Site icon Fama Rádio e Televisão

Centros de Saúde ainda só receberam 5 mil de 30 mil telefones para comunicar com doentes

Apesar dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) garantirem que já entregaram 10 mil telemóveis às administrações regionais de saúde (ARS), os Centros de Saúde admitem apenas ter recebido 5 mil, avança o jornal Público.

Inicialmente estava prevista a entrega de 30 mil unidades para “a renovação do sistema de comunicações das unidades de cuidados de saúde primários” e “configuração das novas centrais digitais através de VOIP [telefonia pela internet]”, mas ainda não foi concluída.

A falta de equipamento veio agravar as “falhas de comunicação por telefone entre os centros de saúde e os utentes já eram comuns antes da pandemia, mas agravaram-se numa altura em que cabe a estas unidades seguir por chamadas diárias os infetados pelo novo coronavírus e realizar o rastreio de contactos”, revela o mesmo órgão de comunicação.

Dos cerca de 5 mil telefones entregues, importa ressalvar que dois mil foram distribuídos pela região Norte e outros tantos deverão chegar durante esta semana. A região Centro recebeu 1.650 telemóveis e deverá receber mais 980 em breve. Em Lisboa e Vale do Tejo, a ARS adiantou que distribuiu 980 telemóveis por 15 agrupamentos de centros de saúde e que outros mil devem chegar na próxima semana. Para o Algarve foram 132 telemóveis e serão distribuídos mais 250 em breve.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Exit mobile version