Siga-nos nas redes

País

Covid-19: Hotéis e restauração “a caminho do colapso”

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) considerou hoje “absolutamente insuficientes” os subsídios e crédito a fundo perdido às empresas anunciados pelo Governo e defendeu que a restauração e alojamento estão “a caminho do colapso”.

Publicado

em

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) considerou hoje “absolutamente insuficientes” os subsídios e crédito a fundo perdido às empresas anunciados pelo Governo e defendeu que a restauração e alojamento estão “a caminho do colapso”.

Estes novos apoios, que acolhem o princípio da concessão de verbas a fundo perdido, há muito vinham sendo reclamado pela AHRESP, diz a associação em comunicado hoje divulgado, considerando que tais medidas ficaram “muito aquém” das medidas recentemente propostas pela AHRESP e que considera “absolutamente fundamentais” para as empresas de atividades económicas mais afetadas pela crise pandémica conseguirem evitar insolvências e despedimentos coletivos.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



“A grave crise económica e financeira que assola as empresas da restauração e bebidas e do alojamento turístico exige a implementação de medidas excecionais que garantam a sua sobrevivência e a manutenção dos postos de trabalho”, defendem no comunicado, considerando “vital” capitalizar as empresas, dinamizar o consumo e garantir os postos de trabalho.

A associação diz ainda que, quando a pandemia terminar, e a retoma se iniciar, vai ser determinante ter empresas de portas abertas com profissionais qualificados, para que Portugal possa continuar a ser reconhecido como o melhor destino turístico do mundo.

A aplicação temporária da taxa reduzida de IVA aos serviços de alimentação e bebidas, apoios específicos à animação noturna ou moratórias sobre as rendas e moratórias fiscais e contributivas são algumas das medidas do programa de emergência apresentado pela AHRESP ao Governo.

No comunicado, a AHRESP lembra os resultados do inquérito que realizou em outubro, e divulgou na quinta-feira, que concluiu quebras de faturação de 60% na restauração e 90% no alojamento, a intenção de insolvência de 41% das empresas de restauração e 19% das empresas de alojamento e quase metade (47%) das empresas de restauração inquiridas e 27% das empresas de alojamento a efetuar despedimentos desde o início da pandemia.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 4 horas

Rita Ribeiro em Famalicão para concerto na Fundação Cupertino de MIranda

A cantora e atriz Rita Ribeiro está em Famalicão, este sábado, para um concerto de Fados na Fundação Cupertino de...

Desportohá 8 horas

Famalicão: AD Oliveirense inaugurou a equalificação do campo de futebol cinco

A Associação Desportiva Oliveirense inaugurou, este sábado, dia 11 de maio, a requalificação do campo de futebol 5 do Estádio...

Bragahá 10 horas

De 22 a 26 de maio a Braga Romana espera receber 300 mil pessoas

Em comunicado, o município de Braga refere que os palcos estarão localizados no Rossio da Sé, Largo do Pópulo, Largo...

Paíshá 11 horas

Portugal arrecada 4.º prémio do Euromilhões… e ‘jackpot’ volta a subir

Portugal arrecada 4.º prémio do Euromilhões… e ‘jackpot’ volta a subir O valor do ‘jackpot’ do Euromilhões voltou a aumentar,...

Desportohá 22 horas

Veja o golo! GD Chaves 0-1 FC Famalicão

O FC Famalicão venceu esta noite o GD Chaves por uma bola a zero em jogo a contar para a...

Desportohá 1 dia

RELATO | GD Chaves x FC Famalicão

Acompanhe em direto com o relato da Fama o jogo entre o GD Chaves e o FC Famalicão a contar...

Famalicãohá 1 dia

Famalicão: alunos de S. Miguel o Anjo ganham escola renovada

Foi em ambiente de festa que a comunidade educativa de S. Miguel-o-Anjo, em Calendário, inaugurou, esta sexta-feira, as obras de...

Bragahá 1 dia

Homem de 79 anos detido pela GNR após suspeita de incêndio florestal

A GNR deteve quinta-feira um homem de 79 anos suspeito de tentar atear um incêndio em São Gens, Fafe. No...

Famalicãohá 1 dia

Famalicão: Céus limpos e “máximas” de 23 graus este sábado

Famalicão espera mais um dia de sol, este sábado, com céus sobretudo limpos e algumas horas parcialmente nublados. Apesar disto,...

Desportohá 1 dia

FC Famalicão: Sub-23 vencem Gil Vicente por 3-1

A equipa dos sub-23 do FC Famalicão disputou, na tarde desta sexta-feira, um jogo referente à 2.ª Fase da Taça...

Arquivo

Mais Vistos