Siga-nos nas redes

Sociedade

Famalicenses já podem comunicar ocorrências diretamente aos serviços municipais com nova aplicação

Publicado

em

Na passada sexta-feira, 23 de junho, foi apresentada a ferramenta digital “Gestão de Ocorrências” no âmbito da Semana B-Smart, permitindo aos cidadãos de Vila Nova de Famalicão reportar ocorrências de forma rápida, descritiva, ilustrada e georreferenciada em qualquer local do concelho.

De acordo com o Presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, esta ferramenta permite que os cidadãos desempenhem um papel mais ativo na gestão do território, contribuindo para o seu desenvolvimento e eficiência.

A plataforma de gestão de ocorrências possibilita a sinalização em tempo real de situações que requerem a intervenção imediata dos serviços municipais e encaminha de forma mais ágil os casos que devem ser tratados por outros organismos públicos. Isso promove a transparência e a participação cidadã no processo de gestão municipal.

A ferramenta estabelece uma relação mais próxima entre os cidadãos, o executivo municipal e os serviços operacionais, melhorando significativamente a capacidade de identificar e resolver problemas.

Para reportar uma situação irregular, os cidadãos devem registar-se na Plataforma B-Smart, clicando no ícone respetivo. Depois desta etapa, deve selecionar a opção “Gestão de Ocorrências” (disponível também na aplicação móvel “Famalicão YourPlace”, compatível com Android e iOS), ou através do site https://famalicao.city-platform.com/v2/portal e de seguida clicar em “+ Reportar” para iniciar o processo de inserção dos dados de localização, fotografias ou ficheiros e descrição da situação detetada.

O desenvolvimento da ocorrência será gerido a partir do Centro de Inteligência Urbana do Município de Vila Nova de Famalicão, e os utilizadores poderão acompanhar o progresso através da plataforma.

Além da ferramenta de gestão de ocorrências, a plataforma B-Smart disponibiliza outras 21 ferramentas com informações sobre iluminação pública, dados estatísticos do território, equipamentos culturais e desportivos, entre outros.

O programa municipal B-Smart Famalicão tem como objetivo criar uma cidade mais verde, inclusiva, inovadora e com uma gestão pública moderna, promovendo a diversidade, a igualdade de oportunidades e a participação cidadã.

As ações desenvolvidas no âmbito do B-Smart Famalicão são baseadas na Agenda Urbana 2030, um plano global de ação que engloba os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) na resolução “Transformar o nosso mundo: Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável”, em vigor de 2016 a 2030.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicãohá 2 horas

Distrital do PSD anuncia Mário Passos como candidato à Câmara de Famalicão

A Comissão Política Distrital de Braga do PSD anunciou, este sábado à noite, em nota publicada na sua página de...

Famalicãohá 2 horas

Famalicão: escola de Pedome selecionada para prémio escolar europeu de sustentabilidade

A Escola Básica (EB) Terras do Ave, em Pedome, Famalicão  foi selecionada para participar no “European Sustainable Schools Awards Summit”,...

Mundohá 4 horas

Apesar do estado de saúde crítico, Papa Francisco confiante na sua hospitalização e tratamento

O Papa Francisco, hospitalizado com pneumonia e cujo estado de saúde continua crítico, garantiu este domingo que continua confiante na...

Famalicãohá 7 horas

Famalicão: Museu de Arte Sacra inaugura exposição com imagens de Maria

“Maria, Peregrina da Esperança” é o título da nova exposição do Museu de Arte Sacra da Capela da Lapa, em...

Famalicãohá 8 horas

Famalicão: Associação de Pais de Outiz e Cavalões promove feirinha de doces

A Associação de Pais de Outiz e Cavalões vai promover uma feirinha de doces no  próximo dia 2 de março...

Famalicãohá 8 horas

Aprovada candidatura de 5 milhões de euros para aumentar qualificações dos famalicenses 

Diversas entidades parceiras da Rede Local de Educação e Formação de Famalicão viram aprovada uma candidatura, no valor de 5...

Famalicãohá 9 horas

Famalicão: Salas de Estudo da Estação Rodoviária com horário alargado ao domingo

As Salas de Estudo da Estação Rodoviária de Famalicão adotaram um horário mais alargado, para corresponder às necessidades dos estudantes...

Paíshá 1 dia

O Estado vai pagar 2500 bolsas a estudantes de licenciatura e de mestrado de Educação Básica.

O despacho a oficializar a medida foi assinado pelo ministro da Educação, Fernando Alexandre e pelo ministro das Finanças, Miranda...

Paíshá 1 dia

Em cinco anos a GNR registou 6.000 queixas de clonagem de cartões

Cerca de 6.000 pessoas queixaram-se à GNR, nos últimos cinco anos, de que o seu cartão multibanco ou de crédito...

Paíshá 1 dia

Alerta: Tempo de ecrã excessivo pode aumentar risco de miopia em 20%

Passar uma hora extra por dia em frente aos ecrãs está associado, após a primeira hora, a uma probabilidade 21%...

Arquivo

Mais Vistos