Site icon Fama Rádio e Televisão

Alunos de Famalicão promovem literatura na “Festa de Leitura do Ave – Convence-me”

Cerca de 120 alunos distribuídos por 30 equipas de escolas dos oito municípios da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Ave vão tentar, através da criatividade e da originalidade, convencer um júri a ler os livros que escolheram.

O “Convence-me – Festa da Leitura do Ave”, que reúne alunos dos quatro ciclos de escolaridade de estabelecimentos de ensino dos oito municípios que integram a CIM do Ave – Vila Nova de Famalicão, Cabeceiras de Basto, Fafe, Guimarães, Mondim de Basto, Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho e Vizela –, decorre entre as 09:00 e as 17:00 de 30 de abril, no auditório municipal de Vieira do Minho, distrito de Braga.

“Esta iniciativa celebra a leitura, desafiando os participantes a convencer um júri, através da criatividade, a ler os livros que escolheram. A apresentação poderá incluir diversas formas artísticas, como teatro, música ou multimédia, sendo a criatividade o principal critério de avaliação. As obras selecionadas vão desde clássicos da literatura infantojuvenil até autores contemporâneos”, explica a CIM do Ave, em comunicado enviado à agência Lusa.

Em declarações hoje à Lusa, a primeira-secretária da CIM do Ave explicou que a iniciativa “valoriza o livro e a leitura como pilares fundamentais na construção do sucesso educativo, promovendo a criatividade, o pensamento crítico e o prazer de ler entre os alunos da região”.

Para Marta Coutada, o “Convence-me – Festa da Leitura do Ave”, visa também “apoiar a promoção do livro, da leitura e do sucesso educativo”, tratando-se de uma “iniciativa intermunicipal inclusiva”, na qual vão participar mais de uma centena de alunos de diversos graus de ensino.

Após uma fase de seleção nos agrupamentos escolares dos diferentes concelhos da CIM do Ave, os cerca de 120 alunos do 1.º, 2.º e 3.º ciclos, bem como do ensino secundário, vão organizar-se em 30 equipas de quatro elementos cada, onde terão apenas alguns minutos para apresentar, com originalidade, o livro que os inspirou e a persuadir o júri a querer lê-lo.

“O júri será composto por figuras de destaque do panorama cultural e literário: a escritora Adélia Carvalho, a atriz e escritora Gabriela Relvas, a ‘rapper’ Capicua, o subdiretor-geral da DGLAB (Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas) Bruno Eiras, e ainda Manuela Pargana Silva, coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares desde 2014, sendo uma figura de destaque no desenvolvimento das bibliotecas escolares em Portugal”, adianta a CIM do Ave.

A apresentação poderá recorrer a diversas formas de expressão artística, como teatro, música, multimédia ou retórica, sendo “a criatividade o principal critério de avaliação”.

“Entre as obras selecionadas encontram-se clássicos da literatura infantojuvenil de autores como Alice Vieira, Sophia de Mello Breyner Andresen ou Álvaro Magalhães, e autores contemporâneos como David Walliams e John Boyne. Já os alunos do 3.º ciclo e secundário optaram por obras como 1984, de George Orwell, Mensagem, de Fernando Pessoa, ou Não Matem a Cotovia, de Harper Lee”, lê-se no comunicado da CIM do Ave.

A par da competição, o evento inclui dois momentos musicais, com atuações do artista infantil Pequeno David e de Maze, dos Dealema.

Além disso, Maze vai orientar um ‘workshop’ de escrita de poesia urbana, dirigido aos alunos do 3.º ciclo e do ensino secundário, que utiliza o rap como plataforma para explorar conceitos como métrica, tema e harmonia.

A CIM do Ave acrescenta que para os alunos dos 1.º e 2.º ciclos haverá ainda um ‘workshop’ de narração de histórias, conduzido por Estefânia Surreira, criadora do projeto de mediação de leitura As tartarugas também voam, “onde aprenderão a transformar um texto numa história cheia de vida, contada em voz alta”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Exit mobile version