Site icon Fama Rádio e Televisão

Trabalhadores da CP em greve a 30 de novembro (quarta-feira)

Os trabalhadores da CP realizarão uma greve de 24 horas a 30 de Novembro, juntamente com os trabalhadores da Infraestruturas de Portugal, exigindo um bónus financeiro para mitigar os efeitos da inflação e o cumprimento do Acordo de Empresa, avança o Sapo.

De acordo com a DGERT – Direcção-Geral do Emprego e Relações Laborais, os sindicatos e a CP chegaram a um acordo para cumprir com os serviços mínimos de 25%.

De acordo com o aviso de greve, publicado a 17 de Novembro, os trabalhadores “lutam por um prémio financeiro anual para compensar a perda de poder de compra em 2020, pela actualização do subsídio alimentar, pelo fim da discriminação entre sindicatos, pelo cumprimento do Acordo de Empresa em vigor e pela implementação do processo de avaliação de desempenho em falta para o período de Maio de 2021 a Abril de 2022”.

O protesto foi convocado pela Associação Sindical de Supervisores Intermediários de Operações Ferroviárias (ASCEF), o Sindicato Nacional Independente dos Trabalhadores Ferroviários (SINFB), o Sindicato Nacional dos Trabalhadores Ferroviários e Similares (SINFA), o Sindicato Independente dos Trabalhadores Ferroviários e Similares (SIOFA), o Sindicato Nacional Democrático Ferroviário (SINDEFER) e o Sindicato Nacional dos Transportes, Comunicações e Obras Públicas (FENTCOP).

A greve abrange todos os trabalhadores da CP – Comboios de Portugal e terá lugar entre as 00:00 e as 24:00 do dia 30 de Novembro.

Segundo o pré-aviso, de 17 de Novembro a 29 de Novembro haverá também uma greve dos trabalhadores da CP a partir da oitava hora do seu tempo normal de trabalho diário e uma greve “durante todo o período de trabalho” do pessoal da estação (trabalhadores afectos a bilheteiras, supervisores directos e ao serviço comercial e de marketing).

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Exit mobile version