Site icon Fama Rádio e Televisão

Tecnologia famalicense na linha da frente da proteção à covid-19

O Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes de Famalicão (CeNTI) criou em parceria com a empresa famalicense Oldtrading uma tecnologia de deteção de humidade, a ser usada em máscaras, que aplica um sistema de mudança automática de cor quando é necessária uma substituição das mesmas.

De acordo com o CeNTI esta será uma “máscara de proteção facial inovadora, com acrescidas propriedades de sinalização” que “incorporará um sistema em que, na face externa, ocorrerá uma mudança percetível da cor desse mesmo sistema e indicará ao utilizador o momento em que deverá substituí-la, sob pena da sua eficácia poder ficar comprometida”, explica.

David Ramada, coordenador do projeto HydroMask refere ainda que este produto tem “um sistema baseado em pigmentos hidrocrómicos [que mudam de cor em contacto com água em estado líquido] que é acoplado à parte externa da máscara, onde uma mudança percetível de cor indicará a altura correta para o utilizador a substituir”.

No que toca à investigação o coordenador explica que “a incorporação destas partículas em fibras têxteis e também estamos a desenvolver um revestimento com propriedades hidrocrómicas, utilizando esses tais pigmentos hidrocrómicos”.

Contando com o apoio monetário do programa Norte 2020, totalizando 115 mil euros, e conclusão prevista para o final do ano, as novas máscaras são esperadas nas lojas “brevemente”.

A cargo da produção estará a empresa Oldtrading, também sediada em Famalicão, especialista em seamless.

No futuro serão conhecidos outras parcerias entre estas duas empresas nomeadamente na criação de um sensor que deteta a infeção pela covid-19 baseando-se nos padrões de respiração do utilizador, assim como de uma viseira de proteção com propriedades antivíricas e anti-embaciamento.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Exit mobile version