Póvoa de Varzim
São Pedro da Póvoa de Varzim promete duas 2 semanas de animação diária

A Câmara da Póvoa de Varzim, do distrito do Porto, vai investir, este ano, mais de 500 mil euros na organização das tradicionais festas de S. Pedro, cujo programa se vai prolongar por duas semanas.
As celebrações começam a 25 de junho e terminam apenas a 6 de julho, com uma série de atividades que têm como ponto alto a grande ‘noitada’, a 28 de junho, que este ano calha a um sábado, fazendo prever uma grande afluência de visitantes.
“Estamos habituados a grandes enchentes, e por isso a preocupação com a segurança é sempre enorme. Vamos articular um dispositivo com a PSP e Polícia Municipal, para precaver tudo o que possa vir a acontecer”, disse hoje o vice-presidente da Câmara da Póvoa de Varzim, Luís Diamantino, na apresentação das festividades.
O autarca reconheceu que haverá um reforço da presença e fiscalização pessoal em algumas das artérias da cidade que têm mais afluência, garantindo tolerância zero com barreiras que possam condicionar a mobilidade das pessoas.
“Já avisámos todos os bairros que os passeios têm de estar livres para as pessoas circularem. Podem colocar as mesas, as cadeiras e os assadores nas ruas, mas não pode haver barreiras que condicionem a mobilidade”, alertou.
Luís Diamantino considerou que o facto de o ponto alto das festas acontecer num fim de semana, 28 e 29 de junho, “tem de ser aproveitado para divulgar as tradições de S. Pedro e também o concelho às centenas de milhares de pessoas que vêm visitar a cidade”.
“Vamos promover as festas na cidade espanhola de La Guardia, na Galiza, onde teremos a nossa rusga poveira, assim como nas festas de S. João de Arcos de Valdevez”, divulgou.
Quanto ao programa, o autarca divulgou que as festividades arrancam a 25 de junho, com uma festa e cortejo dirigidos às escolas do concelho, sendo nos dias seguintes inauguradas as iluminações de rua e os tronos de S. Pedro em cada um dos seis bairros da cidade.
No dia 28 de junho celebra-se a grande noitada, com animação musical e fogo de artifício em vários pontos da cidade, e a 29, dia de S. Pedro, haverá a procissão religiosa e atuação de bandas filarmónicas no centro da cidade.
Nos dias seguintes haverá concertos diários na marginal urbana, sendo que a 4 de julho se celebra uma segunda noitada de S. Pedro, mais vocacionada para a animação dos bairros e para a população local, numa prática que foi instituída há apenas alguns anos, mas que tem tido grande adesão da comunidade.
A 5 de julho, no encerramento, acontece o espetáculo de música e dança das rusgas dos seis bairros da cidade [Norte, Matriz, Sul, Mariadeira, Regufe e Belém], no estádio do Varzim, e o cortejo de usos e costumes, que envolve a participação de elementos de todas as freguesias do concelho.
Nesse mesmo dia, as festividades terminam com um espetáculo piromusical na marginal urbana da Póvoa de Varzim.


Fotos; Miguel Loureiro/Amigos da Póvoa/Redes Sociais/DR

-
Bragahá 1 semana
Santos Populares: Já cheira a São João na cidade dos arcebispos
-
Paíshá 6 dias
Euromilhões: Veja a combinação vencedora de 16 de maio
-
Famalicãohá 4 dias
Arnoso e Sezures dão a vitória à AD. PS assume 2.º lugar
-
Economiahá 3 dias
Pagamentos bancário português passam a apresentar o nome do destinatário