Siga-nos nas redes

País

Região Norte tem apenas 3 praias “Zero Poluição” nas 54 do país

Publicado

em

A associação ambientalista Zero reconheceu este ano 54 praias Zero Poluição em Portugal, menos quatro do que no ano passado, distribuídas por 26 concelhos e entre as quais está uma água balnear interior, em Odemira, foi esta segunda-feira divulgado.

Na véspera da abertura oficial de 205 águas balneares (1 de junho), a associação avançou que neste verão as praias Zero Poluição representam 8% do total das 658 águas balneares do país (com ou sem vigilância), uma redução de sete pontos percentuais face a 2022. No ano passado, quando havia 654 águas balneares, foram classificadas pela Zero 58 praias.

Os concelhos com maior número de praias Zero Poluição são agora Albufeira, com seis; Porto Santo, Tavira e Vila do Bispo com, quatro cada; e Alcobaça, Aljezur, Faro, Odemira, Sesimbra e Vila do Porto, com três cada.

Matosinhos, Torres Vedras e Vila Real de Santo António passaram a fazer parte dos concelhos com pelo menos uma praia desta lista, da lista saíram no total 17 praias e entraram 13.

Os concelhos de Esposende, Loulé, Peniche, Sabugal e Vila do Conde deixaram de estar representados.

A região Norte fica, assim, a contar com apenas três localizações Zero Poluição, nomeadamente a praia Forte do Cão, em Caminha, praia das Pedras Brancas, em Matosinhos e de praia de Afife, em Viana do Castelo.

Segundo a Zero, há 41 praias distinguidas no continente (em 18 concelhos), oito praias nos Açores (seis concelhos) e cinco praias na Madeira (dois concelhos).

Pela positiva, merecem destaque para a associação a entrada de mais uma praia de Albufeira, a acrescentar às cinco existentes no ano passado, e a passagem de uma para três praias em Odemira, uma das quais interior – a praia de Santa Clara.

Uma praia Zero Poluição é aquela em que não foi detetada qualquer contaminação microbiológica nas análises efetuadas às águas balneares ao longo das três últimas épocas balneares, salientando a Zero ser “extremamente difícil” conseguir um registo incólume ao longo de três anos nas zonas interiores, “muito mais suscetíveis à poluição microbiológica”.

Os ambientalistas lembram a importância do que “ainda há a fazer para garantir uma boa qualidade da água dos rios e ribeiras em Portugal, o que requer esforços adicionais ao nível do saneamento urbano e das empresas”, tendo em conta que 53 das praias Zero Poluição são costeiras.

Uma praia Zero Poluição é assim denominada a partir de dados da Agência Portuguesa do Ambiente, em que são identificadas as praias que, ao longo das três últimas épocas balneares (no caso, 2020, 2021 e 2022), não só tiveram sempre classificação “Excelente” como apresentaram valores zero ou inferiores ao limite de deteção em todas as análises efetuadas aos dois parâmetros microbiológicos controlados e previstos na legislação (Escherichia coli e Enterococos intestinais).

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Paíshá 1 hora

Acidentes do fim de semana fizeram 7 mortos nas estradas portuguesas

Sete pessoas morreram e 11 ficaram feridas com gravidade em acidentes rodoviários no sábado e no domingo, segundo dados provisórios...

Desportohá 3 horas

FC Famalicão: Aston Villa quer Luiz Júnior e vai apresentar proposta

Depois de uma época notável ao serviço do FC Famalicão, as qualidades do guarda redes brasileiro Luiz Júnior têm gerado...

Desportohá 4 horas

Conheça os vencedores da prova de motocross CNMX realizada em Vieira do Minho

A Fama Rádio e Televisão esteve em Vieira do Minho, este domingo, para acompanhar a prova CNMX da Federação de...

Desportohá 4 horas

Famalicense Sérgio Silva sagra-se novamente Campeão Nacional no salto em comprimento, salto em altura e triplo salto

O atleta famalicense Sérgio Silva esteve em competição, nesta última sexta-feira e sábado, nos Campeonatos de Portugal Master, que se...

Famalicãohá 5 horas

Famalicão: Ribeirão em Festa com mais de 15 dias de animação e eventos

A vila de Ribeirão prepara para o próximo fim de semana o evento “Ribeirão em Festa”, um evento dedicado à...

Desportohá 5 horas

Famalicão: Atletas da PatinAVE no Ribatejo para disputar o Campeonato Nacional de Solo Dance

As atletas da Academia de Patinagem do Ave – PatinAVE Mariana Araújo, Daniela Silva e Inês Ferreira deslocaram-se a Alverca...

Famalicãohá 6 horas

Famalicão: Colisão na A3 faz dois feridos junto às portagens de Cruz

Duas pessoas ficaram feridas, na manhã desta segunda-feira, na sequência de uma colisão rodoviária entre dois veículos ligeiros, na A3...

Desportohá 6 horas

FC Famalicão contrata Rodrigo Pinheiro ao FC Porto

Estará prestes a chegar ao FC Famalicão Rodrigo Pinheiro, defesa do FC Porto de 21 anos que agora termina o...

Famalicãohá 1 dia

Famalicão: Homem encontrado morto à porta de um prédio. Queda terá sido a causa da morte

Um homem, com cerca de 40 anos, morreu, na madrugada deste domingo, sendo que as causas da morte ainda estão...

Desportohá 1 dia

Euro2024: Marco Guida vai arbitrar a estreia de Portugal diante da República Checa

O árbitro italiano Marco Guida vai arbitrar a estreia de Portugal no Euro2024 frente à República Checa, em partida agendada...

Arquivo

Mais Vistos