Site icon Fama Rádio e Televisão

Famalicão: Base de Bairro já vai integrar dispositivo de combate aos fogos deste ano

A Base de Apoio Logístico da Proteção Civil anunciada para a freguesia de Bairro, Famalicão, já vai integrar o plano de operações do distrito de Braga para o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR 2021).

O plano foi apresentado, esta semana, pelo Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Braga e menciona que, “relativamente ao apoio logístico das operações de combate e pré-posicionamento de meios, a Câmara Municipal de Famalicão colocou ao dispor do distrito e da região Norte uma Base de Apoio Logístico (BAL), com capacidade de alojamento até 100 operacionais, localizada na freguesia de Bairro”.

Quanto aos meios que estarão no terreno, o CDOS de Braga informou que a partir deste sábado, 15 de maio e até final do mês (fase II), o distrito de Braga conta com 434 operacionais. Já na fase III, que corresponde ao período de  1 a  30 de junho,  compreende  471  operacionais,  e na fase IV, que corresponde ao período de 1 de julho a 30 de setembro, a fase mais crítica, o distrito irá dispor de 598 operacionais. Finalmente, de 1 de outubro a 15 de outubro, estarão disponíveis 464 operacionais.

Refira-se que estes operacionais são oriundos dos vários agentes de proteção civil, com especial enfase para os voluntários dos corpos de bombeiros do distrito de Braga.

O distrito dispõe ainda de dois helicópteros ligeiros para ataque inicial aos incêndios rurais, sedeados no Centro de Meios Aéreos (de Fafe (15 de maio a 31 de outubro) e Braga (1 de junho a 30 de setembro).

Na apresentação pública do dispositivo, que decorreu durante a reunião ordinária da Comissão Distrital de Proteção Civil, foi referido que “o dispositivo planeado destina-se a assegurar a mobilização, prontidão, empenhamento e gestão de todos meios disponíveis da forma eficiente e eficaz para o combate aos incêndios rurais”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Exit mobile version