Siga-nos nas redes

Braga

Esposende vai perder 28 metros de zona costeira até 2043. Zona de Ofir é das mais vulneráveis

Publicado

em

A linha da costa na faixa Parque Litoral Norte, em Esposende, vai recuar, em média, 28 metros até 2043, sendo a zona das Torres de Ofir “das mais vulneráveis” a nível regional e nacional, revela hoje um estudo.

A projeção consta do relatório final do projeto CLICTOUR, cujos resultados são hoje apresentados, na Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho, em Braga, e cuja análise das tendências de evolução climática permitiu identificar alguns impactes previsíveis, com destaque para o agravamento da ocorrência de incêndios florestais, a redução dos recursos hídricos disponíveis e o contínuo recuo da linha de costa.

O trabalho de investigação, que contou com a colaboração do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), incidiu sobre três áreas naturais protegidas – o Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), o Parque Natural do Alvão (PNA) e o Parque Natural do Litoral Norte (PNLN) – com o objetivo de apoiar o desenvolvimento de um turismo resiliente às alterações climáticas nas áreas protegidas do Norte de Portugal.

No contexto do projeto CLICTOUR, a faixa litoral do PNLN foi monitorizada em diferentes momentos temporais, tendo sido possível, com recurso a drones, a criação de mapas digitais e modelos topográficos costeiros que permitiram projetar um recuo médio da linha da costa de 28 metros até 2043.

De forma geral, entre 2006 e 2023, a linha de costa retrocedeu em toda a faixa litoral do PNLN e só entre 2010 e 2023 foram 19 metros.

De acordo com o documento, a que a Lusa teve acesso, a área mais crítica de todo o Parque PNLN corresponde à faixa litoral entre a extremidade norte da Restinga de Ofir (foz do rio Cávado) e a Praia da Bonança.

Este segmento costeiro, aponta o estudo, além de possuir taxas de erosão bastante superiores às de outras zonas do PNLN, sofre de uma enorme pressão turística, sendo a Praia de Ofir uma das mais movimentadas na região nos meses de verão.

A existência de edifícios e infraestruturas de turismo e habitação próximas à linha de costa leva a que esta zona “seja uma das mais vulneráveis à subida do nível do mar, tanto a nível regional, como a nível nacional”, tendo sido concretizados vários projetos de defesa costeira nesta zona ao longo dos últimos anos.

Os resultados demonstram ainda que a linha de costa neste troço retrocedeu, em média, 10 metros entre 2006 e 2023 (1,12 metros/ano), contudo, em alguns locais, verificou-se, desde 2006, um avanço do mar superior a 70 metros, devido às variações da extremidade norte da Restinga de Ofir.

No âmbito do Programa da Orla Costeira Caminha-Espinho (POC-CE), e devido ao avanço do mar, no concelho de Esposende, estão previstas mais de uma centena de demolições, entre habitações, anexos e restaurantes, nas áreas críticas de Cedovém, Pedrinhas e Ofir Sul.

Em maio, questionado sobre as Torres de Ofir – área crítica identificada no POC-CE como ‘áreas sujeita a estudo’ – o presidente da Câmara de Esposende, Benjamim Pereira, considerou que, neste momento, não são um problema, sublinhando que seriam necessários cerca de 50 milhões de euros só para pagar a demolição das três torres.

Pela sua localização a sotamar do esporão sul de Ofir, a Praia da Bonança é, de acordo com o estudo, outro local problemático. Neste caso, o avanço do mar foi superior a 30 metros desde 2010. A destruição dunar foi de tal forma que implicou que o campo de futebol que serve o hotel existente no local tivesse de ser relocalizado mais para norte, para evitar a sua destruição.

Ao longo de toda a linha de costa, alertam, identificam-se infraestruturas, nomeadamente habitações, “que se encontram em perigo, sendo que nalguns casos já houve destruição de edificações por ação destes processos de erosão costeira”.

Para além do impacte direto destes processos nos ambientes costeiros, os investigadores constataram que eles apresentam impactes significativos para as diversas atividades ligadas ao turismo, quer pela redução de área útil para a sua prática (redução da área dunar e de praia), quer pela alteração das condições necessárias para a sua realização.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Regiãohá 9 horas

Vila do Conde de luto após funeral de menina de 11 anos vítima de um acidente rodoviário

A comunidade da freguesia de Gião, em Vila do Conde, encontra-se de luto após o falecimento de Isabel Gonçalves da...

Famalicãohá 9 horas

Famalicão: Um ferido grave após atropelamento na Avenida 25 de Abril

Uma pessoa ficou ferida, ao final da tarde desta segunda-feira, na sequência de um atropelamento na Avenida 25 de Abril,...

Bragahá 10 horas

Familiares procuram jovem desaparecido desde a última sexta-feira em Fafe

Familiares e amigos tentam encontrar Filipe Marinho, um jovem de Fafe desaparecido desde as 03:00 da madrugada desta sexta-feira. De...

Famalicãohá 10 horas

Famalicão: Atropelamento numa passadeira faz um ferido em Calendário

Uma pessoa ficou ferida, ao final da tarde desta segunda-feira, na sequência de um atropelamento numa passadeira, na rua Saint...

Famalicãohá 10 horas

Famalicão: Moradores da Colina do Ave inauguraram novo parque infantil em Ribeirão com Mário Passos

A comunidade da vila de Ribeirão inaugurou, este sábado, um novo parque infantil na urbanização da Colina do Ave, uma...

Famalicãohá 11 horas

Feira semanal de Famalicão antecipada para evitar os dias de Natal e Ano Novo

Neste período em que se assinala o Natal e Passagem de Ano, a Câmara Municipal de Famalicão informa que a...

Famalicãohá 12 horas

Famalicão espera uma véspera de Natal com céus limpos e “máximas” de 18 graus

Famalicão espera, nesta terça-feira de véspera de Natal, um dia com céus limpos e as temperaturas mais altas da semana,...

Desportohá 13 horas

Famalicão avança com proposta por defesa da primeira liga egípcia Karim El Debes

Karim El Debes, defesa egípcio de 21 anos, poderá ser um dos novos reforços para o FC Famalicão, uma possibilidade...

Bragahá 14 horas

GNR: 11 detidos em Braga e no Grande Porto por tráfico de droga

Dez homens e uma mulher, com idades entre os 20 e 60 anos, foram detidos, na última semana, por suspeita...

Economiahá 16 horas

DECO: Cada vez mais portugueses recorrem a créditos para pagar rendas e prestações

A subida do custo de vida ultrapassou o aumento dos rendimentos e a Deco tem observado um significativo acréscimo de...

Arquivo

Mais Vistos