Siga-nos nas redes

Famalicão

Fundação Cupertino de Miranda comemora 100 anos de surrealismo com exposição

Publicado

em

A Fundação Cupertino de Miranda, em Vila Nova de Famalicão, inaugura no sábado uma exposição comemorativa dos 100 anos do surrealismo, que reúne 110 obras de mais de 90 artistas portugueses e estrangeiros, anunciou hoje esta entidade.

“Surrealismo: Um Salto no vazio” integrará obras de artistas de cerca de uma dezena de países, disse à agência Lusa uma das curadoras da exposição, Marlene Oliveira.

A exposição ficará em Famalicão até 16 de março de 2025, seguindo depois para a Sociedade Nacional de Belas Artes, em Lisboa, a Bienal de Cerveira e Fundação Eugénio de Almeida, em Évora.

“A ideia é chegar ao Norte, ao Centro e ao Sul, porque esta será a única exposição no país para comemorar” cem anos de surrealismo, referiu Marlene Oliveira, que assume a curadoria da mostra com Perfecto Cuadrado e Miguel de Carvalho.

Em 2024, cumprem-se cem anos da publicação do Primeiro Manifesto do Surrealismo, de André Breton. “Esta obra marca a teorização deste movimento revolucionário […], artístico e literário, [que] visa essencialmente a libertação da existência humana e a consequente transformação sociocultural do Mundo”, lê-se na apresentação da mostra.

“O surrealismo não é um movimento estético, mas sim um movimento ético e moral, de liberdade de expressão”, explicou Marlene Oliveira.

Na exposição, a Fundação Cupertino de Miranda apresenta obras emblemáticas que retratam o espírito subversivo e a liberdade criativa que definem o surrealismo como um dos mais vanguardistas do século XX.

“Está reunida uma vasta seleção de obras de artistas e autores portugueses e estrangeiros, cujas criações estão intimamente ligadas ao surrealismo, desde os seus primórdios até à contemporaneidade”, refere a fundação.

A inauguração de “Surrealismo: Um Salto no Vazio” está marcada para sábado, às 17:00, na Fundação Cupertino de Miranda, Vila Nova de Famalicão, com entrada livre.

A Fundação Cupertino de Miranda, que alberga uma coleção do surrealismo com cerca de 3.000 obras assinadas por mais de 130 artistas, deu também origem ao Centro de Estudos do Surrealismo e, daí, ao Centro Português do Surrealismo.

Entre o património da fundação contam-se acervos artísticos e documentais de figuras-chave do surrealismo como Mário Cesariny e Cruzeiro Seixas, assim como a biblioteca de Ernesto Sampaio, entre outros arquivos pessoais como os dos artistas Gonçalo Duarte, Eurico Gonçalves, Fernando Lemos e Julio.

“A par da atividade artística, o CES desenvolveu esforços no sentido de tornar a Fundação Cupertino de Miranda – e mais particularmente a sua biblioteca -num centro de documentação de toda a atividade que diga respeito ao surrealismo”, promovendo “o estudo e a investigação”, lê-se na sua página.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Bragahá 12 horas

Pena de prisão de 8 anos para autor de 5 assaltos na via pública em Braga

O Supremo Tribunal de Justiça (STJ confirmou a pena de oito anos de prisão para um homem que roubou cinco...

Desportohá 14 horas

Clube de Rugby de Famalicão recebeu mais de 100 atletas para evento dedicado aos mais novos

Este domingo assinalou mais um dia de atividades para o Clube de Rugby de Famalicão, que recebeu cerca de 100...

Paíshá 15 horas

Proteção Civil nacional registou 46 ocorrências na última noite e madrugada

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou entre as 00:00 e as 07:00 de hoje 46 ocorrências...

Famalicãohá 15 horas

Famalicão sob Aviso Amarelo: Chuvas fortes e ventos até aos 70 quilómetros por hora esta terça-feira

Famalicão espera, esta terça-feira, mais um dia de chuvas e ventos fortes, de acordo com as previsões do Instituto Português...

Famalicãohá 16 horas

Famalicão: GD Joane empata 1-1 frente ao Dumiense

Nesta última sexta-feira assinalou-se a 6.ª jornada do campeonato de Portugal de futebol, na qual a equipa do GD Joane...

Famalicãohá 18 horas

Famalicão: Homem de 44 anos detido por incendiar a própria habitação no Louro

 A Polícia Judiciária (PJ) deteve um homem de 44 anos suspeito de ter ateado fogo à casa em que residia...

Bragahá 18 horas

Três condenados pela morte de 6 lobos no Gerês

O Tribunal de Vila Real condenou três arguidos a penas entre os sete meses e os dois anos e dois...

Sociedadehá 20 horas

Famalicão: Homem de 52 anos detido por comercialização de material para jogos ilegais

Um homem de 52 anos foi detido em Famalicão, por comercialização ilegal de material de jogo de fortuna ou azar...

Desportohá 20 horas

FC Famalicão: Golo de Gil Dias frente ao Rio Ave foi o melhor da jornada

Está decidido: O golaço de Gil Dias do FC Famalicão apontado, nesta última sexta-feira, frente ao Rio Ave foi o...

Desportohá 21 horas

Famalicense João Pedro Sousa conquistou 3.º lugar no Rali de Fafe

O piloto famalicense João Pedro Sousa, acompanhado pelo navegador Tiago Silva, esteve presente em mais uma competição, desta vez no...

Arquivo

Mais Vistos