Siga-nos nas redes

País

Covid-19: Lojas e restaurantes fecham às 13:00 ao fim de semana e feriados em 127 concelhos

Publicado

em

O comércio e a restauração vão continuar a fechar às 13:00 nos próximos dois fins de semana e feriados de 01 e 08 de dezembro e vão encerrar às 15:00 nas “pontes”, nos 127 concelhos de risco mais elevado.

Segundo o primeiro-ministro, António Costa – que falava aos jornalistas para anunciar novas medidas para combater o aumento de número de infeções por covid-19, decididas no Conselho de Ministros de sexta-feira – nos 127 concelhos que estão nos dois níveis mais altos de risco de contágio (extremamente e muito elevado), mantêm-se as regras ao fim de semana de encerramento às 13:00 para os restaurantes e estabelecimentos comerciais.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



Acresce o encerramento às 15:00 nas segundas-feiras que antecedem os dois feriados de dezembro (30 de novembro e 07 de dezembro).

O Governo deu tolerância de ponto aos funcionários públicos e determinou o encerramento das escolas nas segundas-feiras em causa, no entanto, não pode determinar o encerramento da atividade privada, o que justifica o encerramento dos estabelecimentos às 15:00 e não às 13:00.

“Muita gente terá de trabalhar [nas segundas-feiras] e, tendo de trabalhar, porventura terá de ir à restauração”, apontou António Costa.

Nestes 127 concelhos, e nos de risco elevado – mais 86 – mantêm-se os horários de encerramento nos restantes dias, às 22:00 dos estabelecimentos comerciais e às 22:30 dos restaurantes e equipamentos culturais. 

Quanto à restauração, o primeiro-ministro destacou a importância do setor para “sustentar as economias regionais”, “animar o comércio regional” e “fundamental para o futuro do turismo”.

Por isso, e apesar de sublinhar que o Governo quer “trabalhar com todos os profissionais da restauração” no sentido de apoiar o setor, admitiu não ter a menor dúvida de que não é possível evitar que o setor sofra “em alguma medida”.

O Governo acrescentou hoje mais dois níveis de risco elevado aos concelhos abrangidos pelas medidas especiais de combate à covid-19, mantendo 47 municípios em risco “extremamente elevado”, o mais alto na escala.

Numa conferência de imprensa, o primeiro-ministro, António Costa, destacou que os concelhos vão estar divididos consoante os níveis de risco em “extremamente elevado”, “muito elevado”, “elevado” e “moderado” e será “em função destes critérios de risco” que “nos próximos meses serão “modeladas as medidas a adotar para que se ajustem o melhor possível à realidade efetiva em cada concelho”.

Em risco “extremamente elevado” estão 47 concelhos, por apresentarem mais de 960 casos de doença por 100 mil habitantes.

No nível “muito elevado” estão 80 concelhos por apresentarem mais de 480 novos casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias.

Em risco elevado encontram-se 86 concelhos, com mais de 240 e até 480 casos por 100 mil habitantes, e, em risco “moderado”, estão 65 concelhos, com menos de 240 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias.

Da lista de risco saíram esta semana 15 concelhos.

António Costa sublinhou que a lista é dinâmica e será revista de 15 em 15 dias, alinhada com a revisão do estado de emergência.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Desportohá 12 horas

GD ESTORIL, 1 X FC FAMALICÃO, 0 – Resultado final

ESTORIL X FC FAMALICÃO – Acompanhe a Jornada 31 da Primeira Liga Portuguesa com a Fama Rádio. 34′ Estoril Praia:...

Famalicãohá 13 horas

Famalicão: Vem aí uma segunda-feira sem chuva e máximas de 18.º graus

Famalicão espera uma segunda-feira sem chuva, embora com céus nublados, assim indicam as previsões do Instituto Português do Mar e...

Famalicãohá 14 horas

Famalicão: Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco recebe Bandeira da Ética

A candidatura do projeto “#aeccbplogging” do Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco (AECCB), em Famalicão,  à certificação da Bandeira da...

Famalicãohá 15 horas

Famalicão: Maria José Gonçalves reeleita presidente do Bombeiros de Riba de Ave

Maria José Gonçalves foi reeleita, esta sábado, como presidente da Direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Riba de...

Famalicãohá 17 horas

Ymotion lança 10ª edição com novidades para os mais jovens

Este sábado foi lançada a décima edição do Ymotion – Festival de Cinema Jovem de Famalicão, numa apresentação guiada pelo...

Famalicãohá 18 horas

Famalicão: Escuteiros de Ruivães celebram 50 anos e inauguram nova sede

O Agrupamento de Escuteiros de Ruivães inaugurou, este domingo, a sua nova sede, que é resultado da recuperação de um...

Famalicãohá 18 horas

BV Famalicenses reuniram sete corpos de bombeiros do país em desafio competitivo

Decorreu, este sábado, o “1º Firerescue Extreme Challenge” dos Bombeiros Voluntários Famalicenses, uma prova organizada pela Seção Desportiva e Cultural...

Desportohá 18 horas

Famalicão: Pedro Almeida foi terceiro no CPR do Rali D’Aboboreira

O piloto famalicense Pedro Almeida terminou o Rali D’Aboboreira, disputado este fim de semana, no terceiro lugar entre os pilotos...

Famalicãohá 20 horas

Famalicão: Escola D. Sancho I vence Concurso das Olimpíadas de Educação Financeira

Os estudantes da turma do curso profissional de Logística da Escola Secundária D. Sancho I, em Famalicão,  foram os vencedores...

Desportohá 20 horas

FC de Famalicão defronta hoje o Estoril. Armando Evangelista quer um jogo que dignifique o clube

O Futebol Clube (FC) de Famalicão desloca-se este domingo ao Estoril Praia para o jogo da 31ª jornada da I...

Arquivo

Mais Vistos