Siga-nos nas redes

Famalicão

MP recebeu 17 denúncias de abusos sexuais de crianças na Igreja Católica em Portugal

Publicado

em

O Ministério Público abriu 10 inquéritos a partir das 17 denúncias anónimas reportadas pela Comissão Independente (CI) para o Estudo de Abusos Sexuais contra Crianças na Igreja Católica em Portugal, divulgou esta quinta-feira a Procuradoria-Geral da República (PGR).
“Foram instaurados 10 inquéritos, sendo que um deles concentra seis das participações e outros dois (inquéritos), duas (participações) cada um”, de acordo com a PGR, referindo que estão a ser tratados pelo Gabinete da Família, da Criança e do Jovem, da PGR. Entre os dois inquéritos que concentram duas denúncias cada, um deles foi arquivado e outro continua em investigação.

Dos inquéritos instaurados, sete encontram-se em investigação e três (na sequência de quatro situações denunciadas) foram arquivados: um por prescrição, outro porque se apurou que os factos já tinham sido julgados e alvo de condenação num outro processo e um terceiro por falta de provas.

Na véspera, a CI divulgou, em comunicado, que o MP arquivou quatro das 17 queixas reportadas.

“Sobre depoimentos recebidos pela CI e que configurem possíveis situações não prescritas pela lei portuguesa, as mesmas serão sempre enviadas diretamente para o MP e Polícia Judiciária, quando exista já nesta instância queixa anteriormente reportada”, explicou a comissão.

A CI sublinhou ainda que se mantém atenta aos testemunhos recebidos, referindo que o último balanço foi feito a 10 de julho, indicando terem sido validados 352 inquéritos e encaminhado 17 casos para o MP.

Sobre o caso noticiado pelo jornal Observador, que dá conta de que o atual cardeal patriarca de Lisboa, Manuel Clemente, “teve conhecimento de uma denúncia de abusos sexuais de menores relativa a um sacerdote do Patriarcado e chegou mesmo a encontrar-se pessoalmente com a vítima, mas optou por não comunicar o caso às autoridades civis e por manter o padre no ativo com funções de capelania”, a CI referiu que “não revela nomes de alegados abusadores, de vítimas que pedem o anonimato e/ou possíveis locais de ocorrência de tais atos”.

Numa nota enviada à agência Lusa, o Patriarcado de Lisboa confirmou na quarta-feira a receção de uma queixa contra um padre na década de 1990 e manifestou-se “totalmente disponível” para colaborar com as autoridades no “apuramento da verdade” sobre os casos de abuso sexual por membros da Igreja, garantindo que o atual patriarca se encontrou “duas décadas depois” com a vítima e que esta “não quis divulgar o caso”.

De acordo com a mesma nota, “o sacerdote está atualmente hospitalizado” e à Comissão Diocesana de Proteção de Menores não chegou “qualquer denúncia ou comunicação sobre o caso”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Desportohá 9 horas

FC Famalicão goleia Paços de Ferreira em jogo de preparação

O Famalicão, da I Liga portuguesa de futebol, goleou hoje o Paços de Ferreira, da II Liga, por 4-1, num...

Famalicãohá 9 horas

O Famalicense Paulo Cunha foi reeleito presidente da Distrital de Braga do PSD

O eurodeputado Paulo Cunha foi reeleito presidente da Distrital de Braga do PSD em eleições com lista única, que também...

Paíshá 9 horas

Luís Montenegro reeleito presidente do PSD com 97,45% dos votos

De acordo com o comunicado do órgão jurisdicional do PSD, votaram na sexta-feira nas eleições diretas para presidente da Comissão...

Famalicãohá 9 horas

Banda de Famalicão Apresenta Espetáculo “Canções do Mundo” em Comemoração dos 111 Anos da Caixa de Crédito Agrícola

A Banda de Famalicão irá apresentar, pela primeira vez, o espetáculo musical “Canções do Mundo”, um reportório cuidadosamente preparado a...

Desportohá 12 horas

O Famalicense Atlético Clube vai disputar a segunda divisão nacional de Hóquei em Patins

Depois da descida na última temporada, o FAC prepara o regresso ao escalão maior do hóquei patinado portugurês, o treinador...

Sociedadehá 12 horas

Governo prevê aumento da despesa pública em 20 por cento em 2025

O Governo prevê aumentar a despesa publica em cerca de 20% no próximo ano. Aponta ainda para um aumento da...

Famalicãohá 12 horas

A Associação Moinho de Vermoim realiza este sábado a 13.ª edição do Sarau Cultural Terras de Vermoim

O evento, que terá lugar no salão paroquial da freguesia contará com diversas atividades desportivas e culturais, mantendo a tradicional...

Paíshá 13 horas

O cabaz alimentar voltou a subir

Na semana de 28 de agosto a 4 de setembro, o preço do cabaz alimentar aumentou 48 cêntimos. A análise...

Paíshá 13 horas

Vila Nova de Famalicão : Apreendidos 260kg de cocaína em contentor de milho

A Polícia Judiciária (PJ) apreendeu 260 quilos de cocaína, num armazém na região Norte do país, e deteve um homem,...

Paíshá 14 horas

Semana começa ventosa com temperaturas atípicas para a época

A semana de 9 a 15 de setembro será marcada por vento e por “valores baixos de temperatura para a...

Arquivo

Mais Vistos