Siga-nos nas redes

País

Covid-19: CEiiA confia na “autorização definitiva” do ventilador Atena pelo Infarmed

Publicado

em

O diretor de desenvolvimento de negócio e da unidade de serviços de engenharia do CEiiA acredita que o ventilador Atena vai receber uma “autorização definitiva e incondicionada” pelo Infarmed para a sua utilização no combate à covid-19.

Segundo Miguel Braga, o equipamento – desenvolvido pelo CEiiA durante a primeira vaga da pandemia em Portugal e que recebeu em julho uma autorização excecional e condicionada por parte do órgão regulador do setor – está a responder a “um processo complexo e que exige um conjunto de trâmites”, mas no qual as duas partes estão a agir “com a maior rapidez e prioridade” para chegar a uma solução.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



“Estamos confiantes porque conhecemos o produto que produzimos; o CEiiA nunca colocaria um produto desta natureza e submetê-lo-ia à autorização do regulador se não confiasse que seguiu com rigor todos os procedimentos e que o ventilador é seguro e fiável. E sentimos desde o início que há um compromisso do Infarmed em que – cumprindo todas as regras – o ventilador Atena tenha uma autorização incondicionada para ser utilizado no combate à covid-19 e para salvar vidas em Portugal”, afirmou à Lusa o responsável da unidade de Matosinhos.

Com efeito, Miguel Braga enfatizou a “responsabilidade e o compromisso” do CEiiA e do Infarmed no processo garante que foi enviada toda a documentação para desbloquear a autorização relativa à utilização do Atena na questão da pressão assistida, o único dos quatro modos de ventilação que não foi contemplado na autorização excecional e condicionada apenas a doentes covid-19 e na ausência de um equipamento com certificação europeia.

“Encontraremos no diálogo muito profícuo que está a acontecer entre as duas partes as condições necessárias para que, de forma inequívoca, a utilização do ventilador Atena seja incondicionada com total responsabilidade, garantindo a fiabilidade, a segurança e o conforto” dos doentes, observou.

Questionado sobre uma data de conclusão para a validação total da primeira versão do Atena pelo Infarmed, num processo de avaliação que se arrasta já desde julho, o diretor de desenvolvimento de negócio e da unidade de serviços de engenharia de Matosinhos salientou que “não há um prazo definido”, embora defenda que se estão a criar condições para que tal possa ocorrer “o mais rápido possível”.

Em causa estará a segurança e o desempenho do Atena no que diz respeito à pressão constante na PEEP [pressão expiratória final positiva], sobre a qual o relatório do grupo de peritos criados para avaliar os ventiladores no contexto da pandemia, segundo o que o jornal Público divulgou em julho, apontou inconsistências, considerando que podia aumentar o risco de lesão associada ao ventilador e expor o doente a outros eventos adversos.

Entretanto, Miguel Braga confirmou que o CEiiA está ainda também à espera de uma autorização para a realização de um estudo clínico do Atena com doentes no Hospital de Santo António, no Porto, e no Hospital de Braga, revelando que o pedido submetido no passado mês de agosto continua “em apreciação pela Comissão de Ética para a Investigação Clínica” (CEIC).

Portugal contabiliza pelo menos 3.250 mortos associados à covid-19 em 204.664 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.294.539 mortos em mais de 52,7 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 3 horas

Famalicão: Conheça os locais dos radares da PSP em maio

O dispositivo de controlo de velocidade da PSP estará nos dias 16 e 22 de maio na Estrada Nacional 14...

Paíshá 4 horas

Norte de Portugal tem o maior número de praias com Bandeira Azul. Conheça aqui a lista completa

Portugal conta este ano com 440 praias, marinas e embarcações com Bandeira Azul, mais oito que em 2023, tornando-se o...

Desportohá 5 horas

Sporting vai “avançar” por Gustavo Sá no final da época

O Sporting Clube de Portugal terá reforçado a sua apreciação das qualidades do médio ofensivo do FC Famalicão Gustavo Sá,...

Famalicãohá 6 horas

Famalicão: Chuva intensa já chegou e deverá manter-se nas próximas horas

A chuva com mais intensidade já chegou ao concelho de Famalicão, condição que se deverá prolongar durante as próximas horas...

Bragahá 6 horas

GNR detém dois suspeitos e apreende 157,5 doses de cocaína em Fafe

A GNR de Fafe deteve, no sábado, dois homens por tráfico de droga naquele concelho do distrito de Braga, informou...

Famalicãohá 7 horas

Famalicão: Contratempo e recuperação assinalam participação de Fábio Martins na 2.ª etapa do Troféu Norte de motocross

Fábio Martins esteve, este domingo, em Pico de Regalados, em Vila Verde, local da 2.ª disputa do Troféu Norte de...

Guimarãeshá 8 horas

Corpo de homem de 60 anos encontrado sem vida no rio Vizela em Guimarães

Um homem, com cerca de 60 anos, foi encontrado hoje morto no rio Vizela, em Guimarães, distrito de Braga, disse...

Desportohá 8 horas

Famalicão: Irmãs Inês e Mariana Silva com prestações positivas no Europeu de xadrez

As irmãs Mariana Silva e Inês Silva, campeã e vice-campeã nacional feminina de xadrez, respetivamente, estiveram na Grécia na última...

Famalicãohá 9 horas

Agroshopp com novo espaço para os patudos

A Agroshopp de Famalicão inaugurou um novo espaço. Trata-se de um Pet Spa onde os nossos amigos de quatro patas...

Desportohá 9 horas

Clube Desportivo de Lousado vai subir de divisão após vencer Série D da 1.ª Divisão da AF Braga

O Clube Desportivo de Lousado já garantiu, no último domingo, o 1.º lugar na tabela classificativa da Série D da...

Arquivo

Mais Vistos