Siga-nos nas redes

Famalicão

Hospital de Famalicão cancela maior parte da atividade para atender doentes covid-19

Publicado

em

Os hospitais das áreas de Guimarães, Vale do Sousa e Médio Ave cancelaram “grande parte” da sua atividade programada para atender a doentes com covid-19, afirmou hoje a ministra da Saúde.

“Estão com uma elevada pressão assistencial e tiveram que cancelar já grande parte daquilo que é a sua atividade programada”, declarou Marta Temido na conferência de imprensa de acompanhamento da pandemia.

A ministra referiu que no norte do país há mais cancelamentos, mas que hospitais da zona de Lisboa e Vale do Tejo também suspenderam atividade programada não urgente.

“Esta tem sido uma gestão diária”, indicou, considerando que “os hospitais têm estado a tomar essas decisões de forma muito adequada e muito em função do que é a efetiva necessidade regional e local”.

Há hospitais do Serviço Nacional de Saúde que “felizmente, têm uma situação epidemiológica bastante controlada e não estão a cancelar atividade ou a suspendê-la”, referiu.

Desde o início da pandemia, os cuidados aos doentes melhoraram e “as demoras médias de internamento por covid-19 são mais baixas, o que permite um conjunto de outras opções que são feitas na governação clínica de cada instituição”.

Marta Temido afirmou que a tutela continua a tentar “garantir todos os dias a ampliação da capacidade de resposta” dos hospitais públicos à covid-19.

“Vamos abrir 28 camas de cuidados intensivos no centro hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho até ao final do mês, no início do mês que vem vamos abrir camas de cuidados intensivos no hospital Fernando da Fonseca [Amadora] e até ao fim do ano no hospital Espírito Santo, de Évora, e, esperamos, em outros hospitais do país”, enumerou.

A ministra referiu que “muitos hospitais do SNS estão a enviar doentes não-covid para outros setores” e que na próxima semana serão anunciados mais programas de colaboração para atender doentes com covid e não-covid.

Na região Norte, estão já disponíveis 45 camas para doentes com covid-19 na Fundação Ensino e Cultura Fernando Pessoa, 40 no Hospital das Forças Armadas, oito no hospital CUF Porto e a Administração Regional de Saúde do Porto está a fechar acordos com o grupo Trofa para mais 20 camas e mais 80 na Santa Casa da Misericórdia de Póvoa de Lanhoso.

O ministério fez também acordos com 19 misericórdias do Norte para atenderem doentes que não têm covid-19 no valor de 33 milhões de euros e está a fazer protocolos com instituições da zona de Lisboa e Vale do Tejo, indicou.

Marta Temido referiu que “a desprogramação de atividade” se passa em todos os países europeus.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Sociedadehá 43 minutos

Trofa: Suspeitos filmados a assaltar viaturas em garagem

Dois homens foram apanhados pelas câmaras de videovigilância enquanto arrombavam viaturas numa garagem situada no centro da Trofa. Ao aperceberem-se...

Famalicãohá 1 hora

Famalicão: Árvore cai com rajada de vento e causa danos em Famalicão

Este sábado ficou marcado pela queda de uma árvore de grande porte na Avenida de França, em Vila Nova de...

Paíshá 5 horas

Maioria dos detidos na operação de Páscoa conduzia sob efeito de álcool ou sem carta

No âmbito da Operação Páscoa Segura 2025, nas áreas da responsabilidade da PSP a nível nacional, foram efetuadas 686 detenções...

Paíshá 5 horas

Neve encerra acessos ao maciço da Serra da Estrela

Segundo o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil das Beiras e Serra da Estrela, a circulação está interrompida em...

Sociedadehá 6 horas

Euromilhões: Páscoa deixa ‘ovos de ouro’ em Portugal

Ninguém acertou na chave vencedora do sorteio 031/2025 do Euromilhões desta sexta-feira, 18 de abril. Contudo, há boas notícias para...

Famalicãohá 19 horas

Páscoa 2025: Recriação do Julgamento de Jesus

Reveja a recriação do Julgamento de Jesus, na antiga Igreja Matriz de Famalicão. Para esta noite de sexta-feira santa, estava...

Sociedadehá 19 horas

Veja os Golos! FC Porto 2 – 1 FC Famalicão

O Futebol Clube de Famalicão perde esta tarde com o FC Porto por duas bolas a uma no Estádio do...

Bragahá 20 horas

Suspeito é presente este sábado a interrogatório no Tribunal de Famalicão

O Palácio de Belém emitiu hoje uma nota oficial, informando que o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, contactou...

Regiãohá 21 horas

Autarca de Vizela sob investigação por alegada violência doméstica

O presidente da Câmara Municipal de Vizela e líder da Federação de Braga do Partido Socialista, Victor Hugo Salgado, encontra-se...

Desportohá 24 horas

Hóquei em patins: Riba d’Ave HC vence Sanjoanense em jogo em atraso

O Riba de Ave Hóquei Clube (RAHC) venceu, na noite desta quinta-feira, a AS Sanjoanense, em jogo de atraso relativo...

Arquivo

Mais Vistos