Siga-nos nas redes

País

Covid-19: Estado de emergência entre 09 e 23 de novembro decidido amanhã

Publicado

em

O presidente da Assembleia da República anunciou hoje o agendamento para sexta-feira, às 16:00, de uma reunião plenária para o parlamento votar o projeto de decreto presidencial de estado de emergência entre 09 e 23 de novembro.

“Depois de ouvido o Governo, que deu o seu acordo, o Presidente da República [Marcelo Rebelo de Sousa] enviou à Assembleia da República, para autorização, o projeto de decreto presidencial através do qual se pretende venha a ser decretado o estado de emergência entre as 00:00 do dia 09 de novembro e as 23:59 de 23 de novembro – sem prejuízo de eventuais renovações, nos termos da lei”, lê-se na nota publicada na pagina oficial do parlamento na Internet.

Na mesma nota, refere-se que o projeto de decreto presidencial de estado emergência tem fundamento “na verificação de uma situação de calamidade pública e na necessidade de se adotarem medidas de contenção da propagação da pandemia de covid-19”.

“Reunida em sessão plenária, a Assembleia da República procederá amanhã [sexta-feira], 6 de novembro, pelas 16:00, ao debate do pedido de autorização de declaração do estado de emergência, com intervenções do Governo, dos grupos parlamentares, dos deputados únicos representantes de partido e das deputadas não inscritas”, acrescenta-se.

Na quarta-feira, na sequência de uma reunião da conferência de líderes, a Assembleia da República decidiu, “por consenso geral”, realizar um plenário para debate e votação de uma eventual declaração do estado de emergência, fazendo então depender a data e hora dessa reunião plenária do momento em que chegasse ao parlamento o projeto de decreto presidencial.

De acordo com a porta-voz da conferência de líderes, a socialista Maria da Luz Rosinha, o agendamento do plenário para debater o novo estado de emergência seria feito “de imediato” pelo presidente da Assembleia da República logo que fosse recebida a proposta de decreto por parte do chefe de Estado.

Por outro lado, porém, Ferro Rodrigues também salientou que os deputados deveriam ter um espaço de 24 horas para apreciarem o diploma antes do início do debate em plenário.

Na passada segunda-feira, o primeiro-ministro, António Costa, pediu ao Presidente da República a declaração do estado de emergência, de forma “preventiva”, para fazer face aos efeitos da pandemia de covid-19 e eliminar dúvidas jurídicas sobre a ação do Governo.

A Constituição estabelece que a declaração do estado de emergência no todo ou em parte do território nacional é uma competência do Presidente da República, mas depende de audição do Governo e de autorização do parlamento.

No projeto de decreto, Marcelo Rebelo de Sousa propõe à Assembleia da República um “estado de emergência de âmbito limitado”, para que o Governo possa “impor restrições à circulação em certos locais em períodos determinados, em particular nos municípios de maior risco” e “a utilização, se necessário e preferencialmente por acordo, de meios de saúde dos setores privado, social e cooperativo, com a devida compensação”.

São também permitidas “a mobilização de trabalhadores, bem como das Forças Armadas e de segurança, para o reforço das autoridades de saúde nos inquéritos epidemiológicos e de rastreio; e a possibilidade de medição de temperatura corporal, por meios não invasivos, e de imposição de testes no acesso a certos serviços e equipamentos”.

O estado de emergência já vigorou em Portugal durante esta pandemia, entre 19 de março e 02 de maio, com duas renovações, por um total de 45 dias.

Na exposição de motivos do diploma que seguiu para o parlamento, Marcelo Rebelo de Sousa defende que “a evolução da pandemia de covid-19, assim como as lições dela retiradas, justificam garantias reforçadas da segurança jurídica de medidas adotadas ou a adotar pelas autoridades competentes para a correspondente prevenção e resposta em domínios como os da convocação de recursos humanos para rastreio, do controlo do estado de saúde das pessoas, da liberdade de deslocação e da utilização de meios do setor privado e social ou cooperativo”.

“Essa garantia reforçada exige a declaração de um Estado de Emergência de âmbito muito limitado e de efeitos largamente preventivos”, defende.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicãohá 3 horas

Famalicão: Homem de 22 anos detido por suspeita de tráfico de estupefacientes

Na cidade de Vila Nova de Famalicão, no decorrer de um patrulhamento preventivo, os Polícias procederam à detenção de um...

Famalicãohá 4 horas

Famalicão: Homem de 30 anos detido por suspeita de tráfico de estupefacientes

Um homem de 30 anos foi detido, na madrugada desta terça-feira, no decorrer de uma fiscalização rodoviária na cidade de...

Póvoa de Varzimhá 5 horas

Corpo avistado no mar da Póvoa de Varzim pode ser de homem de 62 anos desaparecido. Buscas terminam sem sucesso mais uma vez

As buscas pelo corpo de um homem avistado no domingo na praia Verde (Póvoa de Varzim) incluíram hoje um helicóptero...

Famalicãohá 6 horas

Famalicão sob Aviso Laranja: Madrugada com ventos até aos 100 km/h e chuvas fortes

As chuvas fortes regressam a Famalicão nesta madrugada, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, que...

Desportohá 7 horas

FC Famalicão x Sporting: Sub-23 empatam por 1-1

A tarde desta terça-feira assinalou mais um momento de competição para a equipa sub-23 do FC Famalicão, que assinalou a...

Paíshá 8 horas

Maia: Homem de 21 anos detido no aeroporto. Tentou passar com uma soqueira pelo sistema de segurança

A PSP deteve um jovem, de 21 anos, no aeroporto do Porto, na Maia, por posse de uma soqueira, considerada...

Famalicãohá 9 horas

Famalicão: REN esclarece que problema registado em subestação não se tratou de um curto-circuito

Na sequência de um problema registado na subestação elétrica de Riba de Ave, localizada na freguesia de Oliveira Santa Maria,...

Sociedadehá 9 horas

Profissionais da Educação anunciam greve às provas-ensaio do 4.º, 6.º e 9.º ano em fevereiro

O Sindicato de Todos os Profissionais da Educação (Stop) anunciou hoje uma greve a todo o trabalho relacionado com as...

Famalicãohá 10 horas

Famalicão: Suspeitos de 19 e 21 anos detidos pela PSP com faca e taco de baseball

Dois homens com 19 e 21 anos foram detidos pela Polícia de Segurança Pública, em Famalicão, esta segunda-feira, cerca das...

Desportohá 10 horas

FC Famalicão: Paulinho Roxo é o novo treinador da equipa de futsal

A equipa de futsal do FC Famalicão já treinou, esta segunda-feira, sob um novo comando técnico, depois da saída de...

Arquivo

Mais Vistos