreu aos 78 anos, anunciou hoje a família...

Famalicãohá 2 horas

Famalicão: Projeto para o terminal ferroviário em Lousado afetado por contaminação de arsénio no solo

Pode ficar inviabilizado devido a um nível muito elevado de arsénio encontrado no solo o terminal rodoferroviário de mercadorias de...

Paíshá 2 horas

Depressão “Louis” chega com chuva vento e agitação marítima

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou para vermelho o aviso meteorológico para sete distritos do continente,...

Paíshá 2 horas

Rei dos Catalisadores julgado por atropelar 3 ciclistas em fuga à PSP

Está prestes a ser julgado, neste mês de Março, o Rei Dos Catalisadores, alcunha pela qual é conhecido Vítor Macedo....

Famalicãohá 3 horas

União de Freguesias de Carreira e Bente dá as boas vindas ao novos bebés com vales de apoio à natalidade

A União de Freguesias de Carreira e Bente segue com o seu programa de apoio à natalidade “Olá Bebé”. Esta...

Famalicãohá 12 horas

Chega alega ter sido recebido “aos tiros” em Famalicão. Polícia desmente disparos

O presidente do Chega denunciou esta quarta-feira que a caravana do partido foi recebida por tiros em Vila Nova de...

Desportohá 15 horas

Seleção Nacional de ténis de mesa qualifica-se para os Jogos Olímpicos Paris2024

A seleção portuguesa masculina qualificou-se hoje para o torneio por equipas de ténis de mesa dos Jogos Olímpicos Paris2024, ao...

Economiahá 17 horas

Polónia ultrapassa Portugal no valor do salário mínimo

Portugal desceu uma posição na tabela e agora tem o 11º salário mínimo mais alto da União Europeia. De acordo...

Arquivo

Mais Vistos