Siga-nos nas redes

Região

Feirantes do Norte pedem isenção de taxas de ocupação até ao final do ano

Publicado

em

A Associação Feiras e Mercados da Região Norte (AFMRN) pediu às autarquias nortenhas a isenção de taxas de ocupação de espaços até ao final do ano, para fazer face à inflação e aumentos nos combustíveis, foi hoje divulgado.

De acordo com um comunicado hoje enviado à agência Lusa, a associação “dirigiu a todos os municípios da região Norte, e à semelhança do já peticionado e concedido anteriormente, um pedido de isenção do pagamento de taxas até dezembro de 2022”.

Segundo a associação, o objetivo é “apoiar os feirantes no imediato, permitindo a sua subsistência, sob pena de estar em risco a atividade de feirante se não houver da parte dos municípios alguma tolerância e solidariedade”.

Na carta enviada aos municípios, a que a Lusa teve acesso, a associação pede aos autarcas que se dignem a “isentar os feirantes das taxas aplicadas até dezembro de 2022 ou em prudente arbítrio uma redução significativa do valor das taxas”.

Em declarações à Lusa, o presidente da AFMRN, Fernando Sá, lembra que durante a pandemia de covid-19 foram solicitadas isenções, um pedido que “teve resultado positivo na esmagadora maioria das câmaras municipais da região Norte”.

Lembrando que essa isenção “cessou no final de 2021”, Fernando Sá referiu que algumas autarquias prolongaram-na até este ano, ou de forma parcial (até junho), ou até ao final do ano.

O dirigente associativo elencou casos como os de Cabeceiras de Basto (distrito de Braga), Viana do Castelo, Arcos de Valdevez (distrito de Viana do Castelo), Porto (até final do ano), Maia e Amarante (ambas distrito do Porto), considerando que no cômputo geral “são muito poucas”.

Além disso, “os feirantes estão a sentir bastantes dificuldades com a redução do poder de compra dos consumidores, agravada com esta situação dos combustíveis”, disse à Lusa.

“As viaturas dos feirantes, a esmagadora maioria delas, não são viaturas ligeiras, são mistos de mercadorias, em que os consumos são bastante elevados”, lembrou, referindo-se ao aumento dos preços dos combustíveis.

Quanto à inflação, faz com que os feirantes “estejam a perder a sua vida económica”, numa altura em que alguns “estão a sentir bastantes dificuldades para conseguirem manter-se na atividade”.

“Temos algum conhecimento de alguns feirantes que realizavam feiras mais distantes, que já deixaram de frequentar, precisamente pelas deslocações”, referiu.

Os empresários mais velhos “já não estão para perder mais dinheiro” e a “abandonar a atividade precocemente”, ao mesmo tempo que os mais jovens, “de famílias que trabalhavam nas feiras”, já se dividem entre o negócio e outras atividades profissionais “para fazer face às suas despesas”.

“Os feirantes vivem atualmente a maior crise dos últimos 20 anos”, considera a associação.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicãohá 1 minuto

Rali de Famalicão vai provocar diversos condicionamentos no trânsito. Conheça as ruas afetadas

No seguimento da realização da edição 2025 do Rali de Famalicão, a Câmara Municipal alerta para uma série de alterações...

Famalicãohá 50 minutos

Famalicão: Presidente da Câmara discute possível despedimento coletivo na Coindu com o sindicato

O Sindicato representativo dos trabalhadores da COINDU, o Sindicato das Indústrias e Afins -SINDEQ, pediu uma reunião à Camara Municipal...

Famalicãohá 1 hora

Famalicão: Conheça o cartaz para esta edição das Festas Antoninas

As Festas Antoninas, um dos maiores eventos do concelho de Famalicão, estão de regresso entre os dias 06 e 13...

Regiãohá 2 horas

Trofa: Festival BeLive regressa em junho com Diogo Piçarra e DJ oficial de Anitta

A Trofa está em festa, entre os dias 24 e 26 de julho, para mais uma edição do Festival BeLive,...

Famalicãohá 3 horas

Famalicão: Mercado das Camélias abre as portas a 01 de junho

A Casa do Empresário em Vila Nova de Famaicão recebe, no dia 01 de junho o Mercado das Camélias, um...

Paíshá 4 horas

Norte: ASAE instaura processo-crime a veterinário ilegal

A ASAE (Autoridade de Segurança Alimentar e Económica) instaurou um processo-crime por usurpação de funções no exercício ilegal de Medicina...

Desportohá 5 horas

Famalicão: Alunos da PatinAVE sobem ao pódio na Liga Minhotos

Os alunos da Academia de Patinagem do Ave, PatinAVE, estiveram em competição no último fim de semana na Liga Minhotos...

Famalicãohá 5 horas

Famalicão: Oliveira São Mateus convida para a sua Mostra Comunitária este sábado e domingo

O Parque do Quinteiro, em Oliveira de São Mateus acolhe, este sábado e domingo, a Mostra Comunitária da freguesia, que...

Famalicãohá 6 horas

Famalicão: Arnoso Santa Maria, Santa Eulália e Sezures celebram o Dia Mundial da Criança

A União de freguesias de Arnoso Santa Maria, Santa Eulália e Sezures celebram, no dia 31 de maio (sábado) o...

Bragahá 6 horas

Braga celebra tradições romanas entre esta quarta-feira e domingo

A 21.ª edição de Braga Romana vai decorrer entre esta quarta-feira e domingo, com cerca de 160 apresentações em seis...

Arquivo

Mais Vistos