País
Chuvas fortes, trovoadas e granizo chegaram hoje a Portugal. Região Norte escapou ao mau tempo
O centro e o sul do país deverão ser particularmente afetados por agueiros fortes de granizo, acompanhados de trovoada, nos próximos três dias, avisou hoje a Proteção Civil, alertando para a possibilidade de fenómenos extremos de vento.
Com base nas previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a Proteção Civil emitiu um aviso à população segundo o qual se espera “maior potencial de severidade” no baixo Alentejo e no Algarve.
O vento vai soprar de leste e será mais intenso na faixa costeira a sul do cabo Carvoeiro e nas terras altas do Centro e Sul.
Face às previsões, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil alertou para a possibilidade de inundações em zonas urbanas, cheias provocadas pelo transbordo de rios e ribeiras e derrocada de terras.
Há também a possibilidade de contaminação de água potável por “inertes resultantes de incêndios rurais”.
O arrastamento para as estradas de objetos soltos, ou desprendimento de estruturas móveis ou deficientemente fixadas, por efeito do vento forte pode “causar acidentes com veículos em circulação” e peões na via pública, especificou a Autoridade, em comunicado.
Foto: Meteo Tras os Montes/DR
-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão: Vilarinho das Cambas celebra festas em honra de São Sebastião
-
Famalicãohá 5 dias
Famalicão: Nine recebe nova sessão do “Haja Saúde” sobre doenças cardiovasculares
-
Famalicãohá 3 dias
Famalicão: Desagregação de 4 uniões de freguesia votada no parlamento esta sexta-feira
-
Guimarãeshá 3 horas
Bebé de 18 meses e duas crianças feridas após despiste seguido de capotamento na EN206 em Guimarães