Siga-nos nas redes

País

Estado de emergência: Não pode sair de casa no fim de semana, mas pode ir ao supermercado

Publicado

em

Deslocações a mercearias e supermercados é uma das exceções na proibição de circulação na via pública nas tardes e noites dos próximos dois fins de semana, nos 121 concelhos de maior risco de contágio pelo novo coronavírus.

Segundo o decreto que regula a aplicação do estado de emergência decretado pelo Presidente da República, que entrou em vigor às 00:00 e foi publicado em Diário da República na noite de domingo, são permitidas as “deslocações a mercearias e supermercados e outros estabelecimentos de venda de produtos alimentares e de higiene, para pessoas e animais”.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



Contudo, as deslocações admitidas, que são detalhadas em 13 alíneas do decreto, devem ser efetuadas “preferencialmente desacompanhadas e devem respeitar as recomendações e ordens determinadas pelas autoridades de saúde e pelas forças de segurança, designadamente as respeitantes às distâncias a observar entre as pessoas”.

Conforme já tinha anunciado o primeiro-ministro na madrugada de domingo, no final do Conselho de Ministros extraordinário para tomar medidas no âmbito do estado de emergência decretado, a circulação estará limitada nos próximos dois fins de semana entre as 13:00 de sábado e as 05:00 de domingo e as 13:00 de domingo e as 05:00 de segunda-feira nos 121 concelhos de maior risco de contágio.

O Governo decretou também o recolher obrigatório entre as 23:00 e as 05:00 nos dias de semana, a partir de segunda-feira e até 23 de novembro, nos 121 municípios mais afetados pela pandemia.

As medidas afetam 7,1 milhões de pessoas, correspondente a 70% da população de Portugal, dado que os 121 municípios incluem todos os concelhos das áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto.

Além da exceção das deslocações aos supermercados, o decreto prevê que durante o recolher obrigatório noturno e nas tardes e noites dos fins de semana de 14 e 15 de novembro e 21 e 22 de novembro são permitidas “deslocações pedonais de curta duração, para efeitos de fruição de momentos ao ar livre, desacompanhadas ou na companhia de membros do mesmo agregado familiar que coabitem” e passeios “de curta duração” dos animais de companhia.

Podem também realizar-se deslocações para “desempenho de funções profissionais”, atestadas por declaração emitida pela entidade empregadora, declaração emitida pelo próprio, no caso de trabalhadores independentes ou empresários em nome individual, ou declaração de “compromisso de honra, no caso de se tratar de trabalhadores do setor agrícola, pecuário e das pescas”.

São igualmente possíveis as deslocações, “sem necessidade de declaração”, de profissionais de saúde e trabalhadores de instituições de saúde e de apoio social, agentes de proteção civil, forças e serviços de segurança, militares, pessoal civil das Forças Armadas e inspetores da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica.

Os titulares de órgãos de soberania, dirigentes dos parceiros sociais e dos partidos políticos representados na Assembleia da República e “pessoas portadoras de livre trânsito emitido nos termos legais poderão também circular, assim como “os ministros de culto”, pessoal das missões diplomáticas, consulares e das organizações internacionais localizadas em Portugal.

As deslocações por motivos de saúde, nomeadamente a farmácias, e o transporte de pessoas a quem devam ser administrados cuidados está também entre as exceções à proibição de circulação, tal como as deslocações para acolhimento de emergência de vítimas de violência doméstica, crianças e jovens em risco.

Pode também circular quem for prestar “assistência de pessoas vulneráveis, pessoas com deficiência, filhos, progenitores, idosos ou dependentes” ou quem se desloque “por outras razões familiares imperativas”, como o cumprimento de partilha de responsabilidades parentais.

As deslocações a veterinários, as “deslocações necessárias ao exercício da liberdade de imprensa” e “por outros motivos de força maior ou necessidade impreterível, desde que se demonstre serem inadiáveis e sejam devidamente justificados” são igualmente permitidas.

É ainda “admitida a circulação de veículos particulares na via pública, incluindo o reabastecimento em postos de combustível” no âmbito das exceções previstas.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.251.980 mortos em mais de 50 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 2.896 pessoas dos 179.324 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 8 horas

Famalicão: Sexta-feira com “máximas” de 28.º graus e céus parcialmente nublados

Famalicão espera, esta sexta-feira, um dia de sol e com céus parcialmente nublados, de acordo com as previsões do Instituto...

Desportohá 10 horas

Famalicão: Cinco atletas da PatinAve apuradas para competições nacionais

A PatinAve – Academia de Patinagem do Ave tem três das suas atletas apuradas para o Campeonato Nacional Solo Dance...

Desportohá 11 horas

FC Famalicão: Evangelista quer sobriedade na equipa após vitória frente ao SL Benfica

O treinador do Famalicão defendeu hoje que se a equipa se deixar “embebedar com a vitória frente ao Benfica” na...

Famalicãohá 12 horas

Famalicão: Festival de Folclore do Rancho Regional de Fradelos regressa a 26 de maio

O Rancho Regional de Fradelos regressa, no dia 26 de maio, com mais uma edição do seu Festival de Folclore,...

Famalicãohá 13 horas

Famalicão: Incêndio deflagra em duas viaturas em Bente

Um incêndio deflagrou, na tarde desta quinta-feira, em dois veículos ligeiros na Rua Benedito, na freguesia de Bente, em Famalicão....

Desportohá 14 horas

Famalicão: Alunos do AECCB brilham no Campeonato de BTT CLDE Braga

Dois grupos de atletas de BTT, compostos por alunos do Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco participaram no Campeonato de...

Famalicãohá 14 horas

“É urgente reconhecer definitivamente o ensino profissional”, defendeAmadeu Dinis, presidente da ANESPO

O famalicense Amadeu Dinis assumiu, no dia 12 de abril, o cargo de presidente da direção da Associação Nacional de...

Desportohá 15 horas

FC Famalicão: Adepto que insultou Chiquinho proibido de entrar em recintos desportivos por 2 anos

O autor dos insultos racistas ao futebolista Chiquinho foi punido com a proibição de acesso a recintos desportivos durante dois...

Famalicãohá 16 horas

Famalicão: Delães celebra Festa em Honra de Nossa Senhora das Candeias a 18 e 19 de maio

A freguesia de de Delães, em Famalicão, celebra nos dias 18 e 19 de maio (sábado e domingo) a Festa...

Famalicãohá 17 horas

Dia da Europa assinalado em Famalicão

O município de Vila Nova de Famalicão assinalou esta quinta-feira o dia da Europa, com uma cerimónia simbólica que decorreu...

Arquivo

Mais Vistos