Site icon Fama Rádio e Televisão

Famalicenses já podem comunicar ocorrências diretamente aos serviços municipais com nova aplicação

Na passada sexta-feira, 23 de junho, foi apresentada a ferramenta digital “Gestão de Ocorrências” no âmbito da Semana B-Smart, permitindo aos cidadãos de Vila Nova de Famalicão reportar ocorrências de forma rápida, descritiva, ilustrada e georreferenciada em qualquer local do concelho.

De acordo com o Presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, esta ferramenta permite que os cidadãos desempenhem um papel mais ativo na gestão do território, contribuindo para o seu desenvolvimento e eficiência.

A plataforma de gestão de ocorrências possibilita a sinalização em tempo real de situações que requerem a intervenção imediata dos serviços municipais e encaminha de forma mais ágil os casos que devem ser tratados por outros organismos públicos. Isso promove a transparência e a participação cidadã no processo de gestão municipal.

A ferramenta estabelece uma relação mais próxima entre os cidadãos, o executivo municipal e os serviços operacionais, melhorando significativamente a capacidade de identificar e resolver problemas.

Para reportar uma situação irregular, os cidadãos devem registar-se na Plataforma B-Smart, clicando no ícone respetivo. Depois desta etapa, deve selecionar a opção “Gestão de Ocorrências” (disponível também na aplicação móvel “Famalicão YourPlace”, compatível com Android e iOS), ou através do site https://famalicao.city-platform.com/v2/portal e de seguida clicar em “+ Reportar” para iniciar o processo de inserção dos dados de localização, fotografias ou ficheiros e descrição da situação detetada.

O desenvolvimento da ocorrência será gerido a partir do Centro de Inteligência Urbana do Município de Vila Nova de Famalicão, e os utilizadores poderão acompanhar o progresso através da plataforma.

Além da ferramenta de gestão de ocorrências, a plataforma B-Smart disponibiliza outras 21 ferramentas com informações sobre iluminação pública, dados estatísticos do território, equipamentos culturais e desportivos, entre outros.

O programa municipal B-Smart Famalicão tem como objetivo criar uma cidade mais verde, inclusiva, inovadora e com uma gestão pública moderna, promovendo a diversidade, a igualdade de oportunidades e a participação cidadã.

As ações desenvolvidas no âmbito do B-Smart Famalicão são baseadas na Agenda Urbana 2030, um plano global de ação que engloba os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) na resolução “Transformar o nosso mundo: Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável”, em vigor de 2016 a 2030.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Exit mobile version