Siga-nos nas redes

Guimarães

Feira Afonsina de Guimarães é viagem ao passado com mais de 100 expositores

Publicado

em

A Feira Afonsina de Guimarães, um dos eventos inseridos na programação das comemorações do ‘Dia um de Portugal’, realiza-se entre 21 e 24 de junho, com a participação de mais de uma centena de expositores, foi hoje anunciado.

Segundo o programa, apresentado na manhã de hoje nas instalações do Curtir Ciência – Centro de Ciência Viva de Guimarães, as celebrações do “Dia Um de Portugal” arrancam em 15 de junho com as V Jornadas Históricas, sob o lema ‘Mumadona Dias e o paço condal do século XX’.

As comemorações prosseguem entre 21 e 24 de junho com a XII edição da Feira Afonsina, com o tema “Os alicerces do Reino”, e terminam na noite de 24 de junho com a sessão solene que assinala o feriado municipal, que representa o “Dia Um de Portugal”.

Para a cidade de Guimarães o 24 de junho de 1128 representa o “Dia Um de Portugal”, dia que foi marcado pela Batalha de São Mamede “iniciando a Fundação de Portugal, uma data considerada como ‘a primeira tarde portuguesa’ pelo historiador José Mattoso”.

“O relevante significado da Batalha de São Mamede e da caminhada para a independência que aí se iniciou constituiu um daqueles momentos históricos que torna tão singular o lugar que Guimarães ocupa, não só na história, mas também no imaginário dos portugueses. Daí, o 24 de junho ser sentido, pela população de Guimarães, como o ‘Dia Um de Portugal’”, explica este município.

A Feira Afonsina abre pelas 18:00 de sexta-feira, 21 de junho, e encerra pela 01:00 de sábado.

No sábado e no domingo a Feira Afonsina abre às 11:30 e encerra à 01:00 do dia seguinte.

Na segunda-feira, último dia, os ‘stands’ reabrem pelas 11:30 e fecham às 22:00.

Durante a apresentação do evento, o vereador com o pelouro da Cultura da Câmara de Guimarães, Paulo Lopes Silva (PS), assumiu ser difícil quantificar o número de visitantes da Feira Afonsina, pois trata-se de um evento aberto e de entrada livre, mas mostrou-se confiante de que se vão voltar “a bater recordes de anos anteriores” no que à afluência de público diz respeito.

Quanto ao número de ‘stands’ presentes na Feira Afonsina deste ano, o município estima entre 100 a 120 expositores.

Paulo Lopes Silva destacou ainda a participação da comunidade e das associações do concelho, assim como a colaboração de cerca de 70 voluntários.

Uma das novidades deste ano é o alargamento da Feira Afonsina à zona de Couros, classificada em 2023 como Património Mundial da UNESCO, mas numa vertente artística e performativa e não comercial, a qual se manterá nas zonas e nos moldes dos anos anteriores.

No fim de semana de 22 e 23 de junho, no Campo de São Mamede, vão decorrer demonstrações de meios do Exército, nomeadamente de duas viaturas blindadas Pandur, e a possibilidade de se experimentar escalada ou rapel.

A sessão solene evocativa do 24 de junho está marcada para a noite de segunda-feira, no Campo de São Mamede, durante a qual haverá um concerto pela Banda Musical de Pevidém e o Coro São Mamede.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Barceloshá 2 minutos

Comboios: Linha do Minho cortada após queda de árvore em Barcelos

.A circulação na Linha do Minho encontra-se cortada, na tarde desta segunda-feira, na sequência de problemas causados pelo mau tempo....

Famalicãohá 47 minutos

Famalicão: Colisão rodoviária faz um ferido em Mogege

Uma pessoa ficou ferida, na tarde desta segunda-feira, na sequência de uma colisão rodoviária entre duas viaturas ligeiras, na freguesia...

Famalicãohá 1 hora

Famalicão era um dos destinos de droga vendida através das redes sociais. 15 pessoas detidas

O Ministério Público (MP) acusou 15 pessoas de, entre novembro de 2023 e maio de 2024, venderem droga proveniente de...

Paíshá 4 horas

PSP inicia hoje operação “Violência? Não, obrigado!” nas escolas

A PSP inicia hoje a operação “Violência? Não, obrigado!”, para sensibilizar os alunos do 3.º ciclo do ensino básico e...

Famalicãohá 5 horas

Famalicão: Ligação entre o Central Park e zona industrial de Vilarinho já foi alargada e pavimentada

A Junta de Freguesia da Vila de Ribeirão informou, este fim de semana, sobre a evolução das obras no local...

Paíshá 6 horas

Portugal em alerta devido ao mau tempo até esta terça-feira. Ventos fortes e chuva esperados

Todos os distritos do continente estão hoje e terça-feira sob avisos por causa da chuva e vento forte, oito dos...

Paíshá 6 horas

Nuno Roby Amorim faleceu aos 62 anos após batalha contra o cancro

O antigo jornalista e assessor da Iniciativa Liberal (IL) Nuno Roby Amorim morreu, este domingo, aos 62 anos, no Hospital...

Regiãohá 6 horas

Despiste seguido de capotamento fez um ferido na Trofa

Uma pessoa ficou ferida, na tarde deste domingo, na sequência do despiste, seguido de capotamento, de um veículo ligeiro, na...

Póvoa de Varzimhá 7 horas

Póvoa de Varzim: Equipas retomam buscas por corpo de homem avistado na praia Verde este domingo

As buscas para encontrar o corpo do homem que foi detetado no domingo a flutuar na praia Verde, na Póvoa...

Famalicãohá 7 horas

Famalicão: Criminosos assaltam loja de roupa e calçado no centro da cidade. Autoridades investigam

As pessoas que passaram pela rua Conselheiro Santos Viegas, nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira, deparam-se com um cenário...

Arquivo

Mais Vistos