Famalicão
Famalicão integra investimento de mais de 200 mil euros para o combate à vespa asiática

A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Ave vai investir mais de 200 mil euros num projeto de deteção e combate à chamada “vespa asiática”, foi anunciado esta quarta-feira.
Em comunicado, aquela CIM, que integra os municípios de Vila Nova de Famalicão, Guimarães, Cabeceiras de Basto, Fafe, Mondim de Basto, Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho e Vizela, acrescenta que o projeto passa, desde logo, pela implementação de uma rede de armadilhas no território e pela aquisição de equipamentos para captura e destruição de ninhos.
A capacitação técnica operacional e a realização de uma conferência para discussão da temática da vespa velutina e os seus impactos na região são outras das ações previstas.
“A disponibilização de todos estes dispositivos de prevenção e combate à vespa velutina acontecerá no início do próximo ano”, adianta o comunicado.
A CIM lembra que o território do Ave é uma região “de grande incidência” do “flagelo” da vespa asiática, tendo nos últimos anos sido detetados milhares de ninhos.
“O aumento progressivo do avistamento de vespas velutinas e dos seus ninhos é um fator de enorme apreensão para as populações, para além de ser causador de enormes prejuízos para os apicultores da região”, lê-se ainda no comunicado.

-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão: 15ª Caminhada Concelhia vai percorrer Lousado, Esmeriz e Cabeçudos
-
Paíshá 6 dias
Portugal registou mais de 1.500 casos de tuberculose em 2023. Região Norte é das mais afetadas
-
Famalicãohá 5 dias
Famalicão: Louro celebra festa do Santo do Monte entre 13 e 28 de abril
-
Sociedadehá 3 dias
Homem detido pela PJ enquanto fazia exame para a carta de condução em nome de outra pessoa