Siga-nos nas redes

Guimarães

“Rock in Rio Febras” ganha dimensão nacional após polémica. Enchente esperada inclui já excursões de Lisboa

Publicado

em

 A organização do ‘Rock in Rio Febras’ disse hoje estar surpreendida com a dimensão nacional que o festival atingiu, após a polémica com o ‘Rock in Rio’, acrescentado que até já foi contactada por excursões de Lisboa.

O pequeno festival de música, que se realiza em 22 de julho em Briteiros S. Salvador, no concelho de Guimarães, distrito de Braga, teve uma “enorme repercussão e mediatismo”, depois de se saber que a empresa responsável pelo ‘Rock in Rio Lisboa’ notificou o ‘Rock in Rio Febras’ a mudar de nome, alegando uso indevido da marca e concorrência desleal.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Casa do Povo de Briteiros, Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) que organiza o evento, deu conta de que o festival “assumiu uma dimensão que está a ultrapassar tudo” o que era expectável.

“Já fomos contactados por grupos de pessoas que gostavam de vir em excursão de Lisboa a perguntar se temos espaço para dormir, para acampar. Não temos. Não dá. Acreditávamos e estávamos a trabalhar para ter, no mínimo, o mesmo número de pessoas do ano passado, mas nada como aparecer nas rádios nacionais, ser contactado por malta de todo o lado a dizer que quer vir, gente da freguesia a dizer que vai anunciar na Internet quartos para arrendar junto ao recinto. Parece surreal”, revelou Vasco Marques.

O responsável contou que na primeira edição do ‘Rock in Rio Febras’, realizada em 2022, passaram pelo recinto cerca de 1.500 pessoas ao longo de todo o dia, sublinhando que se estivessem todas ao mesmo tempo já se sentiriam apertadas.

Face à procura que o festival deste ano – que terá cinco bandas e quatro DJ locais a atuar – está a ter, a organização vai fazer algumas alterações para “duplicar ou triplicar a capacidade” do parque fluvial de Briteiros, nas margens do rio Febras.

Vasco Marques sublinhou que é importante que o público se divirta e usufrua do recinto, mas em segurança, salientando que a organização está a pensar numa solução em conjunto, pois há a limitação do espaço, do estacionamento ou a questão das casas de banho.

Uma das possibilidades é a criação de um bilhete, grátis, para se poder limitar a entrada, mas esse ainda não é um assunto fechado.

No cartaz de 2022 podia ler-se: “começa às quatro da tarde e acaba até a GNR chegar”. Segundo o presidente da Casa do Povo de Briteiros, esse também será o espírito do festival deste ano, mantendo sempre o seu cariz social e comunitário, sendo que as receitas revertem para o centro de dia.

“No ano passado tivemos cerca de trinta voluntários da freguesia a cozinhar as febras, as bifanas, a vender bebidas. Toda a comunidade local se envolve e se associa ao festival. São os vizinhos do espaço que fornecem a eletricidade e a água e não pagamos nada, não pedem nada. No dia seguinte ao festival estava tudo limpo, sem lixo”, enalteceu este responsável.

Vasco Marques partilhou outra história com a Lusa, adiantando que pediu a um amigo – comercial numa empresa de telecomunicações – cerca de 50 a 60 fitas vermelhas para segurar as credenciais que identificam os elementos da organização (‘staff’).

“Ele disse prontamente que me arranjava isso. Perguntaram-lhe se era para o ‘Rock in Rio Febras’, ele disse que sim. Entretanto recebeu ordens superiores de que afinal não podia fornecer as fitas, pois a empresa para a qual trabalha é parceira do Festival de Paredes de Coura. Parece que também somos concorrentes do Festival de Coura”, ironizou este elemento da organização.

Quanto ao novo nome a dar ao festival, o presidente da Casa do Povo de Briteiros revelou, de forma humorada, que será o público a escolher através das várias plataformas digitais.

“O Conselho de Administração [do festival] reuniu ontem [terça-feira] e decidiu que o nome será democraticamente escolhido pelas pessoas. Vamos colocar nas redes sociais dois ou três nomes e pôr à votação. Pensamos fazer isso esta semana”, concluiu Vasco Marques.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Paíshá 16 horas

O Estado vai pagar 2500 bolsas a estudantes de licenciatura e de mestrado de Educação Básica.

O despacho a oficializar a medida foi assinado pelo ministro da Educação, Fernando Alexandre e pelo ministro das Finanças, Miranda...

Paíshá 20 horas

Em cinco anos a GNR registou 6.000 queixas de clonagem de cartões

Cerca de 6.000 pessoas queixaram-se à GNR, nos últimos cinco anos, de que o seu cartão multibanco ou de crédito...

Paíshá 21 horas

Alerta: Tempo de ecrã excessivo pode aumentar risco de miopia em 20%

Passar uma hora extra por dia em frente aos ecrãs está associado, após a primeira hora, a uma probabilidade 21%...

Paíshá 22 horas

Conheça a chave do Euromilhões desta sexta-feira

Saiba qual a chave do Euromilhões desta sexta-feira, 21 de fevereiro, que vale um jackpot de 29 milhões de euros.A...

Paíshá 1 dia

Três mulheres acusadas de tentar burlar joalharia em 17 mil euros em Ponte de Lima

A PSP constituiu arguidas três mulheres por tentativa de burla para compra de artigos de joalharia, no valor de 17...

Paíshá 1 dia

Ladrão de 18 anos atropelado após fuga à polícia na Circunvalação no Porto

Dois homens com 18 e 29 anos, um estudante e o outro servente da construção civil, residentes em Vila Nova...

Famalicãohá 2 dias

Homem suspeito de abusar das filhas e enteada fica em prisão preventiva

Um homem de 41 anos suspeito de vários crimes de abuso sexual de duas filhas e de uma enteada, em...

Famalicãohá 2 dias

Famalicão: Conduta de abastecimento de água rebenta em Ribeirão

Uma conduta de água rebentou, esta sexta-feira, na Avenida Rio Veirão, junto ao polo escolar da vila de Ribeirão. De...

Famalicãohá 2 dias

Famalicão espera fim de semana dividido entre a chuva e o sol

Famalicão espera um fim de semana dividido entre a chuva e o sol, de acordo com as previsões do Instituto...

Famalicãohá 2 dias

Famalicão: Um ferido após despiste em Lousado

Uma pessoa ficou ferida, na tarde desta sexta-feira, na sequência do despiste de uma viatura ligeira, na freguesia de Lousado,...

Arquivo

Mais Vistos