Site icon Fama Rádio e Televisão

Pfizer estuda nova versão da vacina cujas doses podem ser armazenadas em frigoríficos normais

A farmacêutica responsável pela vacina Pfizer contra a covid-19 diz-se confiante da fórmula utilizada, mas podem existir novidades para breve.

A Pfizer está a trabalhar numa nova versão mais diluída e capaz de ser armazenada durante meses à temperatura de um frigorífico normal, anunciou esta sexta-feira o presidente executivo da farmacêutica, Albert Bourla, acrescentando que pode estar pronta já este verão.

A nova fórmula tem como objetivo facilitar o uso e armazenamento da vacina, que obriga atualmente a ficar num ambiente de -70º centígrados.

“Estamos a trabalhar numa fórmula, muito melhorada, com a qual a vacina será fornecida já diluída e pronta para uso”, afirmou, acrescentando que essa nova versão “poderá ser armazenada durante dois ou três meses num frigorífico, [à temperatura] de dois a oito graus, além de dois a três meses num congelador convencional”.

“Estamos a tentar ver se podemos estender o seu tempo de refrigeração, tirando a vacina de um supercongelador a -70 graus e colocando-a num frigorífico clássico, a -20 graus durante um mês”, referiu.

O responsável acrescentou ainda que a farmacêutica deverá “ser capaz de produzir 2,5 mil milhões de doses este ano e ultrapassar os 3 mil milhões no próximo. A Europa, com os seus especialistas ligados às novas tecnologias, é o ambiente ideal” para este avanço, finalizou.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Exit mobile version