Siga-nos nas redes

País

PS e direita chumbam alterações ao Código do Trabalho propostas pelo Bloco de Esquerda

Publicado

em

Foram hoje chumbadas com os votos contra do PS e dos partidos à sua direita as propostas do BE de alterações ao Código do Trabalho sobre indemnização por despedimento, caducidade da contratação coletiva, plataformas digitais e período experimental.

Estas medidas integram o leque de apenas 12 propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2021 (OE2021) que o Bloco de Esquerda decidiu apresentar nesta fase da especialidade, cuja votação arrancou hoje.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



Além de ter proposto a revogação do atual modelo de cálculo das indemnizações por despedimento, (que, durante a troika, foram reduzidas de 30 para 12 dias de remuneração por cada ano de trabalho), o Bloco de Esquerda propunha também a reposição do princípio do tratamento mais favorável e a revogação da caducidade das convenções coletivas.

“Num contexto de crise, estas normas tornam-se ainda mais graves, porque somam um desequilíbrio legal e de regulação ao desequilíbrio inerente ao próprio contexto de crise económica e de dificuldade”, refere o BE na justificação da proposta, acentuando que a decisão do Governo em suspender temporariamente a caducidade da convenção evidencia que este reconhece “a iniquidade desta norma”, mas não resolve o problema, apenas o adia.

Outra das medidas propostas pelo BE cujo chumbo foi ditado pela junção de votos contra do PS, PSD, CDS-PP, Iniciativa Liberal e Chega, foi a que visava repor o período experimental em 90 dias, eliminando a alteração ao Código do Trabalho que entrou em vigor em 2019 e que o aumentou para 180 dias.

O voto contra dos mesmos partidos travou também a proposta do BE que visava a realização de contratos de trabalho por parte das plataformas digitais, nomeadamente da atividade de transporte individual e remunerado de passageiros em veículos descaracterizados a partir de plataforma eletrónica (conhecida por TVDE).

“A relação estabelecida entre a empresa detentora da plataforma eletrónica e os trabalhadores que desenvolvem a atividade é titulada, obrigatoriamente, por contrato de trabalho escrito, assinado pelas partes”, previa a proposta dos bloquistas, que obrigava as plataformas digitais a enviar todos os anos para a Autoridade para as Condições de Trabalho, “informação nominal dos contratos de trabalho que celebraram”.

A proposta do BE que visava obrigar as empresas beneficiárias de medidas de apoio a manterem os postos de trabalho (independentemente de se tratar de contratos com termo ou por tempo indeterminado) foi igualmente chumbada pela mesma composição de votos contra.

Rejeitada foi também a proposta que determinava a suspensão, até 31 de dezembro de 2021, dos contratos de trabalho sem termo ou a termo resolutivo “em execução à data de início da aplicação das medidas de prevenção, contenção, mitigação e tratamento da infeção epidemiológica por SARS-Cov2 e da doença covid-19”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Sociedadehá 12 horas

Famalicão: “Co-Drive Solidário” adiado para o domingo de 17 de dezembro devido às previsões de mau tempo

Foi adiado para o dia 17 de dezembro (domingo) o “Co-Drive Solidário”, um evento que junta um coletivo de pilotos...

Famalicãohá 12 horas

Famalicão: Presidente da Câmara Municipal lança primeira pedra para o novo Espaço Multiusos de Arnoso

Mário Passos, presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão assinala neste domingo, dia 10 de dezembro, às 11h15,...

Paíshá 13 horas

Faleceu apresentador Nuno Graciano aos 54 anos

Faleceu esta quinta-feira, após três dias de internamento com prognóstico reservado o apresentador Nuno Graciano de 54 anos, devido a...

Famalicãohá 14 horas

Famalicão: Colisão rodoviária faz um ferido em Vale S. Martinho

Uma pessoa ficou ferida, na tarde desta quinta-feira, na sequência de uma colisão rodoviária entre duas viaturas ligeiras, na Avenida...

Famalicãohá 14 horas

Auchan reinaugura loja de Guimarães com animação e outras iniciativas 

A Auchan Retail Portugal assinala esta sexta-feira, dia 08 de dezembro, a reinauguração da sua loja de Guimarães, num dia...

Famalicãohá 15 horas

Famalicão: Chuva vai manter-se esta sexta-feira

Famalicão espera mais um dia de chuva para o feriado desta sexta-feira 08 de dezembro, embora sem a intensidade do...

Famalicãohá 16 horas

20 Capsulões serão colocados por todo o concelho para recolha de cápsulas do café

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão assinou esta quinta feira um protocolo de cooperação com a Associação Industrial...

Famalicãohá 16 horas

GD Natação Famalicão realiza Festival de Natal dedicado às crianças a 16 de dezembro

O GD Natação de Famalicão realiza, no dia 16 de dezembro (sábado) o seu Festival de Natal, um evento dedicado...

Famalicãohá 16 horas

O meu Natal… (III)

A Fama Rádio e Televisão foi ouvir os grandes protagonistas do Natal: As crianças. Com uma pergunta muito simples, “o...

Famalicãohá 17 horas

Famalicão: Didáxis de luto após falecimento do professor Rui Manuel Barroso

A comunidade escolar da Didáxis, localizada em Riba de Ave no concelho de Famalicão está de luto com a morte...

Arquivo

Mais Vistos