Siga-nos nas redes

Famalicão

Famalicão: Recolha do lixo passará a decorrer exclusivamente de noite

Publicado

em

O Município de Famalicão informa sobre a assinatura de um novo contrato relacionado com a recolha de resíduos urbanos em todo o concelho para os próximos 10 anos, na sequência de um concurso público aberto com um preço base de 36,5 milhões de euros, ganho pela empresa Blueotter.

Com início agendado para outubro de 2025, o novo contrato contempla a manutenção do sistema de recolha porta a porta e para além da recolha de resíduos indiferenciados. Este inclui ainda a criação de novos circuitos para a recolha de biorresíduos e dos chamados “monstros” ou monos domésticos e a limpeza através de varredora mecânica na periferia do centro urbano e vilas.

Como novidade, este procedimento concursal prevê que a recolha de resíduos decorra exclusivamente durante o período noturno, “acabando com a recolha de resíduos durante o dia”, refere a Câmara Municipal, que pretende assim evitar a permanência de resíduos nas ruas ao longo do dia e os constrangimentos rodoviários causados pela circulação dos camiões do lixo.

Assim, os circuitos de recolha de lixo indiferenciado realizam-se quatro vezes por semana na cidade de Vila Nova de Famalicão, três dias por semana nas vilas e também três dias por semana nas freguesias.

No que diz respeito aos biorresíduos, na cidade a sua recolha irá decorrer duas vezes por semana, enquanto que nas vilas apenas uma vez por semana.

Já nas freguesias, irá realizar-se compostagem comunitária e individual, numa primeira fase, para dar resposta à separação dos biorresíduos.

“Quanto aos biorresíduos não domésticos estão previstos 3 circuitos: um para recolha nos grandes produtores (empresas com cantinas), outro para recolha no sistema HORECA (hotéis, cafés e restaurantes) e um terceiro para recolha de resíduos verdes dos cemitérios”, explica ainda o município.

Apesar de ter ficado assim designado, “o novo contrato tem a vantagem de não ficar fechado, ou seja, caso se verifique a necessidade de criar novos circuitos ou de alargar os existentes este contrato permite que se faça”, de acordo com o vereador do Ambiente, Hélder Pereira.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Paíshá 2 horas

Eleições Legislativas: votação a decorre com normalidade, avança a CNE

As eleições legislativas estão a decorrer com normalidade, apenas com algumas queixas relativas a atrasos no início da votação presencial,...

Famalicãohá 3 horas

Famalicão: Rancho de S. Miguel-o-Anjo promove festival de folclore no Mercado Municipal

O Rancho Folclórico de S. Miguel-o-Anjo, da freguesia de Calendário, realiza este domingo, o seu  50º Festival de Folclore, na...

Paíshá 4 horas

Áustria vence Festival da  Eurovisão. Portugal fica em 21.º lugar

A Áustria venceu, este sábado,  o 69.º Festival Eurovisão da Canção, que decorreu em Basileia, na Suíça, com o tema...

Paíshá 4 horas

Mais de 10 milhões de eleitores são hoje chamados às urnas para escolher um novo governo

Mais de 10 milhões de eleitores são hoje chamados às urnas para eleger os 230 deputados à Assembleia da República...

Paíshá 21 horas

Eleições: Marcelo Rebelo de Sousa apelou ao voto nas legislativas

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, apelou ao voto nas legislativas no domingo numa breve declaração ao país,...

Desportohá 22 horas

O piloto famalicense Pedro Almeida vence primeira etapa do Rally de Portugal no CPR

O piloto famalicense Pedro Almeida foi o grande vencedor da primeira etapa do Vodafone Rally de Portugal, integrada no Campeonato...

Famalicãohá 1 dia

Obras na esquadra da PSP de Famalicão aumentam 195 mil euros devido a imprevistos

A obra de reabilitação da esquadra da PSP de Vila Nova de Famalicão vai sofrer um aumento de custos na...

Paíshá 1 dia

Homem apanhado com câmara oculta a filmar partes íntimas de mulheres em supermercado.

Um homem de 42 anos foi identificado, na passada terça-feira, 13 de maio, pela Polícia de Segurança Pública (PSP) por...

Paíshá 1 dia

Mulher de 58 anos detida por posse ilegal de armas.

Uma mulher de 58 anos foi detida pela Guarda Nacional Republicana (GNR) na sexta-feira por posse ilegal de armas, no...

Desportohá 1 dia

Famalicão vence Casa Pia e termina época no sétimo lugar da I Liga

O Famalicão venceu o Casa Pia por 2-1, na 34.ª e última jornada da I Liga de futebol, e ultrapassou...

Arquivo

Mais Vistos