País
Zero lembra obrigação dos restaurantes aceitarem embalagens dos clientes no take-away

A associação ambientalista Zero lançou, este domingo, um projeto para promover a reutilização de embalagens nos serviços de pronto-a-comer (take-away), que inclui uma campanha e formação gratuita para os restaurantes.
A iniciativa, com o apoio do Fundo Ambiental e com a colaboração de outras organizações não governamentais ligadas ao ambiente, baseia-se no direito que os cidadãos têm de usarem os seus recipientes nos serviços de pronto-a-comer.
Em comunicado, a Zero lembra que esse direito existe desde 01 de julho. O decreto-lei 102D/2020 diz que os estabelecimentos que forneçam refeições prontas a consumir em regime de pronto-a-comer são obrigados a aceitar que os seus clientes utilizem os seus próprios recipientes, devendo comunicar de forma clara essa possibilidade, fornecendo a informação necessária.
A associação salienta ainda que a produção de resíduos per capita tem vindo a aumentar, tendo sido de 511 quilos por pessoa em 2020, representando as embalagens cerca de 26% do total de resíduos urbanos produzidos anualmente, cerca de 130 quilos por pessoa.

-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão: ADERE convida para o seu 3.º Encontro Motard a 07 de junho
-
Mundohá 1 semana
Cardeais reúnem-se a partir de hoje à porta fechada para escolher o novo Papa
-
Mundohá 6 dias
Papa Leão XIV agradece lições de Francisco e pede ajuda na “construção de pontes” para a Humanidade
-
Paíshá 2 dias
Comboios: Greve desta segunda-feira está a cumprir serviços mínimos de 25%