Siga-nos nas redes

País

Região Norte tem apenas 3 praias “Zero Poluição” nas 54 do país

Publicado

em

A associação ambientalista Zero reconheceu este ano 54 praias Zero Poluição em Portugal, menos quatro do que no ano passado, distribuídas por 26 concelhos e entre as quais está uma água balnear interior, em Odemira, foi esta segunda-feira divulgado.

Na véspera da abertura oficial de 205 águas balneares (1 de junho), a associação avançou que neste verão as praias Zero Poluição representam 8% do total das 658 águas balneares do país (com ou sem vigilância), uma redução de sete pontos percentuais face a 2022. No ano passado, quando havia 654 águas balneares, foram classificadas pela Zero 58 praias.

Os concelhos com maior número de praias Zero Poluição são agora Albufeira, com seis; Porto Santo, Tavira e Vila do Bispo com, quatro cada; e Alcobaça, Aljezur, Faro, Odemira, Sesimbra e Vila do Porto, com três cada.

Matosinhos, Torres Vedras e Vila Real de Santo António passaram a fazer parte dos concelhos com pelo menos uma praia desta lista, da lista saíram no total 17 praias e entraram 13.

Os concelhos de Esposende, Loulé, Peniche, Sabugal e Vila do Conde deixaram de estar representados.

A região Norte fica, assim, a contar com apenas três localizações Zero Poluição, nomeadamente a praia Forte do Cão, em Caminha, praia das Pedras Brancas, em Matosinhos e de praia de Afife, em Viana do Castelo.

Segundo a Zero, há 41 praias distinguidas no continente (em 18 concelhos), oito praias nos Açores (seis concelhos) e cinco praias na Madeira (dois concelhos).

Pela positiva, merecem destaque para a associação a entrada de mais uma praia de Albufeira, a acrescentar às cinco existentes no ano passado, e a passagem de uma para três praias em Odemira, uma das quais interior – a praia de Santa Clara.

Uma praia Zero Poluição é aquela em que não foi detetada qualquer contaminação microbiológica nas análises efetuadas às águas balneares ao longo das três últimas épocas balneares, salientando a Zero ser “extremamente difícil” conseguir um registo incólume ao longo de três anos nas zonas interiores, “muito mais suscetíveis à poluição microbiológica”.

Os ambientalistas lembram a importância do que “ainda há a fazer para garantir uma boa qualidade da água dos rios e ribeiras em Portugal, o que requer esforços adicionais ao nível do saneamento urbano e das empresas”, tendo em conta que 53 das praias Zero Poluição são costeiras.

Uma praia Zero Poluição é assim denominada a partir de dados da Agência Portuguesa do Ambiente, em que são identificadas as praias que, ao longo das três últimas épocas balneares (no caso, 2020, 2021 e 2022), não só tiveram sempre classificação “Excelente” como apresentaram valores zero ou inferiores ao limite de deteção em todas as análises efetuadas aos dois parâmetros microbiológicos controlados e previstos na legislação (Escherichia coli e Enterococos intestinais).

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicãohá 19 minutos

Famalicão: Lousado mais verde após plantação de 16 árvores nas margens do rio Pelhe

A Junta de Freguesia de Lousado concluiu, este fim de semana, o processo de plantação de 16 árvores nas margens...

Desportohá 31 minutos

FC Famalicão e clube sueco em negociações para a saída de Otso Liimatta

Otso Liimatta, futebolista de 20 anos do FC Famalicão, está a ser seguido de perto por clubes da esfera internacional,...

Famalicãohá 1 hora

Famalicão: Despiste na Via Intermunicipal em Pedome fez um ferido esta manhã

Uma pessoa ficou ferida, nas primeiras horas da manhã desta terça-feira, na sequência do despiste de uma viatura ligeira na...

Paíshá 2 horas

Proteção Civil registou 173 ocorrências devido ao mau tempo. Região Norte foi das mais afetadas

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou entre as 00:00 e as 07:00 de hoje 173 ocorrências...

Paíshá 15 horas

Português de 67 anos entre as vítimas mortais de afogamento na República Dominicana

Nelson Nunes Ribeiro de 67 anos, residente na localidade de Nogueira do Cravo em Oliveira do Hospital, no distrito de...

Paíshá 16 horas

Proteção Civil alerta população para possibilidade de inundações nas próximas horas

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil enviou um alerta à população, na sequência das previsões de mau tempo...

Paíshá 17 horas

INEM passou hoje a contar com mais 200 técnicos de emergência pré-hospitalar

O INEM conta a partir de hoje com mais 200 técnicos de emergência pré-hospitalar, um número que deverá duplicar no...

Famalicãohá 18 horas

Famalicão sob Aviso Laranja: Chuvas fortes, granizo e trovoada já a partir das 21:00

A previsão de mau tempo para os próximos dias, que se irá verificar já a partir desta noite, foi atualizada...

Desportohá 19 horas

FC Famalicão poderá ficar sem Zaydou após oferta de 6 milhões de euros da Arábia Saudita

Encontra-se cada vez mais intensa a corrida do mercado pelo talento de Zaydou Youssouf, o médio do FC Famalicão que...

Paíshá 20 horas

PSP registou mais de 3.600 infrações relacionadas com transporte de crianças e cintos de segurança

A Polícia de Segurança Pública (PSP) registou no ano passado 3.621 infrações relacionadas com a falta ou indevido uso de...

Arquivo

Mais Vistos