De 26 a 30 de junho, os alunos finalistas do 4º ano na Escola Básica (EB) de Oliveira S. Mateus, em Famalicão, vão participar numa colónia balnear em Vila do Conde, numa iniciativa proporcionada pela Fundação Narciso Ferreira, de Riba de Ave.
Durante uma semana, os alunos e seus acompanhantes vão viver na Pousada da Juventude daquela cidade e terão agenda preenchida.
Todas a manhãs serão passadas na praia, com brincadeiras, desportos náuticos e uma oficina sobre “Animais e plantas do nosso litoral”, promovida pelo Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental.
As tardes serão mais culturais: visita à biblioteca municipal para um workshop de Artes Plásticas e uma hora do conto, ida ao Centro de Ciência Viva para um laboratório intitulado “Mar é vida”, uma visita guiada à Nau Quinhentista e uma Tertúlia denominada “Vida e obra de Narciso Ferreira”.
As noites serão de passeios na marginal com direito a brincar no parque, fotos ao pôr do sol, de leitura e de jogos de tabuleiro.
Os alunos colaboraram na elaboração da planificação das atividades.
Para o penúltimo dia está reservada a Festa dos Finalistas. Os familiares dos alunos serão convidados a participar no lanche convívio na praia e assistir à troca de mensagens e dedicatórias que foram sendo preparadas ao longo do 3º período.
Para a professora Ana Paula Correia, esta atividade será extremamente importante porque para além da componente lúdica e didática, os alunos vão desenvolver a sua autonomia pessoal e social. Também curioso é o facto de “os alunos não poderão levar telemóveis e só usarão os brinquedos que foram feitos por eles no decorrer das aulas, mais concretamente os jogos de tabuleiro”, contou a docente.
A Fundação Narciso Ferreira pretende fazer renascer a sua componente social retomando uma antiga tradição e esta colónia será o primeiro passo para o grande objetivo: dinamizar colónias balneares nas suas freguesias de atuação: Riba de Ave, Oliveira S. Mateus e Pedome.