Siga-nos nas redes

País

São João do Porto promete sessão de artifício de 16 minutos para esta noite

Publicado

em

A poucas horas da noite mais longa do ano, o Porto começa a preparar-se para o São João, que este ano retoma a circulação no tabuleiro inferior da ponte Luís I e que conta com 16 minutos de fogo-de-artifício.

A festa daquela que é considerada a noite mais longa do ano está de regresso ao Porto, com bailaricos, balões, martelos, sardinhas e fogo-de-artifício, que voltam hoje a animar e preencher as principais ruas da cidade.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



Neste São João, o presidente da Câmara do Porto, o independente Rui Moreira, vai distribuir ao início da tarde, pelas 15:00, manjericos aos munícipes e visitantes que se desloquem à Praça do General Humberto Delgado.

Com a conclusão das obras no tabuleiro inferior da Ponte Luis I, os presidentes das câmaras do Porto e de Vila Nova de Gaia, Eduardo Vitor Rodrigues, voltam a cumprir ali a tradição, iniciada em 2014.

Pelas 18:30, os dois autarcas cumprimentam-se a meio da travessia que une as duas margens para assinalar o arranque das festas.

O habitual palco nos Aliados será novamente substituído por três palcos: um no Largo Amor de Perdição (na zona da Cordoaria), um nos jardins do Palácio de Cristal, e outro na praça da Casa da Música.

Hoje à noite, sobem ao palco do Largo Amor de Perdição, pelas 22:00, Emanuel e Cláudia Martins & Minhotos e Marotos. Já nos jardins do Palácio de Cristal, sobe a palco Miguel Araújo e o grupo Fogo Fogo, e na praça da Casa da Música, é a vez de Bruno e Moullinex.

Este ano, o lançamento de balões de São João só vai ser permitido entre as 21:45 e a 01:00, de sábado, período durante o qual o espaço aéreo do Porto será fechado.

Na zona da Ribeira, o tradicional espetáculo de fogo-de-artifício começa à meia-noite e vai durar cerca de 16 minutos. O fogo será lançado das margens do rio Douro, de barcaças e do tabuleiro superior da Ponte Luís I.

No tabuleiro inferior não vão ser colocadas estruturas de iluminação e fogo, por forma a facilitar a abertura e circulação de pessoas antes e depois do fogo-de-artifício.

A Ponte Luís I encerra à circulação pedonal a partir das 23:00 e até à 01:30, de sábado, nos dois tabuleiros.

Para garantir o acesso aos principais locais de animação na cidade, a Metro do Porto vai operar durante toda a noite de São João, assegurando a circulação com veículos duplos na rede, à exceção da linha do aeroporto (Linha Violeta), que mantém o seu horário habitual.

Também a Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) vai reforçar o serviço, com mais autocarros e maior frequência na baixa da cidade durante a noite e madrugada.

Com a festa nas ruas, também os hotéis da cidade e arredores estão a esgotar e a registar taxas de ocupação de 90 a 100%.

O mercado do Bolhão, que reabriu portas o ano passado, volta a ter o seu significado nas comemorações, ao expor, até 01 de julho, a Cascata Comunitária de São João.

É precisamente no dia 01 de julho, que as tradicionais rusgas de São João voltam a invadir as principais artérias da cidade, reunindo várias associações e coletividades.

Este ano, as festas de São João vão custar 615 mil euros, adiantou o presidente da Câmara do Porto aquando da apresentação do programa.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Desportohá 4 minutos

Famalicão: Ballas Jr. conquistou 5.º lugar no no Troféu Norte em Vila Verde

O piloto Ballas Jr. de Famalicão esteve em competição, este domingo, na na sua primeira prova de motocross no Troféu...

Desportohá 31 minutos

Famalicão: Marlene Azevedo da Active Running vence Maratona da Europa em Aveiro

Os atletas do coletivo AD Active Running de Famalicão estiveram em competição este domingo na Maratona da Europa, disputada este...

Desportohá 52 minutos

Expedição em Marrocos partiu esta segunda-feira para Foum Zguid apesar de alguns contratempos (fotos)

Depois da aventura das dunas e de uma etapa muito complicada no dia de ontem, a caravana partiu, nesta segunda-feira,...

Famalicãohá 1 hora

Famalicão: Uma pessoa ferida após incêndio em habitação em Castelões

Uma pessoa ficou ferida, na madrugada desta segunda-feira, na sequência de um incêndio numa habitação na Rua do Rio, na...

Desportohá 1 hora

“O Famalicão tem condições para fazer mais” é a convicção de Armando Evangelista após derrota frente ao Estoril

Terminada mais uma partida referente à 31.ª jornada da I Liga, que opôs Estoril Praia e FC Famalicão, com vitória...

Desportohá 16 horas

GD ESTORIL, 1 X FC FAMALICÃO, 0 – Resultado final

ESTORIL X FC FAMALICÃO – Acompanhe a Jornada 31 da Primeira Liga Portuguesa com a Fama Rádio. 34′ Estoril Praia:...

Famalicãohá 18 horas

Famalicão: Vem aí uma segunda-feira sem chuva e máximas de 18.º graus

Famalicão espera uma segunda-feira sem chuva, embora com céus nublados, assim indicam as previsões do Instituto Português do Mar e...

Famalicãohá 19 horas

Famalicão: Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco recebe Bandeira da Ética

A candidatura do projeto “#aeccbplogging” do Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco (AECCB), em Famalicão,  à certificação da Bandeira da...

Famalicãohá 20 horas

Famalicão: Maria José Gonçalves reeleita presidente do Bombeiros de Riba de Ave

Maria José Gonçalves foi reeleita, esta sábado, como presidente da Direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Riba de...

Famalicãohá 22 horas

Ymotion lança 10ª edição com novidades para os mais jovens

Este sábado foi lançada a décima edição do Ymotion – Festival de Cinema Jovem de Famalicão, numa apresentação guiada pelo...

Arquivo

Mais Vistos