Siga-nos nas redes

Braga

20 detidos por falsificação de análises de água para consumo humano

Publicado

em

A Polícia Judiciária (PJ) de Vila Real anunciou hoje a detenção de 20 pessoas e a realização de 60 buscas a entidades públicas e privadas, no âmbito de uma investigação por falsificação de análises de água destinada ao consumo humano.

“A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Vila Real com o apoio de outras unidades da PJ, no âmbito de um inquérito titulado pelo Ministério Público – DIAP Regional do Porto, procedeu à realização de 60 buscas domiciliárias e não domiciliárias, que visaram diversos particulares, empresas e entidades públicas sitas em diferentes concelhos do território nacional, designadamente em Aveiro, Braga, Bragança, Coimbra, Guarda, Lisboa, Porto, Vila Real e Viseu”, refere a PJ, em comunicado.

Segundo a PJ, a Operação Gota D’água “tem por objeto a atividade fraudulenta de um laboratório responsável pela colheita e análise de águas” destinadas a consumo humano, águas residuais, águas balneares, piscinas, captações, ribeiras, furos e poços, estando em causa crimes de abuso de poder, falsidade informática, falsificação de documento agravado, associação criminosa, prevaricação, propagação de doença e falsificação de receituário.

Os 20 detidos, com idades entre os 25 e 61 anos, são funcionários e dirigentes do laboratório, assim como dirigentes e eleitos locais das entidades gestores e ou empresas (câmaras municipais e empresas concessionárias), sendo ainda constituídos “vários outros arguidos”.

“O laboratório visado, que está devidamente acreditado, procedia à falsificação de todos os procedimentos de amostragem e análises relativas ao controlo de águas de consumo humano contratadas pelas entidades gestoras (Câmaras Municipais, Entidades Intermunicipais ou outras entidades em que foi concessionado aquele serviço público), em conluio com alguns dos funcionários, dirigentes e eleitos locais destas entidades”, explica a PJ.

De acordo com a investigação, a atividade fraudulenta do laboratório em causa também se manifestava ao nível do controlo de águas residuais, nas análises realizadas para avaliação do cumprimento das licenças de descarga das Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de diversos concelhos.

A falsificação, sustenta a PJ, “visava reduzir os custos do laboratório, colocando em causa a confiança e fiabilidade dos resultados das análises e, consequentemente, a qualidade da água ingerida diariamente pelas comunidades”.

“O laboratório, cuja atividade fraudulenta foi visada na presente investigação, está constituído no regime de sociedade por quotas, com capitais distribuídos em 50% por uma empresa multinacional (com atividade similar à entidade visada) e os restantes 50% com capital público, no caso pela participação equitativa de 6 municípios e uma Associação de Municípios”, lê-se ainda no comunicado da PJ.

A operação contou com a colaboração da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), da Autoridade de Saúde e da Inspeção-Geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território (IGAMAOT).

Os detidos vão ser presentes a interrogatório judicial para aplicação de medidas de coação.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicãohá 14 minutos

Famalicão: Fachada do edifício que vai substituir o Hotel Garantia está quase pronta

Encontra-se quase pronta a fachada do novo edifício que substitui a clássica estrutura do “Hotel Garantia”, desde 1943, conhecido como...

Famalicãohá 1 hora

Famalicão: Casa-Museu Soledade Malvar recebe exposição de retratos do artista tirsense Carlos Correia

A Casa-Museu Soledade Malvar, em Vila Nova de Famalicão, assinalou este sábado a inauguração da exposição “Olhares”, da autoria do...

Famalicãohá 2 horas

Famalicão: Estudante Rita Carvalho recebe título “Traduzir 2024” na vertente “Espanhol”

Rita Kellner Marinho Carvalho, aluna 12.º ano da Escola Secundária Camilo Castelo Branco até ao final do ano letivo de...

Desportohá 3 horas

Basquetebol: Sub-16 do FAC assinalaram vitória dupla este fim de semana

A formação sub-16 de basquetebol do FAC disputou, este sábado, uma jornada dupla vitoriosa protagonizada pelos conjuntos A e B...

Bragahá 4 horas

Grupo que furtava combustível detido enquanto transportava garrafões em Braga

Dois homens, de 32 e 27 anos, foram detidos pela Polícia de Segurança Pública de Braga, por alegado furto de...

Famalicãohá 5 horas

Famalicão: Chuva regressa esta terça-feira

A chuva está de regresso a Famalicão, esta terça-feira, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e...

Desportohá 7 horas

Xadrez: Didáxis sagra-se tricampeã distrital

A equipa de xadrez da Didáxis, CX A2D, esteve presenta para competir na 16.ª edição da Supertaça da Associação de...

Guimarãeshá 8 horas

Detido suspeito de atacar mulheres com pedradas na cabeça para as deixar inconscientes e roubar em Braga

Perante diversos realitos de roubos aliados a agressões a vítimas do sexo feminino no distrito de Braga, a Polícia de...

Desportohá 8 horas

FAC inicia nova época na 1.ª Divisão de Bilhar 3 Tabelas com indicações positivas

O Famalicense Atlético Clube iniciou, neste último fim de semana, mais uma época no Campeonato Nacional de bilhar 3 Tabelas...

Famalicãohá 8 horas

Famalicão: Casa do Artista Amador apresenta mais uma semana de música, conversa e muito mais

A Casa do Artista Amador de Famalicão apresenta o cartaz para mais uma semana de atividades, que inclui a música,...

Arquivo

Mais Vistos