Site icon Fama Rádio e Televisão

Famalicão: Festival Close Up está de regresso com filmes e concertos em outubro

Famalicão prepara-se para apresentar mais uma edição do CLOSE-UP, o Observatório de Cinema, que assim chega à sua 9.ª edição.

Entre os dias 12 e 19 de outubro, o público de todas as idades vai poder assistir a mais de 30 sessões de cinema, assim como debates e diálogos com os artistas e realizadores.

O Grande Auditório da Casa das Artes irá receber a sessão de abertura, momento da apresentação de O Cão Andaluz, de Luis Buñuel, co-escrito por Salvador Dalí, num cine-concerto protagonizado por Surma, que apresenta de seguida o seu novo registo discográfico, composto em trio com João Hasselberg e Pedro Melo Alves.

Segue-se STRATA de Joana Gama & Luís Fernandes, na quarta-feira, 16 de outubro, no Teatro Narciso Ferreira, (como sempre às 21:45) momento de apresentação desta colaboração de 10 anos entre o piano e a música eletrónica, que chama ao palco o realizador Eduardo Brito para a criação do imaginário visual deste espetáculo.

GLIMMER de Rui Horta e Micro Audio Waves encerra o 9.º episódio de CLOSE-UP no sábado, 19 de outubro, às 21h45, no Grande Auditório da Casa das Artes, trazendo fusão da música e coreografia, interpretada por Claudia Efe, Gaya de Medeiros, Carlos Morgado, Flak e Francisco Rebelo, com encenação e coreografia de Rui Horta em colaboração com os intérpretes, conteúdos digitais e realização vídeo de Stella Horta.

Duas curtas metragens de Charlie Chaplin, com música ao vivo da Orquestra da Costa Atlântica, são alguns dos momentos dedicados às famílias, que vão poder assistir a A Loja de Penhores (1916, 30 min) e O Imigrante (1917, 30 min).

Para além deste cine-concerto, o programa para Famílias inclui a oficina Imagens Lá de Casa de Tânia Dinis (13 de outubro, às 15h30, na Sala de Ensaios) e o regresso à mente de Riley pela Pixar em Divertida-mente 2 (19 de outubro, às 11h00).

As “Memórias de Futuro”, que são o tema desta edição, serão abordadas na secção Paisagens Temáticas, com a exibição de Saint Omer, de Alice Diop (comentado por Alda Rodrigues, tradutora, e Alexandre Andrade, escritor e professor universitário), Leão de Prata e o prémio Luigi de Laurentiis da 79.ª edição do Festival de Cinema de Veneza, o documentário Marinheiro das Montanhas, de Karim Aïnouz (comentado por João Antunes, crítico e programador de cinema), A Sala de Professores de Ilker Çatak, filme nomeado para o Óscar de Melhor Filme Internacional, Futura, ou o que está por vir, de Alice Rohrwacher, Francesco Munzi e Pietro Marcello (comentado por Carlos Natálio, crítico e professor universitário), que revisita Pasolini, Videodrome de David Cronenberg, Bom Dia, de Yasujirô Ozu e Vidas Passadas, de Celine Song, estreado no festival Sundance e esteve nomeada para os Óscares de Melhor Filme e Argumento Original.

Programa completo:

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Exit mobile version