Famalicão
Famalicão: ECOS Culturais do Louro celebram 10 anos de atividade esta terça-feira
A Casa do Artista Amador, localizada no Louro, no concelho de Famalicão, recebe esta terça-feira a celebração dos 10 anos de existência da Associação Ecos Culturais do Louro.
Os seus amigos e seguidores estão assim convidados para um Ponto de Honra, que decorre a partir das 21:30.
A Associação Ecos Culturais do Louro celebra assim, este período em que conquistou duas marcas de destaque na cultura nacional e internacional. Uma delas é o Festival de Verão Laurus Nobilis, reconhecido tanto a nível nacional quanto internacional pelas sonoridades mais intensas. Com sete anos de história, a oitava edição do festival está marcada para ocorrer de 19 a 21 de julho de 2024. Ao longo das suas edições, o festival já recebeu cerca de 30 bandas, colocando Louro, Vila Nova de Famalicão, no mapa cultural dos cinco continentes. Comprovado pela contratação de bandas de renome global, como The Waterboys, representando o auge do Heavy Metal Português, Moonspell, e recentemente, os magníficos Manowar. Este último trouxe para a nossa região mais de 1500 europeus e aproximadamente 300 sul-americanos, um público que viajou propositadamente para Louro, Vila Nova de Famalicão, para assistir ao espetáculo dos Manowar.
“A nível nacional e ilhas todos os anos somos visitados por muitas, mas mesmo muitas de pessoas dos vários cantos do país”, explicam os responsáveis.
Outra marca de destaque, ainda recente, é a Casa do Artista Amador, que completou um ano sob a gestão da Associação. Este espaço é dedicado a todas as formas de arte emergente e convencional de natureza amadora. Em apenas um ano de existência, os números apresentados pela CAA são notáveis:
– 156 Eventos, sendo que nestes eventos estiveram artistas/projectos de vários pontos do nosso País, como de várias nações como por exemplo França, Brasil, Itália, Espanha, Austrália e Inglaterra.
– Cerca de 621 Artistas de todos os sectores da arte (literatura, pintura, teatro, música, cinema, ilusionismo, fotografia, poesia, vários sectores do artesanato, etc) é de salientar que este número engloba os mais diversos convidados que muito nos honram com a sua presença na nossa rubrica do Café Filosófico da CAA, expondo os mais variados temas nas suas palestras (desde a cultura à mais variada vertente social).
– Cerca de 5.283 visitantes (público) que assistiram aos eventos da CAA.
Outra nota importante é as figuras públicas que já aceitaram ser padrinhos deste projecto Casa do Artista Amador. Falamos do Augusto Canário que dispensa apresentações, do Pintor Santiago Belacqua, que entre outros trabalhos evidencia-se na pintura sobre a arte sacra, mais recentemente o carismático Fernando Ribeiro (líder dos Moonspell.
Extra o trabalho extenso que o Laurus Nobilis e a Casa do Artista Amador proporcionam, a Associação, Os Ecos não vacilam e criam outras oportunidades de dar realce à cultura, como por exemplo organizar desfolhadas tradicionais, dando uma oportunidade de dar a conhecer aos mais novos a cultura tradicional, participar em conjunto com outras associações que nos convidam para vários tipos de eventos como por exemplo Mostras de Associativismo que a junta de freguesia e o município organizam. Em prol da difusão da cultura os Ecos estão sempre disponíveis, dentro das suas condições e disponibilidade, como é lógico.
-
Famalicãohá 1 semana
Solidariedade: Loja Social de Gavião apela à solidariedade para aquecer os mais desfavorecidos neste Natal
-
Famalicãohá 6 dias
Solidariedade famalicense concretizou “Um Desejo de Natal” a mais de 200 crianças carenciadas
-
Famalicãohá 4 dias
Famalicão: Comércio tradicional da cidade aberto até mais tarde neste sábado
-
Famalicãohá 1 dia
Praça Mercado de Famalicão celebra o Natal com doçaria e grandes chefs